Pular para o conteúdo principal

Lula nas alturas e a encrenca de Dilma

O que vai abaixo é o artigo da semana para o Correio da Cidadania, em primeira mão para os leitores do blog.

Mais uma pesquisa sobre a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi divulgada na semana passada, mostrando aumento na aprovação ao modo de Lula governar (65% em dezembro para 73%) e na avaliação positiva do governo (51% para 58%). São números que falam por si e Lula só não pode dizer que "nunca antes neste país" houve um presidente tão popular porque ele próprio conseguiu, em janeiro de 2003, 75% de aprovação.

A explicação para tamanha aprovação é tão óbvia que os jornais nem mais publicam as matérias com cientistas políticos, porque eles nada têm a acrescentar: sim, é a economia, e não poderia mesmo ser outra coisa. Na semana passada, alguns dos dados divulgados estão na raiz da explicação: o emprego formal só faz crescer (ainda que o desemprego tenha subido, o que não é contraditório, porque o desemprego sempre cresce no início do ano e a variação observada em 2008 foi a menor da série histórica, ou seja, o desemprego é o menor para esta época do ano desde a década de 90), o consumo continua bombando, conforme foi possível verificar com o balanço das vendas de supermercado em 2007 (crescimento de 9%) e ocorre uma pequena, mas importante, distribuição da renda, com aumento da classe C, diminuição da D e E, acompanhada de ligeira diminuição da A e B.

Em suma, a equação é simples: o povão está vivendo melhor - comendo mais e comprando bens que facilitam a sua vida (máquinas de lavar roupas, geladeiras, fogões e computadores, especialmente) – e atribui as melhorias ao governo Lula, ainda que apenas em parte o presidente tenha sido responsável pelo que vem ocorrendo. Na avaliação dos eleitores, o que vale é a percepção real das suas condições de vida, a partir de respostas a questões bem pragmáticas. Por exemplo: está mais fácil arrumar trabalho agora do que no tempo de Fernando Henrique? Sim, portanto, ponto para Lula. É mais simples arrumar crédito para comprar aquele bem que fazia falta em casa? Sim, mais um ponto para Lula. E por aí vai. Não há um único quesito que o povão enxergue um melhor desempenho dos governantes anteriores, o que fica claro na pesquisa Ibope sobre as expectativas da população sobre temas econômicos como renda e emprego. Basta olhar a série histórica para perceber que os brasileiros estão muito satisfeitos com o atual governo e bastante otimistas com o futuro, apesar de todo o terrorismo da mídia sobre a possibilidade de contaminação da crise americana nos países emergentes.

Em meio a este cenário tão favorável ao presidente Lula, uma nova "denúncia" contra o governo surgiu, atingindo diretamente a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A história toda ainda está nebulosa, mas em linhas gerais o que se tem é uma acusação contra uma assessora graduada da ministra de montagem de um "dossiê" com os gastos em cartões corporativos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de sua mulher, a ex-primeira dama Ruth Cardoso.

Dossiê ou "levantamento de dados", como quer Dilma, pouco importa neste momento. O fato é que a oposição conseguiu um tema para bater o seu bumbo histérico e, convenhamos, um tanto desafinado contra o governo Lula. Sem projeto alternativo para o país, sem poder comparar a gestão passada com a atual e cada vez mais dividida internamente, restam aos opositores do governo petista três alternativas: 1. torcer para que a crise americana seja realmente séria e provoque uma recessão mundial, afetando diretamente o Brasil – é o velho mote "quanto pior, melhor; 2. continuar fazendo uma crítica udenista da gestão Lula, torcendo para que apareça algum escândalo que implique o presidente, pessoalmente; e 3. resignar-se com o sucesso do governo e lançar uma candidatura mais "light" em 2010, com perfil ao agrado do eleitorado de esquerda que não terá Lula como referência nas próximas eleições.

A primeira hipótese tem a cara do governador paulista José Serra (PSDB), que se apresentaria então como um líder experimentado e conhecedor dos meandros da economia, apto a resgatar o país da crise. Serra até deve estar torcendo para que a crise tenha alguma conseqüência no Brasil, mas evidentemente não pode fazer de sua torcida uma estratégia política, como aliás ninguém em sã consciência faria. A segunda alternativa é hoje o "modus operandi" dos Democratas, que tentam sobreviver batendo cada vez mais forte em Lula para aparecer em 2010 como os únicos que realmente fizeram oposição ao PT. A terceira alternativa tem nome e sobrenome: Aécio Neves. Pelo PSDB ou pelo PMDB, ele já se lançou como o candidato "pós-Lula", ou seja, que não será o "anti-Lula".

Do ponto de vista do governo, a encrenca com Dilma é coisa simples. Se os fatos mostrarem que a ministra teve alguma culpa no cartório, Lula não terá a menor dificuldade de mandar a mãe do PAC para casa, a fim de que ele prove sua inocência. É o que tem feito este governo desde o primeiro "escândalo" e já foram afastados ministros bem mais poderosos politicamente do que Dilma Rousseff. Se a ministra conseguir se defender a contento nesta semana, ela permanece no primeiro escalão, mas deve tomar chá de sumiço por uns tempos.

Nos dois casos, parece claro que o PT terá que pensar em outro nome para a presidência em 2010 – o que de certa forma pode até ser positivo eleitoralmente, visto que Dilma sairia da casa de 2% das intenções de voto. Aliás, pouca gente no PT fala do assunto em público, mas a verdade é que se Marta Suplicy vencer a eleição na capital paulista, e esta hipótese não é nem de longe desprezível, a atual titular da pasta do Turismo se torna uma pré-candidata fortíssima, saindo de um patamar bem mais elevado do que Dilma. Mas muita água ainda vai correr por debaixo da ponte até 2010 e Lula sabe disto mais do que ningúem.

Comentários

  1. A alternativa Marta para a presidência é de se preocupar...mas quem hoje tem um perfil forte para sentar na caderinha do Lula? A alternativa Serra também é uma icógnita, rs

    ResponderExcluir
  2. Perguntas não respondidas pelo sr. Josias de Souza:

    1. Por que pôs na boca da ministra Dilma Roussef, entre aspas, palavras que ela não disse?

    2. Por que diz que o TCU não recomendou a criação do SUPRIM, quando o acórdão 230/2006 diz com todas as letras que sim recomendou? [Direto da fonte: "Determina [...] implementar, no Siafi, consulta que, a partir de um dado empenho, apresente as Naturezas de Despesa Detalhadas utilizadas nas respectivas liquidações", e, sobretudo, "A auditoria anteriormente realizada sobre o uso dos cartões de pagamento apontou a dificuldade em se obter informações sobre o detalhamento das despesas realizadas mediante suprimento de fundos (item 11.1 do relatório transcrito no Acórdão 1783/2004-Plenário). No âmbito da SA/PR, essa dificuldade foi remediada com o recente desenvolvimento do SUPRIM."]

    3. Por que insiste em dizer que o TCU recomendou que a cobertura de dados se limitasse a 2002, quando não há nada nos acórdãos do TCU a este respeito?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe