segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Ibope do Rio Grande do Sul revela que Lula e Geraldo Alckmin sobem e Heloísa Helena despenca

O Ibope divulgou uma pesquisa realizada entre os dias 15 e 17 de agosto exclusivamente entre eleitores do Rio Grande do Sul. Os números mostram que o presidente Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin subiram na intenção de votos dos gaúchos – Lula foi de 34% a 36% e Alckmin, de 29% para 35%. A senadora Heloísa Helena perdeu 4 pontos e está agora com 12%. Esses números são razoáveis para Lula e Alckmin e péssimos para a candidata do PSOL.

Do ponto de vista de Lula, a boa notícia é que apesar da pancadaria na propaganda eleitoral, ele segue sem cair na preferência popular. Para Alckmin, a subida de 6 pontos dá uma sobrevida na corrida eleitoral, embora para o tucanato o ideal seria que a subida não ocorresse junto com uma queda da candidata do PSOL, pois isto só faz aumentar as chances de a eleição ser decidida no primeiro turno. E para Heloísa, a pesquisa parece ser o fim de um sonho de uma noite de inverno: está cada vez mais difícil para a candidata do PSOL
se manter competitivamente na disputa. Com o pequeno tempo na televisão, a tendência de queda deve se acentuar e será muito difícil que ela consiga passar dos dois dígitos em 1° de outubro. A seguir, mais detalhes da pesquisa em versão da Agência Estado.

Lula subiu e ficou com 36%, Alckmin chegou a 35% e Heloísa Helena caiu para 12%

Sandra Hahn

PORTO ALEGRE - Pesquisa realizada pelo Ibope com 1.204 eleitores no Rio Grande do Sul indica empate técnico entre os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Lula subiu de 34% no levantamento feito entre os dias 15 e 17 de agosto para 36%. Alckmin tinha 29% e subiu para 35%.

Segundo a pesquisa, Heloísa Helena (PSOL) obteve 12%, ante 16% na anterior. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

A fatia de eleitores que não opinou ou não soube responder ficou em 8%. Brancos e nulos somaram 6%. A pesquisa foi registrada com o número 54192/06 no Tribunal Regional Eleitoral.

Em outro levantamento, divulgado no sábado pelo Centro de Pesquisas Correio do Povo, Alckmin aparece na frente, com 33,7%, enquanto Lula tem 31,5%. Eles estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais. Conforme este instituto, Alckmin já liderava a pesquisa nas duas rodadas anteriores.

2 comentários:

  1. SOBRE AÉCIO NEVES E MINAS GERAIS...
    ================================

    Deixo aqui um convite para você conhecer o MinasBlog.
    O Minasblog trata de questões polêmicas sobre a disputa eleitoral para o governo de Minas Gerais e mostra outros ângulos da disputa eleitoral. Apresenta artigos, entrevistas e comentários sobre os principais assuntos que a cobertura diária da mídia não quer ou não ousa comentar. Um espaço democrático, informativo e interativo. Vários blogueiros já estão linkando o Minasblog. Vale uma conferida. Agradeço se você nos visitar. Um abraço, Equipe do Minasblog.

    MINASBLOG -> http://www.itvmg.org.br/minasblog

    ResponderExcluir
  2. Para o Alckmin essa pesquisa foi trocar seis por meia dúzia.

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.