Pular para o conteúdo principal

Ibope: queda de Serra é expressiva

Agora que a poeira começa a baixar, este blog finalmente vai analisar a pesquisa Ibope sobre o cenário pre-eleitoral da sucessão de Lula. Praticamente todos os jornais e portais da internet destacaram a subida de Ciro Gomes (PSB) e a "estréia" de Marina Silva (PV), que já chega a 6% das intenções de voto. São fatos importantes, mas a maior novidade foi ocultada das análises. O que chama atenção mesmo é a queda de José Serra (PSDB) na pesquisa. Sim, porque o governador de São Paulo está mudando de patamar - sempre esteve perto dos 40%, tendo até obtido intenção de votos superior aos 40% e agora aparece com 34%, muito mais perto da casa dos 30%, um nível perigoso e que pode até tirá-lo do segundo turno, caso a disputa de 2010 acabe embolada. Serra está preocupado, a nota abaixo, da jornalista Mônia Bergamo, publicada nesta quinta-feira na Folha de S. Paulo mostra bem isto.

O efeito recall de Serra é muito forte e todo político experiente sabe que quando a campanha eleitoral de fato começar, este ganho acaba e o que vale mesmo é a campanha em si, o programa na televisão e o discurso do candidato. Serra não tem hoje uma fórmula para apresentar aos eleitores - apostava na crise econômica para vender a ideia de que é o único capaz de gerenciar os problemas do país. Só que a crise não é, até o momento, um problema grave para o governo, ao contrário, a candidata de Lula poderá passar a campanha afirmando que o atual governo "venceu a guerra", ao passo que o tucanato sempre perdeu. Se optar por uma campanha parecida com a que realizou para o governo de São Paulo, baseada na sua própria biografia e sem entrar em bolas divididas, Serra vai perder espaço, pois a boa gestão no ministério da Saúde não é suficiente para contrabalançar os pontos negativos de seu governo em São Paulo - segurança pública à frente.

Comparativamente aos outros candidatos, é complicada a situação da oposição, pelo menos em termos do discurso possível neste momento. Ciro vai se apresentar como alternativa à Dilma, mas seguindo os passos de Lula. Ele dirá que é o mais viável na base governista, aquele que pode dar continuidade e melhorar o que está indo bem. Marina também já tem um discurso pronto, com foco no meio ambiente, mas trazendo para a sua candidatura a áura de "petista pura", ética e capaz justamente de adequar o bom governo de Lula (estão aí os 80% de aprovação que não deixam mentir) aos padrões éticos que uma parcela do eleitorado gostaria de ter no país. Heloísa Helena não será candidata, mas se por acaso mudar de ideia, disputaria com Marina esta mesma faixa do eleitorado. Dilma, é claro, vai colar em Lula, é a candidata da continuidade pura e simples.

Assim, é bom mesmo José Serra se preocupar com a queda expressiva de suas intenções de voto e procurar elaborar um discurso e plataforma coerentes para tentar manter o favoritismo que hoje possui. Não será nada fácil, porque, aliado ao DEM, sua candidatura pende para a direita, e o momento político latino-americano não está nada favorável a discursos conservadores ou liberais. O que está vindo com força no imaginário popular, ao contrário, é a crença no Estado como fomentador do desenvolvimento e regulador da iniciativa privada. Serra pode até pensar assim, de fato é um economista que sempre acreditou na teoria keynesiana, mas terá dificuldade de se apresentar desta maneira ao lado dos Bornhausens, Heráclitos, Demóstenes e outros democratas menos cotados, para não falar na "ala serrista" do PMDB, que traz dinossauros das mais variadas espécies. O jogo parece fácil para Serra, mas uma análise mais profunda revela que as dificuldades estão só começando.
A seguir, o texto de Mônica Bergamo.

MONTANHA-RUSSA
A comparação entre a pesquisa de ontem e os números divulgados pela mesma CNI em junho mostra que Serra caiu de 38% para 34%. Os técnicos e o governador, no entanto, trabalham com um número maior, já que comparam os dados com o de outra sondagem do Ibope, mais recente, feita entre 29 de agosto e 1º de setembro por encomenda do PMDB. Nela, Serra aparecia com 41%, Dilma com 13%, Ciro Gomes com 14%, Heloísa Helena com 9% e Marina Silva com 3%. Em relação aos números divulgados ontem, portanto, Serra caiu sete pontos, Dilma, Ciro e Heloísa Helena se mantiveram no mesmo patamar e Marina Silva dobrou de tamanho, para 6%.

Comentários

  1. Não descarte a hipótese de manipulação da pesquisa em favor de Serra. O site de PHA traz a análise de um comentarista que teve o cuidado de ler os prospectos dessa pesquisa do Ibope, e demonstrou que o número de pesquisados com curso superior foi violentamente alterado, desfavorecendo assim o peso dos eleitores de baixa renda, potenciais apoiadores do candidato de Lula. Montenegro, presidente do Ibope, tem se mostrado um cabo eleitoral de Serra, proclamando a vitória do governador com antecedência. Enfim, não deixe de incluir em suas análises essa variável da manipulação das pesquisas, sobretudo em se tratando do Ibope.

    ResponderExcluir
  2. Olha, a patuléia não está nem aí para essas pesquisas, nós, do andar do limo, nem sabemos quem são essas criaturas citadas em qualquer tipos de pesquisas, isso é tudo mentira, não vale para nada, somente serve para conversa fiada, no dia D as coisas serão totalmente diferente, ainda mais com o advento desse novo canal internet...
    Vamos observar a massa blogueira, coisa nova nesse mundo de mentiras!!!

    ResponderExcluir
  3. Leia a entrevista de Chalita hoje no Estadão e confirme o que tode mundo sabe sobre o caráter de tal pessoa, agora com a visão de alguém que veio desse ninho. Essa também é a comprovação de que a mídia está ligada a tal pessoa, uma vez que o comportamento dela passou a ser idêntico ao do candidato em questão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe