Não é possível comparar o número da pesquisa Ibope com as anteriores, já que o instituto realizou a sua primeira enquete exclusiva com os gaúchos. Porém, na última pesquisa do instituto, realizada entre os dias 5 e 7 de junho, Lula aparecia com 36% da região Sul e Alckmin, com 15%. O problema é que no Rio Grande do Sul, em particular, o PSDB está jogando muito mal: lançou a Yeda Crusius para o governo do Estado, deixando desconfortável o governador Germano Rigotto (PMDB), candidato à reeleição e ideologicamente próximo aos tucanos. Rigotto esteve com o presidente Lula na semana passada e teria selado um pacto de não-agressão com o petista Olívio Dutra. Lula pode até ter dois palanques no Estado, se o PT gaúcho aceitar um apelo do presidenciável.
Leia abaixo matéria da Agência Estado com os dados da pesquisa realizada pelo Ibope.
Ibope mostra Lula à frente de Alckmin no RS
Lula tem 39% das intenções de voto na modalidade estimulada e 25% na espontânea. Alckmin aparece com 26% dos votos na estimulada e 11% na espontâneaElder Ogliari
PORTO ALEGRE - Pesquisa do Ibope mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderando a disputa pelo preferência dos eleitores gaúchos, com 39% das intenções de voto na modalidade estimulada e 25% na espontânea. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, aparece em segundo lugar, com 26% dos votos na estimulada e 11% na espontânea. Mas alcança um empate técnico na projeção para o segundo turno, para a qual tem 39% das intenções de voto contra 42% de Lula. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.
Lula lidera também na rejeição. Dos 1.008 eleitores ouvidos pelo instituto em 61 municípios do Rio Grande do Sul entre os dias 19 e 22 de julho, 37% declararam que não votariam no atual presidente em hipótese alguma. O segundo maior índice de rejeição, de 31%, é para Enéas Carneiro (Prona), que desistiu de concorrer depois das entrevistas feitas pelo Ibope. A rejeição a Alckmin é de 12%.
Na estimulada, Heloísa Helena (PSOL) tem 8%, Enéas tem 6% e Cristovam Buarque (PDT) e José Maria Eymael (PSDC) têm 1%. Na espontânea, Heloísa Helena tem 2%. Enéas e José Serra (PSDB) têm 1%. A rejeição é de 12% para Heloísa Helena, de 11% para Cristovam e de 10% para Eymael.
A pesquisa, divulgada pelo jornal Zero Hora e RBS TV, foi encomendada pela Televisão Gaúcha S.A. e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 044386/2006.
Senado A mesma sondagem identificou as intenções de voto para a vaga ao Senado destinada ao Rio Grande do Sul neste ano. Pedro Simon (PMDB), que busca a reeleição, tem 42% na estimulada e 8% na espontânea. Miguel Rossetto (PT) aparece em segundo lugar, com 7% na estimulada e 1% na espontânea.
Comentários
Postar um comentário
O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.