Pular para o conteúdo principal

Imunidade de rebanho

Quando chegarmos próximos à IRPI a doença não irá desaparecer, mas o número de casos e mortes diminuirá o suficiente para voltarmos a uma vida normal, escreve o biólogo Fernando Reinach no Estado de S.Paulo, em artigo publicado sábado, 8/8. Vale a leitura, continua a seguir.

Mark Lipsitch, um epidemiologista de Harvard, foi questionado se a imunidade de rebanho poderia ser atingida por meios naturais: “O problema é quanto sofreremos no processo. Não é que não podemos atingir, é que não queremos atingir. Não acho que seja cientificamente errado, acho que é moralmente errado”. Concordo. A estratégia correta é reduzir o número de novos casos com um lockdown e implementar a identificação e o isolamento imediato das pessoas infectadas e seus contatos.
Para isso é necessário testar dezenas de milhares de pessoas por dia usando testes de RT-PCR e ter os resultados disponíveis em menos de 24 horas para o time de rastreadores de contatos que organizam o isolamento. E tudo isso precisa ser meticulosamente executado por um ano ou mais, até que uma vacina esteja disponível. Não tem sido fácil nem na Alemanha.
Em São Paulo é impossível apesar de o governo dizer que está tentando. De concreto o governo recomenda máscaras, álcool em gel e tenta calibrar as medidas de distanciamento social, contando os leitos de UTI disponíveis e as mortes a cada dia. Apesar de indesejável e moralmente condenável, nossa incompetência vem causando o sofrimento que Lipsitch descreve: 100 mil mortes no Brasil e 10 mil na cidade de São Paulo. Isso em cinco meses. Essa é a nossa realidade. E nela, atingir a imunidade de rebanho é destino, não escolha. A estratégia adotada pelo Brasil é o que chamei de Imunidade de Rebanho por Incompetência (IRPI).
Como acredito que a IRPI em São Paulo é inevitável, me interessa saber quando isso vai ocorrer e a que preço. Tenho dedicado meu tempo a estudar as condições necessárias para chegarmos à IRPI e tenho participado de um grupo que está medindo o número de pessoas já infectadas pelo SARS-CoV-2 em São Paulo, pois essa é a melhor medida de quão próximos estamos da IRPI. Aqui vai, pelo pouco que vale, minha opinião pessoal sobre a IRPI na cidade de São Paulo.
São Paulo tem 12,2 milhões de habitantes. Nossas medidas indicam que pelo menos 18% dessas pessoas já possuem anticorpos contra o SARS-CoV-2. São pessoas que estão total ou parcialmente imunes. A elas temos que acrescentar as pessoas que foram infectadas, desenvolveram anticorpos, mas já deixaram de produzi-los e hoje são soronegativas. Esse número é desconhecido, mas muitos estudos demonstram que esses casos existem. Meu palpite é de que sejam um décimo dos soropositivos, ou seja 2% da população (estamos nos organizando para medir esse número).
Temos ainda que somar as pessoas que foram infectadas, mas não desenvolveram anticorpos. Essas pessoas talvez existam, não se sabe quantas são, e seu número é difícil de estimar. Vamos imaginar mais 2%. Finalmente temos que adicionar as pessoas que são imunes ao vírus. Se quase 40% dos casos é de assintomáticos e parte tem sintomas leves, é muito provável que existam pessoas resistentes ao vírus. Sabemos que 35% das pessoas não infectadas já possuem linfócitos T capazes de reconhecer o vírus.
Elas podem representar os assintomáticos ou os resistentes, não sabemos. Aqui o chute é mais difícil, mas vamos assumir que são 10% da população. Somando esses valores chegamos a 32%. Como descobrimos que diferentes testes sorológicos detectam diferentes antígenos, esse número pode ser 35%. Lembre, esse é um palpite, os dados ainda são imprecisos ou inexistentes.
A questão seguinte é saber a fração da população que precisa estar parcial ou totalmente imune para atingirmos a IRPI. Para um vírus com R0 de 2,5 (que é o número de pessoas que uma pessoa infecta no início da pandemia), esse número é 60%, caso a população seja totalmente homogênea. Diversos estudos teóricos, e a experiência com outras doenças transmissíveis, mostram que a heterogeneidade da população pode reduzir esse número para até 20%.
Infelizmente não sabemos ainda qual a redução provocada pela heterogeneidade que existe em São Paulo, mas meu palpite é que chegaremos à IRPI se a fração da população que possuir algum grau de imunidade chegar a um número entre 40% e 55%. Quando chegarmos próximos à IRPI a doença não irá desaparecer, mas o número de casos e mortes diminuirá o suficiente para voltarmos a uma vida normal. A partir de então vamos conviver com a covid-19 em quase normalidade até a chegada da vacina. Mas para isso é necessário que a imunidade dure ao menos um ano.
Como provavelmente já estamos com 35% da população total ou parcialmente resistente, podem faltar algo entre 5% e 20% da população ser infectada para atingirmos a IRPI.
O custo desse aumento de infectados pode ser medido em números adicionais de mortos. Se 18% de infectados causaram 10 mil mortes em São Paulo, o custo foi de 555 mortes por ponto porcentual. Portanto se estivermos a 5% da IRPI o custo será de mais 2,7 mil mortes. Mas se estivermos a 20% da IRPI o custo para a cidade será de mais 11 mil mortes, além das 10 mil que já amargamos. Acompanhe quantas pessoas morrem por dia e você pode calcular a data provável da chegada da IRPI. Nos últimos dez dias morreram 450 pessoas.
É esse o sofrimento a que Lipsitch se refere quando diz que ninguém pode desejar atingir a IRPI. Mas se já tivemos 10 mil mortes na cidade em 5 meses, não é impossível imaginar que teremos mais 11 mil nos 12 meses que faltam para realisticamente vacinarmos a população. É o custo de viver numa sociedade pobre, desorganizada e sem liderança.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe