Pular para o conteúdo principal

Alckmin é favorável aos reajustes eleitoreiros?

Está na edição desta quarta-feira da Folha de S. Paulo: o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) criticou o veto presidencial o aumento de quase 17% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo, mas evitou dizer o que teria feito se estivesse sentado na cadeira do presidente Lula. Tendo criticado o veto ao aumento, Alckmin tem duas alternativas: ou pára de falar mal da "farra fiscal" do governo e dos aumentos concedidos ao funcionalismo público, que tem qualificado de "eleitoreiros", ou explica direito qual a diferença entre os 17% dos velhinhos e os demais reajustes concedidos por Lula.

Alckmin não vai fazer nem uma coisa nem outra. A crítica do ex-governador sobre o tal aumento dos gastos públicos na gestão Lula é, na verdade, oportunista. Os tucanos não conseguiram ainda apresentar dados consistentes sobre o tal aumento nos gastos e fazem críticas subjetivas, como a do caráter eleitoral dos reajustes.

Ademais, se Lula tivesse sancionado o aumento dos aposentados, certamente Alckmin teria sido o primeiro a criticar o presidente pela "farra fiscal" e "desperdício de recursos com fins eleitorais". O ex-governador faria melhor se tivesse um discurso ao menos coerente sobre os temas relevantes da campanha eleitoral.

Leia abaixo a matéria da Folha:

Tucano critica veto de Lula a reajuste de aposentados, mas não explica o que faria

FÁBIO VICTOR
- ENVIADO ESPECIAL A BRUXELAS

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, criticou ontem o veto do governo ao reajuste de 16,67% a aposentados que ganham mais de um salário mínimo, mas não explicou o que faria se estivesse no lugar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Lamento muito o veto, e é difícil dizer qual a medida que tomaria. Eu procuraria ter trabalhado para criar condições para melhorar a situação dos aposentados."
O governo concedeu reajuste de 16,67% para os aposentados que ganham até um salário mínimo e de 5% para os demais, mas os partidos que apóiam a candidatura Alckmin no Congresso votaram a extensão do percentual maior para todas as faixas de renda. Lula vetou o reajuste maior com o argumento de que é preciso preservar o equilíbrio das contas públicas.
Alckmin esteve ontem em Bruxelas, em visita ao presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso.
No dia em que o presidente do PMDB, Michel Temer, declarou apoio à sua candidatura, o tucano atacou o governo pelo modo com que investe sobre os peemedebistas.
"Acho que vamos ter a maioria dos eleitores do PMDB. Agora, não posso disputar com cargos, e nem faria isso se fosse presidente. O que o governo tem feito é algo totalmente atrasado, é loteamento de cargo público sem critério adequado, reincidente no caso dos Correios", declarou.
O PSDB sempre almejou ter em sua campanha a ala não-governista do PMDB, mas, nos últimos dias, assistiu à expansão do apoio peemedebista à reeleição do presidente. O movimento foi paralelo à decisão de Lula de dar o controle dos Correios ao PMDB.
Segundo Alckmin, o fato de as nomeações envolverem um órgão estatal atingido há pouco por um esquema de corrupção "mostra que o governo não aprendeu com a crise".
Indagado se acreditava de fato haver um eleitor fiel do PMDB, evocou seu passado no MDB, a sigla que originou a atual legenda. "Ainda há um eleitor peemedebista, eu diria até emedebista, do "manda-brasa"."
O candidato listou os ex-governadores peemedebistas que o apóiam como um trunfo no partido. "As lideranças mais expressivas do PMDB estão conosco, como Jarbas Vasconcelos [PE], Joaquim Roriz [DF], Luiz Henrique [SC]. E isso vai crescer todo dia."
O presidente do PSDB, Tasso Jereissati, que acompanhou Alckmin em Bruxelas, disse que espera para breve o apoio do ex-presidente Itamar Franco, que deixou o PMDB. Também presente, o presidente do PPS, Roberto Freire, tratou de desqualificar a parcela do PMDB que está com Lula. "É o PMDB adesista, é Ney Sanguessuga", disse, em referência ao senador Ney Suassuna (PB), líder do partido no Senado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe