Correntes de extrema esquerda protestam contra o etanol e outras formas de biocombustível, alegando que haverá uma superprodução agrícola para fabricação de combustível, em detrimento da produção de alimentos. O argumento precisa ser melhor analisado. Em tese, é importante mudar a matriz energética mundial, hoje baseada no petróleo, que não é renovável e cujos derivados são extremamente poluentes. A esquerda certamente não deseja que o mundo retorne ao tempo das charretes e o que está em jogo então é a distribuição das áreas agriculturáveis. Não se trata de um problema de fácil resolução, porque de fato será necessário plantar muita cana para suprir a demanda do primeiro mundo – especialmente dos EUA – e alguém vai ter que fazer o serviço. Resta saber se é boa bandeira para as esquerdas lutarem contra uma alternativa de combustível que parece ser mais limpa, com a vantagem de ser renovável e gerar empregos no Brasil.
Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morreu vivendo. Morreu criando novas lembranças. Morreu não deixando o câncer levar a sua vontade de resistir. Mesmo em estado grave, mesmo em tratamento oncológico, juntou todas as suas forças para assistir ao jogo do seu time Santos, na final da Libertadores, no Maracanã, ao lado do filho. Foi aquela loucura por carinho a alguém, superando o desgaste da viagem e o suor frio dos remédios. Na época, ele acabou criticado nas redes sociais por ter se exposto. Afinal, o que é o futebol perto da morte? Nada, mas não era somente futebol, mas o amor ao seu adolescente Tomás, de 15 anos, cultivado pela torcida em comum. Não vibravam unicamente pelos jogadores, e sim pela amizade invencível entre eles, escreve Fabrício Carpinejar em texto publicado nas redes sociais. Linda homenagem, vale muito a leitura, continua a seguir. Nos noventa minutos, Bruno Covas defendia o seu legado, a sua memória antes do adeus definitivo, para que s...
Comentários
Postar um comentário
O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.