Pular para o conteúdo principal

Resultado da pesquisa Ibope no Rio Grande do Sul é mais uma dor de cabeça para Geraldo Alckmin

A pesquisa realizada pelo Ibope entre os dias 19 e 22 deste mês, apenas no Rio Grande do Sul, traz mais uma má notícia para Geraldo Alckmin (PSDB): mesmo após as inserções dos programas do PSDB e PFL, o presidente Lula segue na frente, com 39% das intençõs de voto contra 26% de Alckmin. Os tucanos estão trabalhando com afinco para que a votação nas regiões sul e sudeste compense a enorme diferença a favor de Lula que existe no norte e nordeste, e os números de Alckmin no Rio Grande são desanimadores. É certo que no Sul Lula está bem abaixo da sua média nacional, de 48%, mas o problema é que Alckmin não consegue superar muito a casa dos 25%. Do ponto de vista tucano, para compensar o estrago que o bolsa família faz entre os eleitores do norte e nordeste, Alckmin teria que abrir uma boa diferença a seu favor no Sul – o ideal seria que o placar divulgado pelo Ibope estivesse invertido.

Não é possível comparar o número da pesquisa Ibope com as anteriores, já que o instituto realizou a sua primeira enquete exclusiva com os gaúchos. Porém, na última pesquisa do instituto, realizada entre os dias 5 e 7 de junho, Lula aparecia com 36% da região Sul e Alckmin, com 15%. O problema é que no Rio Grande do Sul, em particular, o PSDB está jogando muito mal: lançou a Yeda Crusius para o governo do Estado, deixando desconfortável o governador Germano Rigotto (PMDB), candidato à reeleição e ideologicamente próximo aos tucanos. Rigotto esteve com o presidente Lula na semana passada e teria selado um pacto de não-agressão com o petista Olívio Dutra. Lula pode até ter dois palanques no Estado, se o PT gaúcho aceitar um apelo do presidenciável.

Leia abaixo matéria da Agência Estado com os dados da pesquisa realizada pelo Ibope.


Ibope mostra Lula à frente de Alckmin no RS

Lula tem 39% das intenções de voto na modalidade estimulada e 25% na espontânea. Alckmin aparece com 26% dos votos na estimulada e 11% na espontânea

Elder Ogliari


PORTO ALEGRE - Pesquisa do Ibope mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderando a disputa pelo preferência dos eleitores gaúchos, com 39% das intenções de voto na modalidade estimulada e 25% na espontânea. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, aparece em segundo lugar, com 26% dos votos na estimulada e 11% na espontânea. Mas alcança um empate técnico na projeção para o segundo turno, para a qual tem 39% das intenções de voto contra 42% de Lula. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Lula lidera também na rejeição. Dos 1.008 eleitores ouvidos pelo instituto em 61 municípios do Rio Grande do Sul entre os dias 19 e 22 de julho, 37% declararam que não votariam no atual presidente em hipótese alguma. O segundo maior índice de rejeição, de 31%, é para Enéas Carneiro (Prona), que desistiu de concorrer depois das entrevistas feitas pelo Ibope. A rejeição a Alckmin é de 12%.

Na estimulada, Heloísa Helena (PSOL) tem 8%, Enéas tem 6% e Cristovam Buarque (PDT) e José Maria Eymael (PSDC) têm 1%. Na espontânea, Heloísa Helena tem 2%. Enéas e José Serra (PSDB) têm 1%. A rejeição é de 12% para Heloísa Helena, de 11% para Cristovam e de 10% para Eymael.

A pesquisa, divulgada pelo jornal Zero Hora e RBS TV, foi encomendada pela Televisão Gaúcha S.A. e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 044386/2006.

Senado

A mesma sondagem identificou as intenções de voto para a vaga ao Senado destinada ao Rio Grande do Sul neste ano. Pedro Simon (PMDB), que busca a reeleição, tem 42% na estimulada e 8% na espontânea. Miguel Rossetto (PT) aparece em segundo lugar, com 7% na estimulada e 1% na espontânea.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe