Pular para o conteúdo principal

Copom: uma ata do outro mundo

O conservadorismo dos homens que comandam a política monetária do Brasil é mesmo impressionante. A ata da última reunião do Copom (Conselho de Política Monetária), colegiado do Banco Central responsável entre outras coisas por estabelecer a taxa de juros básica do país (Selic), foi divulgada na manhã desta quinta-feira com uma advertência surreal: se a inflação fugir da meta, a taxa de juros no Brasil poderá ser elevada. A hipótese da inflação fugir do controle é hoje remota, mas o simples fato do Copom cogitar um aumento na taxa de juros impressiona, porque o centro do debate macroeconômico atualmente gira muito mais em torno de medidas para evitar que o "derretimento" do dólar frente o real não prejudique as exportações brasileiras e a balança comercial. Ora, a melhor medida para evitar a valorização excessiva do real neste momento é justamente abaixar a taxa de juros, e não aumentá-la, uma vez que a tendência é uma nova redução nos juros norte-americanos na próxima semana, elevando assim, automaticamente, o diferencial que tanto atrai os investidores estrangeiros para o Brasil (a conta é simplíssima: hoje a Selic está em 11,25% e a taxa americana, em 3%, logo a diferença é de 8,25 pontos percentuais; como o Fed deve reduzir em mais meio ponto os juros nos EUA, esta diferença vai passar a 8,75 pontos, atraindo mais dólares interessados na maior rentabilidade para o Brasil).

O Copom deve, sim, perseguir a meta de inflação e não deve se descuidar deste aspecto, mas não é possível que seus integrantes não levem em consideração o fato de o mundo estar passando por uma crise sem precedentes e que inclusive pode abrir uma bela janela de oportunidades para o Brasil, se o país souber aproveitá-la. O dólar está tão barato hoje que acaba exercendo uma pressão deflacionária (via importação mais barata, por exemplo), de modo que o BC poderia perfeitamente afrouxar a política monetária, tolerar uma eventual inflação acima da meta por alguns meses e baixar a Selic, estimulando assim o consumo interno e a produção. Por tabela, juros menores também diminuiram a atratividade para os investidores estrangeiros, ajudando a manter o dólar um pouco menos derretido.

Resta saber, ao fim e ao cabo, por quanto tempo o presidente Lula vai tolerar tamanho conservadorismo dos responsáveis pela política monetária de seu governo. É sabido que Lula não admite a volta da inflação, mas se o preço para isto for, mais uma vez, frear o consumo interno, trata-se de um verdadeiro tiro no pé de um governo que parece fadado ao sucesso na área econômica.

Comentários

  1. Luis,
    data vênia, gostaria de lembrar que o Brasil está bombando com essa Política monetária; e que o conservadorismo do COPOM se deve a enorme demanda interna.

    Se ele baixa os juros agora, a inflação vai explodir meu caro; tanto pelo aumento do consumo quanto pelo aumento do dólar. A hora é de sintonia fina mesmo e, repito, nada está estragando a festa do espetáculo.

    Os dados de janeiro e fevereiro apontam para uma aceleração frente ao forte último trimestre de 2007. Voluntarismos, pode significar retrocesso depois.

    ResponderExcluir
  2. Reforçando o que o Alexandre já falou, há sim pressões inflacionárias e no mundo inteiro. Ninguém sabe aonde esse petróleo vai parar, é ano de eleição nos EUA e fora a crise da incompetência econômica do Bush, ainda tem o "risco Obama" que cria essa bolha no petróleo.

    Quando se definir um preço de topo do petróleo e se estabilizar, ficará mais fácil definir os caminhos e provavelmente os juros voltem a cair. Não foi tão surreal assim não...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe