Pular para o conteúdo principal

A economia brasileira segundo Mendonção

O artigo abaixo, do ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barrros, é uma interessante análise do que está acontecendo na economia nacional. Evidentemente, Mendonção não é exatamente um fã do governo petista, muito pelo contrário. Serviu no governo Fernando Henrique e chegou a ser lembrado como um "formulador" de uma política econômica mais desenvolvimentista, em contraponto à ortodoxia de Pedro Malan. Perdeu a batalha, mas continua sendo uma referência econômica entre os tucanos. Vale a pena ler o artigo na íntegra. No final, há uma referência até um pouco cínica à falta de investimentos do governo em infra-estrutura: é justamente o principal objetivo do PAC e, venhamos e convenhamos, não se trata de um ponto forte do governo ao qual Mendonção serviu.


Lula e seu keynesianismo

O MINISTRO da Fazenda, Guido Mantega, certamente seguindo ordens do presidente Lula, jogou a toalha e aderiu ao pensamento econômico do Banco Central. Suas críticas ácidas às políticas monetária e cambial, sabemos agora, eram apenas bravatas no melhor estilo de seu chefe. Com isso, está encerrado o período de desencontros dentro do governo e teremos agora uma maior homogeneidade na condução da política econômica.
Para o bem e para o mal. Claramente o motivo central dessa incrível conversão do antigo desenvolvimentista Mantega foi a constatação de que a economia vai voando em céu de brigadeiro neste início do segundo mandato de Lula.

O presidente da República sabe que sua força com a maioria da população vem exatamente dos resultados na economia e deve ter mandado Mantega se enquadrar. Lula sabe que sua força deriva do crescimento bem maior do que o verificado em seu primeiro mandato, da inflação baixa e estável, do aumento do emprego e da renda, principalmente entre os assalariados que ganham menos de dois salários mínimos, de um verdadeiro carnaval de crédito ao consumo e o dólar a R$ 2.

Gostaria de refletir hoje sobre a natureza da política econômica do governo Lula. Como defini-la seria nosso primeiro desafio. E eu começaria dizendo que existem nela cores muito evidentes de um certo keynesianismo reconstruído. Há um forte estímulo fiscal criado pelos aumentos vigorosos do salário mínimo e da extensão do Bolsa Família.
E aqui um pequeno comentário de natureza teórica. Keynes fez menção a gastos públicos com pirâmides apenas para mostrar que o relevante, em situações de crescimento econômico fraco, é a criação de demanda efetiva. O objetivo a ser perseguido é a criação de renda adicional, por meio de gastos do governo e que se multiplicam em outros gastos de consumo e investimento privados.

No caso do Brasil de hoje, essa renda adicional está sendo criada por meio de maiores salários e transferências sociais nos segmentos de forte propensão a consumir. Essa forma é claramente muito mais eficiente do ponto de vista de aumento da demanda do que as pirâmides de Keynes. Mas isso só foi possível em razão de uma situação nova, criada a partir de meados de 2005: o acúmulo de dólares em nossa balança de pagamentos criada pela incrível demanda chinesa por matérias-primas.

A mudança de sinal em nossas contas externas, para mim o pilar do sucesso da política econômica do governo, provocou uma valorização significativa do real e, ao mesmo tempo, um processo continuado de aumento do coeficiente de importação. A maior abertura da economia teve papel primordial na estabilização da inflação em níveis inferiores ao centro da meta perseguida pelo Banco Central. A combinação virtuosa de segurança em relação à taxa de câmbio e à inflação baixa possibilitou a queda rápida dos juros e um boom de crédito ao consumo. Nesse novo ambiente de crédito e de aumentos reais do salário mínimo e do Bolsa Família, o consumo dos brasileiros passou a crescer a taxas quase chinesas.

Entretanto, para compreender nossa economia neste início do segundo mandato de Lula, é necessário perceber, em toda a sua dimensão, o aparecimento de uma nova dinâmica de oferta de bens no mercado interno. Além do poderoso -e apenas incipiente- canal das contas externas, está ocorrendo uma aceleração dos investimentos em máquinas e instalações, complementando o papel das importações para o aumento da oferta de bens na economia. Tudo isso tem permitido que o aumento do consumo das famílias ocorra sem pressão sobre preços e o tradicional processo de aumento dos juros pelo Banco Central, evitando que o estímulo keynesiano termine rapidamente na forma menos nobre de uma recessão.

O quadro favorável para nossa economia, que se desenha com clareza hoje, é a combinação de todos esses fatores. O que chama a atenção é que tudo isso acontece sem que tenha havido um conhecimento prévio ou nenhuma visão estratégica por parte do governo. Na verdade, tudo isso tem ocorrido a despeito da inoperância da administração Lula, que em algum momento cobrará sua fatura, principalmente por conta da falta de investimento em infra-estrutura.

LUIZ CARLOS MENDONÇA DE BARROS, 64, engenheiro e economista, é economista-chefe da Quest Investimentos. Foi presidente do BNDES e ministro das Comunicações (governo FHC).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe