domingo, 29 de abril de 2007

Lula lamenta morte do dono da Folha











O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou na noite deste domingo uma nota lamentando a morte do empresário e dono do jornal Folha de S. Paulo, Octavio Frias de Oliveira, aos 94 anos. A nota, reproduzida abaixo, é sincera: Lula gostava bastante do "seu Frias", como o empresário era conhecido. Quem de fato não tinha e nem tem a menor simpatia pelo presidente é o filho e herdeiro Otavio Frias Filho, o Otavinho. Durante a campanha eleitoral de 2002, Lula foi almoçar na Folha e viveu um episódio constrangedor em função do comportamento agressivo de Frias Filho. Irritado, o então candidato à presidência decidiu ir embora antes do repasto terminar, não sem antes se desculpar com seu Frias, ele mesmo um tanto aborrecido com o comportamento do próprio filho.

No ano passado, Lula fez uma visita de caráter pessoal à casa de Octavio Frias de Oliveira. Como se pode observar na foto acima, reproduzida do encarte de imagens do livro de Engel Paschoal (A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira), o presidente Lula e o dono da Folha aparecem conversando bastante à vontade, ao lado de uma garrafa de Johnnie Walker Red Label, naquele que acabou sendo o último encontro dos dois. Lula gostava de Frias porque admirava a capacidade de trabalho e a sagacidade do homem que tornou a Folha um dos maiores e mais importantes grupo de mídia no País. Leia a seguir a nota oficial de pesar do presidente da República sobre a morte de Frias de Oliveira.

"Com a morte de Octavio Frias de Oliveira, o Brasil perde um dos seus mais lúcidos e destacados homens de imprensa. Responsável pela modernização do jornal Folha de S. Paulo e pela sua transformação num dos mais importantes órgãos de comunicação do país, o dr. Frias tinha uma personalidade marcante e cativante, que unia simplicidade, dinamismo, inteligência e confiança no Brasil.

Conheci-o nos anos difíceis em que lutávamos para superar o autoritarismo e reconquistar a democracia. Desde aquela época, ficamos amigos. Tinha por ele grande respeito e carinho. São esses sentimentos que, nesse momento, em meu nome e no do povo brasileiro, quero transmitir à sua família e aos colaboradores e leitores do grupo Folha.

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.