Pular para o conteúdo principal

Dica da Semana: Vis a Vis: El Oasis, série, Netflix

Como não amar Macarena e Zulema? 

A série Vis a Vis já foi tema de resenha nesta coluna, agora é a vez de El Oasis, um spin-off da série original. A trama conta a trajetória de Macarena (Maggie Civantos) e Zulema (Najwa Nimri) após o período na prisão. Partindo da última cena de Vis a Vis, quando o público viu as duas em um assalto a uma joalheria, El Oasis conta uma história saborosa em meio a muitos flashbacks.
Com a ideia de se separarem, a dupla decide preparar um último assalto, que visa roubar uma tiara de diamante da filha de um chefão do tráfico no México, durante o casamento de sua filha. Maca e Zule arregimentam Goya (Itziar Castro), Mónica (Lisi Linder), Triana (Claudia Riera) e "La Flaca" (Isabel Naveira) para ajudá-las no golpe. Logo no primeiro episódio, percebe-se que alguma coisa não deu muito certo e assim a série garante muita tensão e prende o telespectador até o último capítulo, que tem um desfecho nada hollywoodiano.
O nome da sequência vem do hotel em que a equipe se reúne para dividir o fruto do roubo, no deserto de Almeria. Oasis, o hotel, apresenta novos personagens, por sinal relacionados com a série original. Ama Castro (Ana María Picchio), dona do estabelecimento, é mãe de Cepo (Lucas Ferraro) e de Sandoval, o médico do presídio em que Macarena e Zulema estiveram, um psicopata e predador sexual que morre no final de Vis a Vis. Cepo por si só vale a série, a atuação de Ferraro é sensacional. Há mais dois grupos de hóspedes no Oasis, uma família completamente degenerada - um pai que só se excita sexualmente com a filha pré-adolescente e sua mulher, submissa e medrosa; e três policiais arregimentados por Macarena para prender sua parceira Zulema. Claro que o plano não dá certo.
No fundo, tudo gira ao redor da relação entre as duas bandidas, relacionamento este repleto de altos e baixos, amor e ódio. Em alguns momentos, a trama se arrasta ao aprofundar o tema, mas no geral o ritmo é alucinante, lembrando a célebre sequência iniciada por 11 homens e um segredo, cheia de reviravoltas e surpresas. A atuação de Macarena e Zulema, mais da segunda, é excepcional e não há como não simpatizar e torcer pelo sucesso das ladras. Outra referência óbvia é Thelma & Louise, filme de 1991 que se tornou um clássico e que inclusive é citado em Oasis.
Em tempos de pandemia, a saga de duas mulheres fortes que decidem dar um rumo diferente às suas vidas encanta. Estamos todos em casa, isolados, elas estão no mundo, donas de seus destinos, ousadas, roubando um criminoso (cem anos de perdão?), mas correndo riscos, o maior deles de passar o resto da vida presas.
É possível assistir El Oasis sem ter visto Vis a Vis, mas o melhor é ver a série original primeiro, há muitas referências que facilitam a compreensão. A maior diferença é que fora da prisão a vida muda, mas todos nós somos, de certa forma, prisioneiros de nós mesmos. Quem já esteve na cadeia aparentemente deveria dar mais valor à liberdade, porém que liberdade se tem ao voltar para a sociedade se a sociedade não dá chance alguma a quem esteve preso? Essas são algumas das questões que emergem, explicitamente, em El Oasis, e que nos fazem refletir.
Macarena, loira, Zulema, morena, a primeira grávida, a segunda doente terminal, vida e morte juntas, uma olhando para o futuro, a outra acertando as contas com o passado. El Oasis nos apresenta as questões mais fundamentais da existência humana, trata muito sobre o bem e o mal, o certo e o errado, esta dualidade que permeia cada decisão que tomamos diariamente. Afinal, o que é justo em um mundo tão imperfeito? Roubar uma tiara de diamantes de um traficante de drogas é tão errado assim?
Ao fim e ao cabo, assim como La Casa de Papel, criação dos mesmos produtores de Vis a Vis e El Oasis, a série prende, diverte, rende algumas boas risadas, muitos sustos, mas rende sobretudo uma torcida incessante para que Maca e Zule sejam bem sucedidas no roubo e na vida. E por Cepo, personagem fantástico, irmão “especial” de um psicopata. Epilético e aparentemente oligofrênico, Cepo usa uma proteção na cabeça para evitar que se machuque em uma eventual queda, da qual se liberta no penúltimo episódio.
Maca, Zule e Cepo fazem valer a série. El Oasis faz pensar, o que é o mais importante. #ficaadica (por Luiz Antonio Magalhães em 15/8/20)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe