quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Cadê a crise que estava aqui?

A realidade parece estar mais uma vez conspirando contra os economistas catastrofistas. Como se pode ler abaixo, na versão da Folha Online, os números do crescimento do PIB americano no último trimestre foram bem diferentes do que previam os que já tocavam as trombetas do Apocalipse. Sim, a economia americana cresceu robustos 3,3% no último trimestre - para um país que "deveria estar" em recessão, como dizem nove entre dez analistas, o dado é um tanto desapontador. E também é desapontador para a oposição aqui no Brasil, que sonha acordada com uma crise de proporções monumentais para derrubar a popularidade do presidente Lula. Bem, pode até ser que o Apocalipse de fato aconteça, mas não vai ser na data prevista pelos sábios que palpitam sobre o comportamento da economia com a mesma desenvoltura que todo brasileiro critica o técnico Dunga...

A seguir, a matéria da Folha Online. Mais sobre o mesmo assunto, aqui e aqui - comentários de ontem e anteontem.

PIB dos EUA registra crescimento de 3,3% no segundo trimestre

A economia americana registrou um crescimento de 3,3% no segundo trimestre deste ano, após revisão do dado preliminar divulgado no mês passado --que havia mostrado uma expansão de 1,9%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Departamento do Comércio.

O resultado também superou as projeções dos economistas, que previam um reajuste para 2,7%. O crescimento de 3,3% se segue a um trimestre de desempenho econômico fraco, com expansão de apenas 0,9%; foi também o maior crescimento desde o terceiro trimestre do ano passado, quando houve uma expansão de 4,8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.