Pular para o conteúdo principal

Época: os bastidores do filme que fez as pazes do cinema nacional com o público

Não havia um dia que em que Matheus Nachtergaele saísse de casa – antes da quarentena chegar – que não fosse interpelado na rua por conta de seu personagem de “O Auto da Compadecida”. “É um sorriso que eu sei que é para o João Grilo”, explica, durante conversa por telefone com a Época, enquanto terminava de preparar o almoço em sua casa, no Rio de Janeiro. “Todos os dias eu lembro do João Grilo, todos os dias eu penso no Selton, no Guel, no Ariano. É um fato que me acompanha”. O filme, com direção de Guel Arraes e nomes como Selton Mello, Fernanda Montenegro, Denise Fraga e Marco Nanini, estreou nos cinemas em setembro de 2000 com a segunda maior bilheteria nacional na época. Vinte anos após sua estreia, ele foi exibido nesta quinta-feira (e com reprise neste sábado), no Canal Brasil, seguido de debate com a apresentadora Andreia Horte e a atriz Virgínia Cavendish, que interpreta a Rosinha no longa. A homenagem será o episódio de estreia da quinta temporada do programa “O País do Cinema”, que já levou mais de 110 filmes e 234 convidados entre realizadores, produtores e atores, escreve Denise Meira do Amaral no site da revista Época. Continua a seguir.
“O ‘Auto’ é um filme que definitivamente fez as pazes do público com o cinema nacional. Foi fruto do amor que nós estávamos renovando por nós mesmos naquele momento.  Foi a coroação desse enamoramento e que perdurou por bastante tempo, até as coisas obscuras virem à tona”, diz Matheus. Ele lembra a rotina pesada de ensaios e de gravação, além de uma pasta com uma bibliografia extensa de textos que o Guel Arraesenviou a ele.
“Eu estudava muito, não só Ariano Suassuna (autor da peça original), mas também sobre o arlequim, desde a sua origem. Ensaiamos um mês. Tudo foi muito decupado. A Globo investiu pouco dinheiro e foi filmado em película, só com uma câmera. Minhas lembranças são do elenco e da equipe absolutamente dedicados.Era uma honra, mas também uma grande responsabilidade e com pouco tempo de descanso. Começávamos o dia às cinco da manhã e na hora de dormir tinha que decorar o dia seguinte”.
Matheus conta que durante as filmagens em Cabaceiras, na Paraíba, um homem da mesma estatura e parecido com seu personagem passou a acompanhá-lo diariamente. “Ele se chamava Uivo Ferreira e grudou em mim. Era a personificação do meu personagem. Tinha tudo o que tinha planejado para o João Grilo: rápido, safado, criativo, inteligente. Ele me entretinha coma histórias do local, e em troca, jantava de graça comigo”.
Mexendo em suas gavetas durante a entrevista, Matheus encontrou um álbum recheado de fotos de bastidores da época. E enviou algumas selfies, como essa dele com Uivo.
“Acredito que esse filme é muito aclamado porque o brasileiro se vê representado. São estruturas muito claras e constantes na nossa sociedade: tem o jogo de interesse dos políticos, a hipocrisia do clero, o racismo, o pobre que não tem patrão e que se vira como dá”, diz Andreia Horta, que está à frente do “O País do Cinema” pela terceira temporada,após substituir Fabíula Nascimento nas duas primeiras edições.
A apresentadora, que também é atriz e tem feito sucesso nas redes durante essa quarentena participando de lives sobre cinema e poesias, é uma defensora ferrenha do cinema nacional.
“O programa é um retrato de quanto o cinema brasileiro produziu e produz. Estamos enfrentando a maior crise do cinema nacional dos últimos 30 anos, desde o plano Collor. Já são um ano e meio de uma erosão da máquina pública, de um desmonte, de fata de recursos públicos e pior, de uma falta de planejamento, de perspectiva. Ninguém sabe o que vai ser ou como vai se organizar, não se fala sobre o assunto”.
Andreia ainda relembra que há uma enorme quantidade de profissionais do meio que estão desempregados, gerando uma crise de proporções gigantescas após o início da quarentena e das paralisações das filmagens e produções audiovisuais. “Falar sobre os filmes é sim uma maneira de resistir, mas é também uma luz acesa sobre a produção constante e vibrante do cinema nacional”, defende Andreia.
“O mais importante para mim é poder celebrar e debater o cinema brasileiro num momento de imensa crise de produção, com um ano e meio sem nenhum recurso público direto, nenhum plano ou perspectiva e paralisação do Fundo Setorial. Isso sem falar na pandemia, nas salas fechadas. Chegamos a cinco anos seguidos discutindo nossos filmes de todos os tempos”, diz Marcello Maia, diretor de “O País do Cinema” e dono de uma das produtoras mais cults do Rio de Janeiro, a República Pureza Filmes, tendo produzido filmes como “Piedade”, “Domingo”, “Um Beijo no Asfalto”, “Três Verões”, “A Erva do Rato” e “Amarelo Manga”.
Para Matheus, as pessoas estão refletindo mais durante o isolamento social e percebendo uma tristeza com o que o Brasil fez com si próprio. “Mais do que nunca, nós, artistas, vamos ser depositório do desejo de liberdade e do elogio da cultura brasileira. A quarentena vai criar novas formas de expressão. Ela vai fazer com que os filmes após a pandemia e após a perseguição com a cultura acabar sejam muito mais consequentes e felizes. Afinal, estamos com muitas saudades de nos encontrar para filmar”.
Pela primeira vez, o “O País do Cinema” vai exibir os filmes antes do debate. O programa pode ser visto também no Canal Brasil Play. No dia seguinte à exibição no canal linear, o programa pode ser assistido no Canal Brasil Play ou ouvido, em formato de Podcast, em plataformas como Spotify e Apple Podcast.
O País do Cinema
Estreia: quinta, dia 02/07, à meia-noite.
Reprise: sábado, às 13h e quarta, às 7h
Classificação: 14 anos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe