sexta-feira, 7 de julho de 2006

Internet permite transparência inédita na eleição

Pode parecer uma pequena bobagem, mas é um avanço importantíssimo: qualquer cidadão que entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral e clicar no link "divulgação de candidaturas" terá acesso a uma base de dados sobre os candidatos a todos os cargos em jogo nessas eleições. Essas informações antes só eram acessíveis a quem se dispusesse a ir até a sede do tribunal pedir uma cópia da documentação dos candidatos. E ninguém em sã consciência iria ao tribunal pedir cópia de todos os nomes que disputam eleições.

Pois agora, tudo ficou mais fácil. Muito mais fácil. Quer saber quanto pretende gastar na campanha o Armandinho, candidato a deputado estadual pelo PTB de Pernambuco? O dado está a três cliques da página inicial do TSE. Pode parecer incrível, mas em poucos dias (os dados ainda estão sendo incluídos no sistema), todas as declarações de bens da classe política brasileira – pelo menos dos que estão concorrendo nas eleições – estarão disponíveis para o exame de qualquer brasileiro. Um pesquisador aplicado poderá catalogar esses dados e fazer um belo estudo sobre o perfil sócio-econômico dos candidatos. Além da declaração de bens, todos comunicam a idade, escolaridade e estado civil. Em alguns campos, como se pode ver, a democracia brasileira prova que está cada vez mais madura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.