Pular para o conteúdo principal

Wagner Iglecias: a prova de fogo do DEM

Em mais uma colaboração para o blog, o professor Wagner Iglecias aproveita a deixa do artigo sobre Kátia Abreu e comenta com mais profundidade o grande teste pelo qual passará o DEM, neste ano. A seguir, o texto na íntegra, publicado também na edição desta sexta-feira no jornal DCI.

Durante muito tempo o PFL, atual DEM, foi associado ao que de mais conservador havia na cena política brasileira. Um partido composto por líderes políticos de direita, em geral oriundos da Arena, o braço civil da ditadura militar que comandou o país entre 1964 e 1985. Mais que isso, uma agremiação formada pelas oligarquias familiares de alguns dos estados mais pobres do país, via de regra incrustadas há décadas no poder e mantendo com o eleitorado relações clientelistas, na base da troca de voto e apoio político por benesses individualizadas que em verdade deveriam ser direitos universais.

Apesar de ter possuído desde sua fundação várias correntes, o PFL sempre uniu-se em torno de interesses comuns a todas elas. O partido, à semelhança do PMDB, sempre pareceu uma federação de caciques políticos locais, com pequenas ou nulas condições de pleitear, com chances reais, a Presidência da República. Desta maneira, para além das afinidades ideológicas, o que juntou as várias facções do PFL durante tantos anos foi a oportunidade de se fazerem presentes, como aliados de alguém mais forte, no governo federal. Ressalte-se, neste sentido, que o senso de oportunidade dos pefelistas sempre foi alto. Assim foi quando da fundação do partido, para o apoio à candidatura oposicionista de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral, e quando da aliança com o PSDB para o apoio ao então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso dez anos mais tarde, na eleição presidencial de 1994. De fato, desde a eleição de Tancredo os pefelistas só não ocuparam postos de destaque em Brasília durante o breve mandato de Itamar Franco e a partir de 2003, com o início do governo Lula.

Apesar dos muitos êxitos políticos conquistados desde seu surgimento o PFL sofreu também vários revezes em sua história. As urnas têm sido particularmente duras com o partido nos últimos anos, e isso se deve a uma série de fatores de naturezas as mais diversas. O mais significativo talvez seja a transformação da sociedade brasileira no último quarto de século. O Brasil modernizou-se e urbanizou-se nas duas últimas décadas ainda mais intensamente do que havia ocorrido até os anos 70, e é provável que a antiga relação que as lideranças políticas locais estabeleciam no passado com suas clientelas já não responda mais aos anseios do cidadão/eleitor. Ressalte-se ainda que os dois partidos mais competitivos no cenário nacional, PT e PSDB, embora tenham origem urbana enraizaram-se nos chamados grotões, os pequenos municípios no interior do País, em muitos dos quais onde o PFL transitava com maior desenvoltura. Esse enraizamento tucano e petista fez com que o partido visse se comprimir nos últimos anos seu espaço tradicional no "mercado eleitoral". A recíproca jamais foi verdadeira, dada a crônica debilidade do PFL no centro-sul do País e principalmente nas grandes metrópoles, onde na maioria das vezes conseguiu constituir-se apenas como a quarta ou quinta força política. Para além disso ressalte-se que o aliado PSDB sempre teve muito mais trânsito que o DEM junto aos segmentos mais dinâmicos da economia brasileira, como o setor financeiro e a indústria paulista.

Outros fatos, mais específicos, constituíram-se em pesados golpes sofridos pelo partido, tenham sido eles frutos do acaso, da ação de adversários ou dos erros de cálculo de suas lideranças. Entre eles a morte prematura do deputado Luís Eduardo Magalhães, em 1998; a renúncia de ACM ao cargo de senador, em 2001, após um prolongado processo de desgaste junto à opinião pública por conta da crise da adulteração do painel do Senado; a erosão, em 2002, da então ascendente candidatura presidencial de Roseana Sarney depois da apreensão, pela Polícia Federal, de R$ 1,34 milhão em dinheiro na sede da empresa Lunus, pertencente à senadora e a seu marido; o fim melancólico do governo de Jaime Lerner, no Paraná, também em 2002; e a progressiva diminuição do peso de lideranças como Marco Maciel na política pernambucana e de Jorge Bornhausen na política catarinense.

Para piorar um pouco mais o cenário o PFL encontra-se fora do governo federal há mais de cinco anos, algo que jamais havia ocorrido antes na história do partido. Seu nome mais conhecido, ACM, morreu em 2007 e a maioria de suas lideranças envelheceu. Há alguns anos o partido já vinha conhecendo derrotas significativas em importantes capitais de seu berço político, o Nordeste, e em 2006 foi praticamente varrido do mapa eleitoral da região, não tendo conquistado o comando de nenhum estado. Além disso a cada legislatura é menor a presença do partido na Câmara dos Deputados. Mas nem tudo são espinhos na história recente da agremiação. A sucessão geracional está em marcha, com a ascensão interna de jovens lideranças, e a mudança de nome para Democratas parece constituir-se numa iniciativa daquilo que os profissionais de marketing chamam de “reposicionamento da marca”. O novo nome do partido remete à tentativa de criar uma nova imagem, mais moderna, urbana e sintonizada com os anseios da cidadania. O partido vai aos poucos tentando aprender a ser oposição, colocando-se muitas vezes de forma bem mais incisiva em relação ao governo Lula do que o PSDB, seu parceiro preferencial. Bate duro na questão da lisura no trato do dinheiro público, reitera os valores da democracia e coloca-se como o verdadeiro herdeiro da esperança após a debàcle moral do PT no poder. Aposta na recondução de Gilberto Kassab à prefeitura de São Paulo e conta com a força de César Maia para manter o comando da prefeitura do Rio de Janeiro. Ali a candidata deverá ser Solange Amaral, numa estratégia na qual talvez se possa antever a possibilidade, nestes tempos de ventos femininos na política mundial, de o partido apostar em outra mulher para a eleição presidencial de 2010, com uma eventual candidatura da senadora Katia Abreu, de Tocantins. Daqui até lá, no entanto, muita água ainda vai rolar por debaixo da ponte, e as urnas de 2008 serão a prova de fogo para o partido. Com a palavra o eleitorado, que dirá se acredita nesta cara moderna do DEM ou se vê no partido o velho PFL de outrora.

Wagner Iglecias é doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe