quinta-feira, 20 de março de 2008

Volatilidade provoca vexame nos colunistas

Um dia a bolsa despenca, no outro fecha em forte alta. A volatilidade dos mercados financeiros é uma grande armadilha para os colunistas econômicos, especialmente os da mídia escrita. O risco é o sujeito escrever que vai tudo muito mal e o público estranhar, no dia seguinte, a leitura "pessimista" em meio a uma eventual euforia dos mercados. É preciso ter sangue frio e fazer a análise levando em conta fatores de curto, médio e longo prazo. Do contrário, a coluna será sempre desmentida pelos fatos do momento, seja ela otimista ou pessimista...

4 comentários:

  1. Tenho certeza que você não ignora que tem muita torcida pelo pior nesses "colunistas" ... :)

    ResponderExcluir
  2. Caro LAM:

    Atualmente fica cada vez + difícil distinguir o que é audível nas rádios supostamente "noticiosas". É complicado identificar notícia de campanha política. A grande maioria não tem analistas economicos mas sim "Alarmistas Economicos". Gente cuja falta de ética só é superada pela pretensão de achar que pode influenciar o mercado simplesmente com sua opinião (sua???). Fique de olho! Parace engraçado. Se não fosse trágico!
    Saudações

    ResponderExcluir
  3. A crise é estrutural do dólar norte-americano, e parece que a "diplomacia do porta-aviões" não está evitando a debandada desta vez.E ainda existe a crise do pico petrolífero e as hipotecas (já imaginaram quando o mercado de CDS (seguros do créditos incobráveis.Não, isto não foi uma piada!) de US$45 trilhões desmoronar?) mal explicadas pela imprensa.Eu escreví sobre pico petrolífero ("Pico de Hubbert").Alguém aí já ouviu falar disso?Claro que não.Imprensa conservadora anunciar o fim do capitalismo (sim,o fim da "era do petróleo" significa o fim do capitalismo,pois os biocombustíveis nunca vão substituir o "ouro negro") só acredita quem crê em Papai Noel, coelhinho da Páscoa,"jornalismo" de "Veja" e outras coisas inexistentes.

    ResponderExcluir
  4. TENDÊNCIAS/DEBATES Folha de SP, amanhã

    PENSAMENTOS QUASE PÓSTUMOS
    LUCIANO HUCK

    LUCIANO HUCK morreu de DENGUE, manchete do jornal nacional de ontem ....

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.