Pular para o conteúdo principal

Paulo Renato, o ingênuo, consulta banqueiro

A matéria abaixo, do Terra Magazine, merece ser lida para uma melhor compreensão de como funciona o parlamento brasileiro. Segundo um gaiato que soube do fato, quando o deputado Paulo Renato (PSDB) decidir escrever sobre futebol, vai "consultar" seu amigo Ricado Teixeira; se o assunto for música, "consultará" o eclético Caetano Veloso. Afinal vale o ditado: amigos, amigos, negócios à parte...

Paulo Renato Souza: "não tenho ghostwriter"

Raphael Prado

Um erro da secretária e um grande mal-estar criado. O deputado federal Paulo Renato Souza (PSDB-SP), ex-ministro da Educação do governo Fernando Henrique Cardoso e uma das maiores expressões do partido, foi convidado a escrever um artigo para a Folha de S.Paulo.
No texto, segundo o jornal - o conteúdo ainda não foi publicado - "o deputado critica a intenção do governo federal de passar o Besc (Banco do Estado de Santa Catarina) para o controle do Banco do Brasil". Mas ao encaminhar o artigo, por e-mail, a secretária não apagou o cabeçalho de uma mensagem anterior: Paulo Renato havia consultado Márcio Cypriano, presidente do Bradesco, sobre o artigo: "Por favor, veja se está correto e se você concorda, ou tem alguma observação", escreveu ao banqueiro.

- Eu não submeti à aprovação, eu pedi a opinião dele - disse o parlamentar em entrevista a Terra Magazine.

O deputado não vê nenhum problema em ter consultado "um amigo", mesmo que ele fosse dono de um banco privado e que, por esse motivo, pudesse ter interesses no tema de que tratava o artigo. Diz que as idéias que estão ali são dele, Paulo Renato.

- O problema de eu ter pedido a opinião dele (Márcio) não significa que eu fosse adotar a opinião dele. As opiniões que estão ali são minhas. Eu escrevi o artigo. Ninguém escreveu para mim. Eu não tenho ghostwriter , eu sempre escrevo meus artigos.

O erro da secretária tornou pública a consulta e gerou mal-estar para o deputado. Leia a íntegra da rápida conversa com o ex-ministro da Educação:

Terra Magazine - O senhor submeteu seu artigo à aprovação do presidente do Bradesco?
Paulo Renato Souza - Não, não. Essa palavra não é correta. Eu não submeti à aprovação, eu pedi a opinião dele.

Mas o senhor pediu a opinião sobre o conteúdo do artigo.
Exatamente. Ele é meu amigo, eu o encontrei casualmente e estava com o artigo já semi-pronto, então pedi a opinião dele.

O senhor não acha estranho que um deputado federal, de oposição, que está escrevendo um artigo criticando uma política do governo federal, peça uma opinião para um banqueiro?
Não, não acho, não. Porque em primeiro lugar, ele (Márcio) é meu amigo, é uma pessoa da área. E o tema da reestatização tem me preocupado e tem sido objeto da minha ação parlamentar. Eu escrevi um artigo recentemente comparando a Vale à Petrobras, e também entrei com duas ações no Ministério Público contra a compra da Susano pela Petrobras. Esse é um tema com o qual eu tenho trabalhado no meu trabalho parlamentar.

Entendi. Mas, ainda sendo seu amigo, ele não pode ter interesses profissionais sobre esse assunto?
Mas... não... o problema de eu ter pedido a opinião dele não significa que eu fosse adotar a opinião dele. As opiniões que estão ali são minhas. Eu escrevi o artigo. Ninguém escreveu para mim. Eu não tenho ghostwriter, eu sempre escrevo meus artigos.

O que houve? Foi um erro ao encaminharem para a Folha?
Foi a minha secretária que errou. Eu tinha que viajar para Brasília e mandei o artigo para pedir a opinião do Márcio com cópia para ela, pedindo que depois encaminhasse para a Folha. Ela fez o forward, e foi isso. Em vez de escrever um novo e-mail anexando o artigo, ela fez o forward.

Isso criou um mal-estar?
Ah, criou, né? Criou um mal-estar, sem dúvida. Tanto é que você está me entrevistando.

Comentários

  1. Isso não é quebra de decoro? Claro que não. É quebra de caráter mesmo!!! Nove em cada dez parlamentares fazem o mesmo: ser serviçal dos interesses privados de grandes corporações é mais do que um costume arraigado, é uma conditio sine qua non para o político sempre contar com o suporte financeiro-midiático dessa elite podre que nunca vai largar o osso, NUNCA!!!! E pensar que esse escroto foi ministro da Educação, aargh....

    ResponderExcluir
  2. Tirando o vacilo do Paulo Renato, tem muito de estranho essa incorporação, sem licitação, do Besc ao Banco do Brasil -- que recebeu um presentão. Não seria melhor fazer uma licitação e retirar o melhor preço?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe