Pular para o conteúdo principal

Contardo Calligaris: fala 'cidadão, não' mostra restos de uma atrasada estrutura de classes

Na Folha, Contardo escreveu uma coluna maravilhosa sobre um dos temas da semana, que chocou o Brasil. Abaixo, na íntegra.

Grande semana para quem lê jornais e revistas. Começou com o texto de João Moreira Salles, na revista Piauí de julho, sobre a morte e a destruição como os únicos valores do bolsonarismo e do próprio Bolsonaro. O texto é paradoxalmente chocante —choca e, ao mesmo tempo, nada nos é lembrado que já não soubéssemos. Diferente do que acontecia nos fascismos tradicionais, o bolsonarismo não tem um projeto de nação, só uma paixão destrutiva.
Ilustração de homem em uma espreguiçadeira com os braços atrás da cabeça e as pernas cruzadas. Ele veste camisa social, gravata, calça e sapatos. Seu rosto é amarelo, mas está coberto com uma máscara de rosto inteiro vermelha, e uma máscara descartável flutua em cima da máscara. Há fumaça branca saindo dos furos para os olhos da máscara. A espreguiçadeira está em cima de um monte de lixo.
A pandemia, com sua corte de mortos, de doentes e de vidas arruinadas, não lhe inspira compaixão: ela é apenas mais uma figura esperada do triunfo da morte. E o presidente comenta: “E daí?”. Talvez sua própria contaminação pelo vírus apenas o confirme em seu gosto pela morte.
No segunda, Leonardo Sakamoto comentou o caso (apresentado no Fantástico de domingo) da mulher que, na Barra da Tijuca, achou intolerável ser tratada como uma simples “cidadã” pela fiscalização da Vigilância Sanitária e respondeu que o marido não era “cidadão, não”, mas engenheiro civil, com uma formação “melhor do que a sua”.
De forma engraçada, isso foi dito a Flávio Graça, superintendente da Vigilância, que é médico veterinário, com mestrado e doutorado. De qualquer forma, desde a Revolução Francesa, “cidadão” é a mais nobre maneira de os membros de uma comunidade se chamarem uns aos outros. Mas, claro, comunidade não era a preocupação da mulher da Barra…
O comportamento dela expõe “séculos de nossa formação”, ou seja, mostra os restos de uma miserável e atrasada estrutura de classes, a qual ainda circula pelos esgotos nauseabundos de nossa história. Ora, para Sakamoto, o bolsonarismo é um esgoto que Bolsonaro tornou orgulhoso de si.
Todos, indivíduos e sociedades, evoluímos e nos transformamos em cima de restos persistentes e malcheirosos, que seguem circulando nos nossos porões e, de vez em quando, regurgitados por um bueiro, inundam uma ou outra sarjeta. Administrar esses restos e seus odores é, para cada cultura e para cada indivíduo, uma questão de saneamento básico (veja-se, recentemente, a regurgitação racista e a trabalheira que está custando devolvê-la ao esgoto).
Agora, o Brasil, como sabemos, tem um problema de saneamento: o esgoto mal precisa regurgitar, ele circula livre pelas nossas ruas —e frequentemente pelas mais luxuosas delas.
Volto ao texto de João Moreira Salles, que termina assim: “Em 2018, 57,7 milhões de brasileiros sufragaram a versão piorada de um regime odioso [a ditadura militar]. Outros 11 milhões anularam ou votaram em branco. No fim das contas, talvez fosse inevitável chegarmos a isso. Bolsonaro não é diferente do país que o elegeu. Não todo o Brasil, nem mesmo a maioria do Brasil (uma esperança), mas um pedaço significativo do Brasil é como Bolsonaro. Violento, racista, misógino, homofóbico, inculto, indiferente. Perverso”.
Só discordo um pouco de João Moreira Salles porque não acho que os restos no nosso esgoto pertençam apenas aos brasileiros que elegeram Bolsonaro. Os restos são de todos nós. Os que elegeram o presidente regurgitaram e continuam regurgitando esses restos pelas ruas e eventualmente se orgulham deles, como a mulher da Barra. Os outros, que votaram contra, são os que conseguem esforçadamente conter seus restos no seu devido lugar: o esgoto. A diferença entre os dois é só essa.
Em outras palavras, a extraordinária mediocridade desse governo não representa 15% ou 30% ou 40% dos brasileiros. Ela (e aqui está sua força) representa o Brasil em algo essencial: seus esgotos históricos.
Alguns se orgulham desses esgotos; para outros, Bolsonaro exemplifica e presentifica o pior, aquela parte de nós da qual nos envergonhamos. Ele é nossa vergonha.
Justamente, mais um texto da semana: a revista Serrote de julho traz “O Vínculo da Vergonha”, um breve ensaio de Carlo Ginzburg, o grande historiador italiano. O texto começa assim: “Há muitos anos, percebi de repente que o país a que pertencemos não é, como quer a retórica mais corrente, o país que amamos, e sim aquele do qual nos envergonhamos. A vergonha pode ser um vínculo mais forte que o amor”.
A vergonha constitui um vínculo justamente porque é vergonha de coisas das quais outros da nossa comunidade se orgulham, e nossa vergonha assinala que as compartilhamos, as reconhecemos como “nossas” —ou como partes de nosso esgoto comum.
Contardo Calligaris é psicanalista, autor de 'Hello Brasil!' (Três Estrelas), 'Cartas a um Jovem Terapeuta' (Planeta) e 'Coisa de Menina?', com Maria Homem (Papirus)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe