Pular para o conteúdo principal

Lula cresce 5 pontos e Alckmin empaca

Foram divulgados há pouco os números do levantamento feito pelo Ibope para a Confederação Nacional da Indústria sobre a sucessão presidencial e aprovação do governo federal.

Lula cresceu 5 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior e Geraldo Alckmin (PSDB) permaneceu estável. Nos dois cenários pesquisados – com PMDB e sem PMDB –, Lula vence a eleição no primeiro turno. No primeiro cenário, Lula tem 48% contra 18% de Alckmin e 5% de Heloísa Helena (PSOL). Pedro Simon, que não será mais candidato, aparecia com 2%. No cenário sem o PMDB, Lula tem 48%; Alckmin, 19%; e Helena, 6% Na simulação de segundo turno, Lula cresceu de 49% para 53% e Alckmin caiu de 31% para 29%.

A aprovação do governo também subiu: 44% dos brasileiros consideram o governo ótimo ou bom contra 38% em março. É o maior percentual de ótimo/bom registrado desde junho de 2003, quando foi aplicada a primeira pesquisa do Ibope a respeito do governo Lula. Somados aos que consideram o governo regular (36% do total), poder-se-ia dizer que o governo Lula consegue espantosos 80% de aprovação contra19% de rejeição – são os que consideram a gestão petista ruim ou péssima. Em março, a soma destes era maior, de 22% do total.

O resultado do levantamento é má notícia para Alckmin porque revela que Lula não foi afetado pela invasão da Câmara pelos militantes do MLST. O crescimento do presidente, porém, deve ser visto com alguma parcimônia, pois ocorre em relação ao levantamento feito em março, e não no mês passado. Na verdade, os números do Ibope estão em linha com os do último levantamento do instituto, realizado por encomenda da TV Globo neste mês. Em relação a esses números, os dois candidatos ficaram estáveis. O Ibope, porém, não compara as pesquisas encomendadas por entidades diferentes porque a metodologia de cada levantamento é distinta.

De toda maneira, ainda considerando a estabilidade do cenário eleitoral, a notícia é ruim para Alckmin porque a cúpula tucana esperava alguma queda nas intenções de voto no presidente. Isto não se verificou e no caso da aprovação do governo Lula, a recuperação da taxa aos níveis de junho de 2003 é um balde de água fria no discurso tucano do "choque de gestão". Por que mudar, raciocinam os eleitores, se para 55% deles este governo é melhor do que o de Fernando Henrique (23% consideram igual e só 18%, pior) ?

Apesar de tudo, Alckmin dirá hoje que está tranquilo e que os números não o preocupam. A continuar assim, vai terminar a eleição tão zen como começou: zen votos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe