terça-feira, 11 de julho de 2006

Pesquisa CNT/Sensus: números bons para Lula

O instituto Sensus divulgou nesta terça-feira a pesquisa realizada para a Confederação Nacional dos Transportes. Os números são bons para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porque a enquete revela que melhorou a avaliação do governo federal e do desempenho pessoal de Lula. Dos 2.000 entrevistados entre os dias 4 e 6 de julho, 41% disseram considerar o governo bom ou ótimo. Em maio, o percentual era de 38,3%. Com a elevação, a aprovação ao governo chega aos melhores índices desde abril de 2005. A avaliação negativa do governo baixou a 19,3%, abaixo dos 22,2% registrados em maio. É também o menor valor desde maio de 2005. A popularidade pessoal do presidente subiu: 55,8% disseram aprovar o desempenho do presidente contra 37% que disseram reprová-lo. Na enquete anterior, esses números eram 53,9% e 37,8% , respectivamente.

Eleições: presidente seria reeleito no 1° turno

A pesquisa também apontou que Lula teria hoje 55,1% dos votos válidos, o suficiente para vencer as eleições no primeiro turno. De acordo com a enquete, Lula teria 44,1% do total intenções de voto contra 27,2% do candidato tucano Geraldo Alckmin, seguido da candidata do PSOL, Heloísa Helena, com 5,4%, e por Cristovam Buarque, do PDT, com 1,4%. Na lista da pesquisa de maio, Lula tinha 42,7% das intenções de voto, contra 20,3% de Alckmin, 8% de Heloísa Helena e 0,5% de Cristovam. Portanto, em três meses, Lula subiu quase 2 pontos percentuais e Alckmin, sete pontos.

Os resultados de Lula e Alckmin estão coerentes com as últimas pesquisas de outros institutos, realizadas no mês de junho. No Datafolha, Lula teria 46% e Alckmin, 29%. No Vox Populi, o presidente tem 45% e Alckmin, 32%. Na CNT, como se viu, Lula e Alckmin aparecem na mesma faixa, mas alguns pontos percentuais abaixo (44% e 27%), o que pode ser creditado à metodologia dos institutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.