Pular para o conteúdo principal

Rodini: palco eleitoral

Em mais uma colaboração para o Entrelinhas, o craque Jorge Rodini, diretor do instituto de pesquisas Engrácia Garcia, escreve sobre o levantamento do Ibope sobre o cenário pré-eleitoral da sucessão do presidente Lula. Abaixo, na íntegra, para os leitores do blog. Mais tarde, a prometida leitura do Entrelinhas sobre os números da pesquisa.

A recente pesquisa Ibope revela um desgaste na candidatura Dilma , um avanço na de Ciro Gomes, uma melhora na de Marina Silva e Serra mantendo uma liderança inquestionável.
Ciro, ao mostrar-se seguro, parece arrogante. Pode tirar votos de Dilma e Serra no Nordeste, mas sempre desconfiamos que ele vá mostrar seu lado machista em excesso e sua auto-suficiência em demasia.
Marina, de fala mansa, agrada o eleitorado. Precisa debatar temas nacionais e manter como pano de fundo o meio ambiente. Tem a vantagem de ter se desgarrado do PT, mantido seu idealismo e conviccões. Sua origem humilde, gênesis acreana e companhia de Chico Mendes revela ser do PT puro, original e não do PT genérico que afasta suas melhores cabeças.
Heloisa Helena com seu discurso aguerrido, porém arcaico, perde o encanto. Dilma emPACa. A ausência de cargos eletivos em sua carreira política é um entrave. No momento é o apoio de Lula que a sustenta. A imagem percebida de Dilma pelos eleitores é de uma candidata que precida da bênção de seu chefe.
Serra surfa por possuir recall elevado das últimas eleições e, especialmente, pelo seu desempenho com ministro da Saúde corajoso que colocou os genéricos nas prateleiras das farmácias.
Lula flutua. Sua alta popularidade, apesar dos diversos deslizes de seus companheiros e dele próprio, concede ao presidente uma posição superior nesta eleição. Sabe que se pudesse ser candidato, estaria eleito. Porém, ao colocar um bigode maranhense em sua biografia, Lula abdicou de vez do PT de Marina, Chico Mendes e tantos outros.

Comentários

  1. Parece uma avaliação equilibrada. E confirma minha percebção de que sim, teremos uma mulher presidenta, Marina Silva.
    Marcos Peixoto Mello Gonçalves

    ResponderExcluir
  2. Depois das Declarações do Montenegro, quem acredita nas pesquisas deste instituto.

    ResponderExcluir
  3. Olá Luis Antonio,
    Sou leitor das antigas de seu blog, mas somente hoje estou me manifestando. E de cara tomo a liberdade de fazer um trocadilho com seu colaborador. Vou chamá-lo de Mr. Engracia ou Sr. Engraçado. O Sr. Engraçado repete, no texto acima, o lenga-lenga da grande imprensa sobre o Presidente, a Dilma e o Ciro Gomes, mas não vê nenhuma contradição no governo Serra e na canditdura da Marina e no seu novo partido. Além disso, o Sr. Engraçado faz uma grosseria com a Chefa da Casa Civil. Em minha terra, que o "cientista político" não deve conhecer, quem empaca é asno, burro e jumento. Cruzei esse país de carro no início de 2009 numa viagem de São Paulo a Tocantins, e posso garantir que tirando os 120 reais de pedágios gastos no estado de São Paulo, o país aí pra cima tá bombando e com estradas boas, a ferrovia norte sul e outras obras de infra-estrutura do PAC. Porque não dizer que São Paulo está empacada. Que o Metrô dos tucanos (há tantos anos no poder) está empacado embora a maciça publicidade do governo do estado queira dizer o contrário. Nesse caso não vejo nenhum "cientista político" dizer que é necessário haver alternância no poder.
    Quanto a obviedade de que o candidato Ciro Gomes é arrogante, a mesma alardeada pela grande imprensa tranformada em partido de oposição, talvez o Sr. Engraçado esteja incomodado com as ultimas entrevistas do deputado em que ele aponta as contradições da aliança entre a mídia e a oposição.
    Mas, o que mais me incomoda é que o Sr. Engraçado não analisa de fato a pesquisa, seus métodos e processos. A pesquisa é tomada como verdade e sobre ela, ele tece as generalizações já presentes no colunistas da mídia tradicional.
    O deputado Brizola Neto, em seu blog Tijolaço do Brizola (ver http://tijolaco.com/?p=4505) questiona, por exemplo, porque a pesquisa IBOPE/CNI aponta a Dilma com a maior rejeição (em torno de 40%) se a mesma é conhecida de apenas 32% do público pesquisado. Não há uma contradição ou manipulação aí? São esses aspectos das pesquisa que acho interessante e que o Sr. engraçado não trata, prefere malhar o governo federal e seus aliados e proteger Serra. Ou seja, tudo aquilo que a grande imprensa já faz. Não acrescenta, portanto, nada para um blog que se notabilizou pela crítica da imprensa (escrita sobretudo).
    Humberto Pimentel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe