terça-feira, 10 de abril de 2007

Kuntz: oposição incompetente e economia
em alta levantam popularidade de Lula

Para o diretor do instituto de pesquisas Brasmarket, Sidney Kuntz, a pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira revela um interessante paradoxo: a avalição positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva melhorou bastante, a despeito da notável queda em quatro das cinco variáveis pesquisadas no Índice do Cidadão (Emprego, Renda, Saúde e Segurança Pública pioraram, só Educação melhorou). Em outras palavras, o brasileiro revela aos pesquisadores que a situação do País piorou, mas confia no presidente e acha que o futuro será melhor. "Lula tem o aval da população, que confia no presidente", diz Kuntz.

O diretor da Brasmarket atribui a dois fatores a alta popularidade do presidente: por um lado, Kuntz aponta a incompetência da oposição, que aposta em uma única estratégia, qual seja a de desgastar o governo por meio de CPIs, deixando de lado qualquer tipo de ação propositiva. Sidney Kuntz lembra que os principais politicos envolvidos nas CPIs de 2005 e 2006, como Arthur Virgílio e Antonio Carlos Magalhães sofreram derrotas históricas nas urnas no ano passado. "O povo não aguenta mais essa história de CPI, acha que cheira à politicagem", explica.

Outro componente que explicaria o alto índice de aprovação ao governo é a economia, ainda que as respostas sobre renda e emprego apontem para uma piora no cenário. A expectativa de melhora, diz Kuntz, é muito grande, e as sucessivas notícias de melhora na taxa de juros, risco brasil e mesmo no PIB, são animadoras. "O povão assimila esses indíces mesmo sem entender muito bem do que se trata. Entendem que o dólar baixo melhora o preço de certas coisas que compram no supermercado", afirma. Segundo Kuntz, o aumento do crédito e os prazos maiores para os pagamentos também ajudam a aumentar a percepção de que as coisas estão melhorando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.