terça-feira, 4 de setembro de 2007

Ciro é, sim, competitivo

O ex-ministro Ciro Gomes teve ontem, em São Paulo, a sua candidatura à presidência lançada pelo chamado Bloco de Esquerda, composto por PCdoB, PSB, PDT, PRB (do vice-presidente José Alencar) e outras siglas de menor importância. Ainda não é oficial, óbvio, pois falta muito tempo para a eleição e o cenário ainda deve mudar bastante até 2010. Com todas as ressalvas possíveis, o que se pode dizer desde já é que a candidatura de Ciro é competitiva, mesmo que o PT apresente candidato e descartada a hipótese de terceiro mandato para Lula – neste caso Ciro não concorreria.

O que conta a favor de Ciro é o seu carisma. Muitos cientistas políticos não entendem que salvo raríssimas exceções (Fernando Henrique Cardoso, Eurico Gaspar Dutra), é preciso ser carismático para vencer uma eleição direta para a Presidência da República. Basta olhar para trás: Lula, Collor, Jânio Quadros, Juscelino, Getúlio... Ciro Gomes sabe se comunicar com o povão e pode surpreender, pois conta com a simpatia do presidente Lula.

7 comentários:

  1. As eleicoes de 2010 sera igual a de 1989. Cadidatos para todos os gostos. Tera diversos candidatos competivos.

    ResponderExcluir
  2. Paz e bem!

    Tenho a impressão de que Ciro Gomes poderá aglutinar forças similares às que se aglutinaram em favor da eleição e re-leição de Lula.

    Um ponto chave para a candidatura do Ciro é que ano que vem o Bloco de Esquerda eleja prefietos em importantes cidades. Aqui em Porto Alegre um nome muito forte é o da deputada Manuela d'Ávila do PCdoB.

    ResponderExcluir
  3. Ciro é competitivo sim, mas se não tiver o apoio de Lula, acredito que nem pro segundo turno irá.

    ResponderExcluir
  4. O Ciro com apoio do Lula é imbatível. E, ao contrário de outros pré-candidatos (um certo ministro me vem à lembrança), é confiável. Só lamento que ele possa estar sendo frito pelo lançamento antecipado.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a opinião do Thomaz. Voto no Rio de Janeiro e aqui a coisa está mais embolada, com o César Maia tentando ciscar na seara do Garotinho para fulminar com uma possível e "teórica" do PT-Rio. Não sou paulista mas acabei de ouvir e ver pela TV Senado, a atitude desleal (para ser elegante neste post) do Suplicy que depois de muitos meandros votou a favor do relatório da oposição de cassação do Renan(que conta ainda com outro ser de duas caras, o Renato Casagrande) e no finzinho, joga para o plenário a decisão, quando disse que espera que o Renan apresente mais explicações às "dúvidas" que ele (Suplicy) tem. Não sou alagoana, não ponho a mão no fogo pelo Renan, mas no caso em pauta ninguém provou que o tal lobista (figura de mercado perfeitamente legítima nos EUA) ou a empreiteira pagaram as dívidas do Renan. Dizem que falta de decoro não precisa de provas, porque é um julgamento político. Ora, se for assim, basta criar um caso, publicar numa revista que se venda para isso (e parece haver muitas necessitadas de grana), contar com o apoio da mídia, e cassar o mandato de qualquer um. Se fosse eleitora do Renan, me sentiria indignada (por esse processo; outros não sei). Agora o tal Suplicy já nem é mais um "em cima do muro", é um trânsfuga, devia estar no PSDB há muito tempo, ou no ex-PFL. Não sei como os paulistas chegados à esquerda ainda votam nesse mau caráter.

    ResponderExcluir
  6. Os tempos estão mudados! Ouvir da Vera que o Renan é melhor que o Suplicy, hehehe....

    ResponderExcluir
  7. Allan Ravagnani, da mesma maneira que o Geraldo foi fraco no NE, o Ciro é fraquíssimo no Sul.

    Essa estória de que o Lula será um bom cabo eleitoral é lenda. O presidente é forte hoje porque a turma do bolsa-esmola não quer perder seu quinhão. Bastou ver que após 2010 o "senhor" será outro, a turma "família" seguirá aquele que melhor apresentar as garantias da sequência dos benefícios eternos e eleitoreiros.

    E o Ciro não terá nem os votos petistas...

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.