Pular para o conteúdo principal

Ainda sobre a crise que teima
em não dar as caras no Brasil

Este blog não concorda com tudo que vai abaixo, mas a análise é boa e o analista, qualificado. É um pouco longo, mas vale a pena ler na íntegra. O texto foi originalmente publicado no Terra Magazine. Para quem não quiser ir até o final, o resumo da ópera é simples: até 2009, é muito difícil que a crise iniciada nos Estados Unidos tenha alguma consequência mais grave aqui no Brasil. É ler para crer.


O contexto da crise e o Brasil

Julio Gomes de Almeida

A economia mundial vem tendo fortes oscilações nos últimos tempos, correspondendo a alterações também muito rápidas nas avaliações dos agentes econômicos e dos investidores internacionais a respeito da situação da crise global iniciada precisamente há um ano. Para muita gente nesse período a crise global já estaria solucionada e a economia mundial nesse segundo semestre de 2008 estaria acumulando forças para reiniciar o crescimento em 2009.

O quadro agora parece ser outro, sendo predominante a perspectiva de que a forte desaceleração nos EUA será mais duradoura do que se supunha e que na Europa e no Japão teremos retração da atividade podendo chegar à recessão. Não por acaso o Presidente do FED, Bem Bernanke, declarou na semana passada que "a tempestade financeira ainda não diminuiu, e seus efeitos para o conjunto da economia aparecem na forma de uma desaceleração da atividade econômica e a alta do desemprego". Atualmente é também maior a probabilidade de que países emergentes, liderados pelos BRICs, venham a sofrer mais intensamente uma redução de sua taxa de crescimento econômico.

Esses fatores, aliados ao fato de que as políticas monetária, fiscal e de intervenções dos bancos centrais nos mercados financeiros parecem ter chegado a um limite de utilização para fins de reativação da economia e controle da crise financeira, foram responsáveis por fortes quedas nos dois principais mercados de valores que ainda alimentavam ganhos para os mega investidores internacionais.

De fato, pela primeira vez nesse ano os mercados de ações e de commodities sofreram perdas muito significativas, de modo que no momento atual pode-se dizer que há uma desvalorização generalizada da riqueza a nível global, combinando perdas acentuadas nos mercados imobiliários, acionários e de commodities.

Em seu presente estágio, a situação acima descrita pode estar beneficiando mais do que prejudicando algumas economias dentre elas a economia brasileira porque reduz o perigo de inflação. No entanto o benefício de hoje ameaça se transformar em grave problema mais à frente. Pela primeira vez nesse ano as chamadas commodities (petróleo, soja, trigo, etc) tiveram seus preços reduzidos nos mercados internacionais. A depreciação de valores foi de magnitude apreciável e se prolonga por dois meses ou mais dependendo do caso, não configurando, assim, um simples movimento ocasional.

Esses menores preços resultam de avaliações que agora mais do que no passado recente se revelam mais pessimistas sobre o quadro de crescimento da economia mundial e da situação financeira de grandes empresas e bancos, especialmente dos EUA. A dúvida fez reverter a última das "bolhas" especulativas que tiveram lugar no último ciclo econômico.

A "bolha de commodities" vinha se formando nos últimos anos movida pelo intenso crescimento da demanda provocado pelo dinamismo da economia mundial, em particular da China. Porém, ganharia um enorme impulso em função da redução da taxa de juros nos EUA e da conseqüente valorização do dólar, daí as pressões inflacionárias que ocorreriam no Brasil e, de forma ainda mais grave, em vários outros países.

No cenário que se apresenta atualmente como mais provável, há uma trégua em curso na inflação de commodities, o que abre uma perspectiva muito favorável para que a recente redução do ritmo da inflação brasileira seja renovada e permita índices mais baixos de aumento de preços nesse e no próximo ano.

Como se sabe, em julho o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede oficialmente a inflação no Brasil) foi menor (0,53%) do que em junho (0,74%), em função de menores elevações dos preços de alimentos. Mais importante, os índices parciais para inflação em agosto mostram que o recuo segue firme.

O índice de preços ao consumidor da FIPE-USP aumentou 0,38% na primeira quadrissemana de agosto e 0,34% na segunda quadrissemana, novamente em função de um ritmo mais brando para o item alimentação. Já o IGP-M, um índice calculado pela Fundação Getúlio Vargas, que em sua primeira prévia do mês de agosto registrara variação praticamente nula (0,01%), na segunda prévia anotou deflação de 0,12%.

Cabe notar que na segunda prévia de julho o índice havia sido de 1,79%, o que mostra a forte reversão recente do quadro inflacionário. Finalmente, a inflação pelo IPCA na primeira metade de agosto registrou uma intensa desaceleração. Foi de 0,35% no mês, contra 0,63% no mesmo período de julho, mais uma vez, devido a uma abrupta desaceleração dos preços dos alimentos.

É claro que diante da continuidade da trajetória acima fica muito melhor o horizonte projetado para economia brasileira em 2009 já que a elevação de juros poderá ser abreviada, com menores impactos sobre as contas públicas, o custo do crédito e as decisões de investir. Dois comentários adicionais se fazem necessários.

O primeiro é que o rendimento médio das pessoas ocupadas nas principais regiões urbanas do país, segundo divulgou na semana passada o IBGE, acusou significativo aumento real no mês de julho (3,0%) com relação ao mesmo mês do ano passado, o maior índice de crescimento desde janeiro. A pesquisa mostrou também que a massa real de rendimentos cresceu 7,2% nesse mês. Como cabe notar, a massa de rendimentos constitui a base do mercado interno consumidor.

Isso mostra que se daqui para frente a inflação de fato ceder, o rendimento real das pessoas e o poder de compra global da população brasileira sairão relativamente preservados da onda de majorações de preços que teve lugar no primeiro semestre do ano. Sofrerá pouco, em outras palavras, o poder de consumo da população.

O outro ponto é que não se deve subjugar os efeitos negativos que essa mesma conjuntura internacional pode gerar para a economia brasileira. Sendo aprofundado, o recuo dos preços das commodities irá ampliar os déficits no setor externo brasileiro que já sofre com um menor saldo comercial e com as altas remessas de lucros para o exterior. O Brasil também vem aceitando muito passivamente o rótulo de ser uma economia eminentemente produtora de commodities, o que pode lhe ser prejudicial por afastar investidores e gerar expectativas adversas sobre o seu crescimento.

Júlio Gomes de Almeida é professor da Unicamp e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe