Pular para o conteúdo principal

Iglecias: notas sobre o horário eleitoral

Em mais uma colaboração para o blog, professor Wagner Iglecias analisa o início da propaganda eleitoral em São Paulo. Abaixo, a íntegra do artigo.

Este missivista teve ontem a oportunidade de assistir, pela primeira vez, ao horário eleitoral gratuito, na televisão, com os candidatos ao legislativo da maior e mais importante cidade do país, São Paulo.

Tirante os candidatos do PT, falando pausadamente em frente a um bonito e moderno cenário, sobre suas propostas individuais e sobre as realizações da ex-prefeita e atual candidata Marta Suplicy, os candidatos do PSDB, sempre pautados pela sobriedade fria do candidato Geraldo Alckmin e os candidatos do PPS, que aparecem no vídeo com expressão natural e descontraída, como sua candidata Soninha, em meio a uma trilha sonora envolvente, o que se vê na propaganda política destinada aos candidatos a vereador, feita uma exceçãozinha individual aqui e ali, é mais do mesmo, mais do que já vimos em tantas outras eleições passadas.

Sucedem-se freneticamente na telinha, para torpor do telespectador, médicos e advogados, invariavelmente auto-intitulando-se doutores, além de pastores, líderes comunitários, empresários, ex-esportistas, artistas caídos no ostracismo e velhíssimas figuras da política tradicional, aquelas feitas nas relações clientelistas que marcam homens públicos e população, especialmente ao nível dos unicípios.

É verdade que os poucos segundos destinados a cada candidato impedem a apresentação de plataformas de trabalho mais detalhadas, mas batendo o olho na grande maioria tem-se a impressão de que eventuais segundos a mais poderiam ser vexatórios, dada a provável falta do que propor em termos concretos para a melhoria das políticas públicas disponibilizadas aos habitantes desta cidade. De fato, o que não falta na propaganda eleitoral para candidatos a vereador são as palavras “saúde e educação”, nesta ordem, saindo da boca das mais variadas figuras, pertencentes às mais distintas colorações partidárias. Já virou clichê, de tão repetido.

Isto é quebrado quando alguém que milita em alguma área específica de vez em quando aparece na tela, chamando a atenção para a necessidade de se ter um representante daquela demanda ou daquele setor na Câmara. Fora isso, a repetição ad nauseam de que o candidato a vereador tal está com o candidato a prefeito tal. E a jogadinha capiciosa de que “meu número é fácil”, com o candidato tentando chamar a atenção de um eleitor que ele supõe infantilizado para o fato de que o número de sua candidatura dá pra decorar com tranqüilidade, especialmente nos casos em que o prefixo de seu partido é sucedido por alguma coisa como 1,2,3 ou 4, 5,6.

Para embaralhar um pouco a cabeça do telespectador, em meio à apresentação dos candidatos dos partidos políticos que contam, efetivamente, com representatividade nos mais diversos segmentos da sociedade, aparecem aqueles caciques políticos que ninguém sabe de onde vieram, e para onde foram depois da última eleição, mas que controlam pequenas legendas.

Provavelmente são o que mais atrai a atenção das crianças e adolescentes que eventualmente assistem ao horário eleitoral, posto que são verdadeiras personagens, as quais vão e voltam, a cada dois anos, com seus paletós apertados e suas cabeleiras invariavelmente tingidas.

Não faltam também os candidatos que são filhos de políticos antigos, chamando a atenção para o sobrenome conhecido pelo eleitor desde eleições onde a urna eletrônica nem era utilizada. Provavelmente se imaginam com capacidade de herdar o butim eleitoral de seus pais.

Salta aos olhos ainda a quantidade de ex-deputados estaduais e mesmo ex-deputados federais que concorrem hoje à Câmara Municipal. Por que isto estaria ocorrendo? Estamos vivendo de fato uma derrocada dos antigos currais eleitorais e uma renovação nos legislativos, especialmente no estado e em Brasília, dai tanta gente que já teve dezenas de milhares de votos hoje aparecer choramingando uma chance na vereança municipal?

Agora, pra finalizar, apenas uma sugestão, deste modesto espectador e preocupado eleitor, à Justiça Eleitoral: o que tem de candidato lendo teleprompter no horário eleitoral não tá escrito! Tem muita gente muito ruim de dicção, sem expressão facial, com os olhos que, se o telespectador reparar bem, não olham para o centro da câmera, ou seja, ao fim e ao cabo, não se dirigem para o eleitor. Será que conseguir dizer meia-dúzia de palavras sinceras aos cidadãos esse pessoal consegue?

Afinal de contas, ninguém consegue acreditar em quem fala sem olhar pros olhos da gente. Não daria para, na próxima, limitar o uso deste recurso tecnológico e botar nossos ilustres candidatos a vereador para dizer o que realmente têm a oferecer à cidade?

Wagner Iglecias é doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Comentários

  1. Perfeito Wagner,
    Salve algumas excessões de partidos que "limitam" ou barram candidatos tão inexpressivos ou com uma incapacidade tamanha para falar ao seu eleitor, é evidente que o horário eleitoral pode ser denominado de mais do mesmo. O show de comédia se faz novamente presente em nossas telas, a quantidade de DOUTORES (OHHHH QUE MEDOOOO)que estão concorrendo a uma vaga no Legislativo é impressionante, eu não posso acreditar que uma pessoa, a mesma que irá (se Deus quiser não irá) representar a população na Câmara não tem a modesta capacidade de expor suas idéias principais durante 10 ou 15 segundos!!! é lamentável. Mas relaxe meu amigo, pelo que tenho visto ultimamente a tendência é só piorar!!
    Um abraço, muito bom o seu post!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe