sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Olha a marolinha aí, gente...

A notícia do dia está em todos os portais e abaixo, na versão da Folha Online.

Inadimplência cai 13% em agosto impactada por emprego, diz SPC

A inadimplência dos consumidores caiu 13,16% em agosto, em relação a julho, e 1,38% em relação a agosto do ano passado. No acumulado do ano a queda foi de 8,8%.

Segundo levantamento da SPC Brasil/CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), a queda foi impulsionada pela recuperação do emprego e pelo aumento da massa salarial do trabalhador.


Bem, não é preciso ser nenhum gênio da economia para perceber que uma queda desta magnitude significa que a economia brasileira está se recuperando do baque da crise. Mas não é só isto. Em 2010, terá um significado bastante importante o PIB deste ano de 2009, mais até do que a sensação de recuperação econômica que 2010 certamente vai apresentar. É que em todas as outras crises, muito mais brandas do que as atuais, o Brasil sucumbiu. E naquela época, quem é que tomava conta da lojinha? O tucanato... Agora, em condições muito mais complicadas, na tal maior crise da história do capitalismo, não é que o Brasil se mostra forte e com todas as condições de superar os problemas decorrentes da turbulência internacional, que desta vez atingiu não países satélites, mas o coração do império do capitalismo? Bem, certamente o PSDB dirá que os méritos são de Fernando Henrique Cardoso, o Grande, aquele que botou o país no rumo do crescimento... Resta saber se tal discurso irá colar no eleitorado.

É muito cedo para saber, em setembro de 2005 analista nenhum diria que Lula venceria a eleição com a facilidade que venceu em 2006. Em setembro de 2009, o favorito é José Serra, mas, com o perdão do chavão, muita água vai rolar debaixo da ponte até outubro do próximo ano, quando, enfim, os brasileiros, com os olhos nos seus bolsos (e bolsas) irão às urnas para escolher o próximo presidente da República. Dizer que Dilma é favorita é uma bobagem, mas menosprezar a força eleitoral de Lula também pode ser fatal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.