Pular para o conteúdo principal

Aécio Neves amplia arco de apoios,
isola Serra e se reforça para 2010

O que vai abaixo é uma matéria do autor destas Entrelinhas para a edição de sexta-feira do DCI. Em primeira mão para os leitores do blog.

As articulações políticas realizadas por Aécio Neves (PSDB) para se viabilizar como candidato à Presidência da República em 2010 não apenas têm sido eficientes para promover a posição do governador mineiro como estão colocando nas cordas o principal rival dele no ninho tucano, o também governador José Serra, de São Paulo. É o que pensa o professor de Ciência Política Carlos Melo, do Ibmec de São Paulo. E é também o que pensam, mas ainda não dizem publicamente, algumas importantes lideranças do PMDB, partido que já ofereceu guarida para a candidatura presidencial do neto de Tancredo Neves, caso Serra vença a guerra que começa a ser travada no PSDB.

Na semana passada, o presidente do PMDB, deputado federal Michel Temer (SP), esteve reunido com Aécio para reafirmar a disposição do PMDB de ter o governador mineiro como candidato à sucessão do presidente Lula em 2010. Nos bastidores peemedebistas, porém, várias lideranças cogitam a hipótese de Aécio levar a melhor contra Serra e, na condição de candidato do PSDB, formalizar uma aliança abrindo a vaga de vice-presidente para o PMDB.

Três planos em jogo

Para o professor Carlos Melo, este cenário seria hoje o mais provável, pois Aécio tem conseguido ampliar seu espaço no tucanato, ao passo que o governador de São Paulo está ficando isolado. “A derrota do deputado Arnaldo Madeira para a liderança na Câmara foi a última grande demonstração de fragilidade do Serra”, observa Melo, lembrando que o vencedor naquela disputa – o deputado José Aníbal (SP) – tinha o apoio de Aécio.

Melo explica que a derrota em Brasília é simbólica, mas os problemas de Serra são reais. Na capital paulista, o governador não conseguiu negociar a contento com o seu antecessor e agora vê, a contragosto, Geraldo Alckmin se afirmar como candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo contra o prefeito Gilberto Kassab (DEM), vice de Serra e aliado de primeira hora do governador. “Se a proposta de primárias do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) vingar, não vejo como o Serra conseguiria sustentar o debate interno”, diz o especialista, que vê colado no ex-ministro da Saúde os estigmas de “excessivamente paulista” e “autoritário”.

Ao contrário de Serra, que tem uma aliança sólida com o DEM em São Paulo, Aécio tem se esforçado para ampliar as negociações em torno de uma eventual candidatura à presidência aos partidos de centro-esquerda, como o próprio PMDB e o PSB de Ciro Gomes. E, para espanto de muitos tucanos, Aécio patrocina uma articulação em Belo Horizonte que pode fazer com que o estado de Minas marche unido em 2010: a aliança PSDB-PT na eleição municipal da capital mineira deste ano teria como consequência o apoio dos tucanos ao nome que o PT indicar para o governo do estado, em uma coligação que nem o clima beligerante de Brasília parece estar atrapalhando.

Lideranças do PMDB que têm participado das conversas no partido sobre a candidatura de Aécio dizem que o grupo político que o apóia tem hoje três planos distintos, todos eles viáveis e aguardando a definição do cenário político com a aproximação da eleição. No primeiro plano, Aécio concorreria pelo PSDB, com um vice do PMDB – o nome do governador Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, é bastante citado; o plano B consistiria na candidatura de Aécio pelo PMDB, com um vice de uma legenda à esquerda (PSB, PCdoB ou mesmo PV). A terceira hipótese ou “Plano C” ocorreria se o cenário político fosse de tal forma favorável ao presidente Lula que a Constituição fosse modificada para permitir que ele concorresse a um terceiro mandato. Neste caso, Aécio poderia ser o vice, pelo PMDB, com o qual Lula sempre sonhou.

Afagos para a esquerda
Especulações à parte, Aécio tem trabalhado com afinco para ampliar a sua base de apoio. Nesta semana, por exemplo, a intervenção do governador de Minas foi determinante para que a manutenção da contribuição sindical fosse aprovada na Câmara – os tucanos pretendiam obstruir a votação, mas Aécio convenceu o líder José Aníbal a votar a matéria, em um claro afago ao deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP).

Ainda na semana passada, Aécio também abençoou a candidatura do deputado Fernando Gabeira (PV) à prefeitura do Rio de Janeiro, em uma aliança com o PSDB e o PPS, e aproveitou para mandar um recado claro para a ala do tucanato que prefere ver o partido em oposição mais dura ao governo federal: se for candidato à Presidência, Aécio quer ser o “pós-Lula” e não o “antiLula”.

Comentários

  1. Bela matéria, Luiz Antônio.

    ResponderExcluir
  2. Aécio é um oportunista. E tem gente idiota caindo na lábia dele. É mais um tucano como todos os outros e está se fazendo de simpático pra se render à popularidade de Lula, se ele embarcar como oposição sabe que o destino com ele seria cruel, como os 5% do Arthur Virgílio entre outros exemplos.

    Esse tipo de articulação engana-trouxa considero muito asquerosa e agressiva à democracia. A nossa direita precisa se assumir conservadora duma vez. Como é no mundo inteiro. Ficar se fazendo de bonzinho pra depois que ganha atochar devia ser inclusive crime eleitoral.

    Prefiro falar de Dilma Rousseff. A mulher é fera e vai bombar!

    ResponderExcluir
  3. Tanto Aécio como Serra podem ser bons candidatos e eles têm o compromisso de seguir adiante o que está dando certo no governo Lula, a politica econômica. Como disse o jornal britânico The Guardian, Lula é nosso herói acidental.

    ResponderExcluir
  4. A articulação entre Aécio e Pimentel não vingou, o PT vai lançar candidato em BH. O PSDB mineiro apoiar um candidato do PT ao governo estadual é pura ficção e...de onde partiu essa informação que foi graças a Aécio que o PSDB não obstruiu a votação do reconhecimento das centrais? É bom lembrar que Paulinho da Força, embora filiado ao PDT, é umbilicalmente ligado ao PSDB, partido que ele tem apoiado nas últimas eleições.

    ResponderExcluir
  5. Aécio tem que se movimentar mesmo, quando Lula o picou com a mosca azul é para ele fazer este papel, mas tenha certeza de uma coisa Aécio no PSDB, Lula vence com as mãos nas costas. O negócio é obedecer, senão não tem a mínima chance, LULA QUER UM GOVERNO DE COALIZÃO, para definitivamente fazer este país andar e não empacar neste udenismo baerrante, é uma mistura de udenismo/arenismo/integralismo/idiotismo. Nosso país não pode se dar a este luxo de esperdiçar oportunidade como esta. Ou é isto, ou são doi candidato Ciro e um outro do PMDB/ Requião, Sérgio Cabral, Rosena Sarney, Michel Temer, Dilma filiada ao PMDB, Meireles filiado ao PMDB, Ananias, Paulo Bernardo, Temporão, Hadad, Jatene, Cláudio Lembro.... e por aí vai. O PADRINHO É O GOVERNO LULA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe