Pular para o conteúdo principal

Procura-se o "anti-Marta"

Uma boa maneira de entender o resultado da última pesquisa do Ibope sobre a eleição em São Paulo é olhando para trás. Sim, conhecer o passado ajuda a entender o presente e permite até que o analista faça previsões com algum grau de segurança.

Bem, então vamos lá. Primeiro, vale a pena lembrar como foram as eleições na capital paulista. Desde a redemocratização, tivemos cinco. A primeira foi em 1985, que consagrou o conservador Jânio Quadros (PTB). Contra ele concorreram Fernando Henrique Cardoso (PMDB) e Eduardo Suplicy (PT). Cardoso tinha tudo para ser o "anti-Jânio", mas fez muita bobagem na campanha e acabou perdendo para a sua própria arrogância. Sim, é verdade que Suplicy teve ali uma certa "culpa" porque sua candidatura dividiu o campo da esquerda, mas seria inimaginável para um partido em formação, como era o PT à época, deixar de disputar a eleição com um cabeça de chapa.

A eleição seguinte, em 1988, foi disputada por Paulo Maluf (PDS), que aglutinava o eleitorado conservador e na prática era o candidato do prefeito Jânio, José Serra (PSDB), João Leiva (PMDB) e Luiza Erundina (PT). Os três disputavam o voto dos setores progressistas e só na reta final Erundina se firmou como o "anti-Maluf", vencendo o pleito de forma surpreendente.

Quatro anos depois, em 1992, o PT lançou Eduardo Suplicy e a situação se inverteu. Paulo Maluf (PDS) logo se tornou o "anti-PT" - Aloysio Nunes Ferreira (PMDB) e Fábio Feldman (PSDB) ficaram à margem da eleição - e a campanha se tornou uma disputa entre Suplicy e o candidato do PDS, que acabou vencendo o pleito.

Em 1996, pela primeira vez foi eleito um candidato que representava a situação. Bem avaliado, o prefeito Paulo Maluf conseguiu eleger seu secretário de Finanças, Celso Pitta, pelo PPB, novo nome do PDS. A divisão do campo progressista entre Luiza Erundina (PT), José Serra (PSDB) e Francisco Rossi (PDT) também ajudou Pitta, pois o eleitorado não conseguiu escolher nenhum dos três como o "anti-Maluf". Ou melhor, até escolheu – Erundina passou para o segundo turno com 27% contra 14% de Serra e 7% de Rossi –, mas a candidata não conseguiu trazer para o seu lado o eleitorado tucano, que já começava a se distanciar do campo progressista e a pender para a direita.

A eleição seguinte foi uma das mais disputadas da história da capital. O governo de Celso Pitta foi um desastre tão grande que obrigou o seu padrinho Maluf a disputar o pleito para tentar reverter a péssima imagem deixada pelo seu sucessor. Nunca é demais lembrar que durante a campanha de 1996, Maluf havia recomendado o voto em Pitta de uma maneira bem arrojada: "Vote no Pitta. Se ele não for um bom prefeito, nunca mais vote em mim", dizia Maluf. Apesar da tragédia que foi a gestão Pitta, Maluf ainda tinha um eleitorado cativo - na verdade, ainda tem, mas muito menor hoje do que àquela época - e liderava as pesquisas. O PT lançou Marta Suplicy, que vinha de uma campanha para o governo do Estado muito bem sucedida, em que terminou em terceiro lugar por uma ínfima percentagem em relação ao tucano Mário Covas, que acabou batendo o mesmo Maluf e se elegendo governador. O PSDB apostou suas fichas no então vice-governador Geraldo Alckmin. Romeu Tuma (PFL) e Luiza Erundina (PSB) correram por fora. Marta passou para o segundo turno em primeiro lugar e por uma pequena margem Alckmin não superou Paulo Maluf. O tucano ficou na terceira colocação, mas desta vez o sentimento anti-malufista era bem maior do que em 1996 e o apoio do governador Covas a Marta acabou convencendo o pessoal do PSDB a votar na petista, que venceu a eleição como a representante do tal sentimento anti-malufista.

Na eleição de 2004, que ainda está fresca na memória dos paulistanos, a polarização entre as candidaturas da então prefeita Marta Suplicy (PT) e de José Serra, recém derrotado por Lula na eleição presidencial de 2002, se impôs com naturalidade. Foi uma eleição muito disputada: Serra jogou nos erros da adversária e conseguiu vencer, deixando em seguida a prefeitura para disputar o governo de São Paulo.

Tudo isto posto, é possível dizer que o eleitorado da capital se divide em dois grupos bastante distintos: o que procura uma alternativa progressista e o que se alinha ao representante conservador. Evidentemente, há os que se juntam ora a um lado, ora ao outro, dependendo do candidato e da conjuntura. Sempre que um dos lados apresenta uma candidatura forte, o eleitorado rapidamente identifica e se coloca ao longo da campanha em posição de apoio à tal candidatura. Se o outro pólo não tem um nome natural para o embate, o que o eleitorado faz é ir observando o comportamento dos candidatos até "encontrar" a alternativa - o que estamos chamando aqui de "anti-candidato". Algumas vezes, como ocorreu em 1996, a divisão acaba prejudicando um dos lados e sendo decisiva para o resultado da eleição.

Pois bem, hoje parece claro que o campo progressista escolheu Marta Suplicy como a sua representante. É muito difícil imaginar que Soninha ou Ivan Valente consigam crescer nesta conjuntura. A esquerda é de Marta e dela ninguém vai conseguir tirar este eleitor. No campo conservador, são três as candidaturas colocadas: a de Geraldo Alckmin (PSDB), Gilberto Kassab (DEM) e Paulo Maluf (PP). Muita gente acha que na verdade apenas Alckmin e Kassab estão na disputa, mas este blog não descarta a hipótese de uma guerra fratricida levar o eleitorado conservador a optar por Maluf, deixando os dois de fora de um eventual segundo turno. Claro que é uma hipótese ainda improvável, neste momento. Os paulistanos que gostariam de ver um conservador no Palácio do Anhangabaú estão tateando no escuro, procurando referências. Em 15 ou 20 dias, o cenário ficará mais claro. Se Alckmin cair mais um pouco, tudo pode acontecer. Se o ex-governador recuperar terreno, será ele o "anti-Marta". Só a partir daí será possível analisar melhor as perspectivas da própria Marta e do candidato da direita.

Comentários

  1. Nossa, que puta texto.
    Esclarecedor. Brilhante, até.

    Venho zapeando por vários blogs procurando um texto como esses.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe