Pular para o conteúdo principal

Aliança entre PT e PSDB:
sonho de uma noite de verão?

O que vai abaixo é o artigo do autor destas Entrelinhas para o DCI, a ser publicado na edição desta sexta-feira. Em primeira mão para os leitores do blog.

Não vai ser nada fácil para o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), convencer os seus correligionários a aprovar uma aliança eleitoral com o PSDB do governador mineiro Aécio Neves em torno da candidatura de Márcio Lacerda (PSB) à prefeitura da capital de Minas Gerais. As negociações em curso são classificadas como “nojentas” pelo secretário de Relações Internacionais do partido, Valter Pomar, que também lidera a Articulação de Esquerda, uma ala minoritária, mas com força e capacidade de influir nos debates internos do PT.

E não é só na esquerda petista que existem resistências ao projeto de Pimentel. Ontem, o PT divulgou uma nota oficial, assinada pelo presidente da agremiação, Ricardo Berzoini, rebatendo a informação, publicada no jornal O Estado de Minas, de que a direção nacional do partido tenha decidido apoiar a aliança entre PT e PSDB na disputa da prefeitura de Belo Horizonte. A nota afirma que todas as decisões sobre alianças com vistas às eleições deste ano serão tomadas dia 24, em reunião da direção petista que será realizada em São Paulo.

O documento divulgado ontem reafirma o conteúdo de uma resolução aprovada em 9 de fevereiro e que qualifica o PSDB e o DEM como partidos de oposição radical ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O PSDB, nacionalmente, em aliança com o DEM, cumpre o papel de organizar a oposição política ao governo federal (...) Para além de organizar a oposição política, o PSDB busca reafirmar o projeto neoliberal que marcou sua passagem pelo governo federal, colocando-se como alternativa programática ao nosso projeto e organizando as forças sociais que a ele se opõem”, finaliza a nota.

Esquerda rejeita acerto
Se Berzoini foi brando na forma, Valter Pomar é um bem mais duro em relação às tratativas do prefeito Pimentel de estabelecer uma aliança explícita com o governador Aécio Neves. “Do ponto de vista nacional, a aproximação com o PSDB é um absurdo e um contra-senso, e do ponto de vista municipal, é um verdadeiro harakiri eleitoral”, afirma Pomar, lembrando que o PT administra Belo Horizonte desde 1993 – entre 1997 e 2001, o socialista Célio de Castro assumiu a prefeitura tendo como vice justamente o atual prefeito, Fernando Pimentel, que assumiu depois que Castro sofreu um derrame cerebral e se afastou da vida pública.

Segundo o dirigente petista, o prefeito de Belo Horizonte não consegue justificar a opção por uma aliança eleitoral com os tucanos. “Ainda se a gestão fosse mal avaliada, vá lá, mas é extremamente popular”, diz Pomar. Ele explica que a lógica de Pimentel é pessoal e visa a conquista do governo de Minas Gerais, em 2010 – o apoio de Pimentel a Márcio Lacerda, secretário de Aécio e homem ligado a Ciro Gomes, na eleição deste ano teria como contrapartida, em 2010, o apoio do governador à candidatura do próprio Fernando Pimentel ao Palácio da Liberdade, reforçando uma velha tradição da política brasileira de que em Minas Gerais não é preciso realizar eleição porque os caciques se acertam antes entre eles. “Este jeito de fazer política só confirma a tese preferida da direita brasileira, a de que todos são iguais”, reclama Valter Pomar.

Para a esquerda petista, não vai ser agora, com o presidente Lula surfando em taxas de aprovação e popularidade altíssimas, que o partido vai estender a mão ao PSDB. Segundo Valter Pomar, a estratégia para as eleições municipais deste ano precisa levar em conta a necessidade de fortalecer o PT e reforçar os quadros partidários com vistas às eleições de 2010. Pomar descarta, para as eleições presidenciais, qualquer tipo de aliança que tire das “esquerdas” o protagonismo político na chapa. A ser assim, dificilmente o PT deixaria de apresentar um candidato próprio para a sucessão de Lula, ainda que o nome não esteja bem cotado nas pesquisas de intenção de voto.
Quem conhece o PT sabe que de fato será muito difícil convencer os dirigentes partidários a abrir mão de uma candidatura presidencial em favor de um nome de outro partido, especialmente fora do campo das esquerdas. Já foi complicado fazer o partido aceitar a companhia de legendas de centro e de direita, como PP, PRB e PR, e isto só ocorreu exatamente porque o protagonismo era do PT. Em outras palavras, se foi duro fazer os petistas aceitarem apoio do centro, muito mais difícil será convencê-los a apoiar um candidato mais à direita.

A grande novidade de 2010 e talvez também de 2008, porém, é que o PT vai ser apenas uma parte da história, porque existe uma coisa nova na política brasileira chamada “lulismo”.

Que o presidente Lula sempre foi eleitoralmente maior do que o PT, todo mundo já sabia. Agora, porém, o presidente pode começar a descolar de seu partido e adotar uma postura diferente ou até contraditória em relação ao comando de seu partido.

Há até quem diga que a movimentação de Fernando Pimentel em Belo Horizonte tem um dedo do presidente, que nutriria alguma simpatia pela hipótese de Aécio Neves sucede-lo, especialmente se o governador trocar o PSDB pelo PMDB. Intriga da oposição, “plantação” do próprio Lula para manter acesa a chama da disputa entre Aécio e o governador de São Paulo, José Serra no PSDB, ou simplesmente a verdade dos fatos? Só o futuro vai dizer.

Até lá, é bastante provável que a falta de uma liderança natural no PT para substituir o presidente Lula seja um motivo de tensão no PT, com acirramento das discussões internas, como já se pode antever no debate sobre a aliança eleitoral em Belo Horizonte. Nunca é demais lembrar que, desde 1989, toda vez que alguém no PT levantou a hipótese de “guardar” Lula para uma eleição futura e permitir a ascensão de outras lideranças, este alguém foi devidamente decapitado politicamente – foi assim com Tarso Genro em 1998. O PT sem Lula é ainda uma história para ser escrita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe