Pular para o conteúdo principal

Ainda sobre Jango

O ombudsman da Folha de S. Paulo, Mário Magalhães, faz uma crítica demolidora do material produzido pelo jornal sobre a denúncia de Mario Neira Barreto de que João Goulart foi assassinado a mando da ditadura militar brasileira. Vale a pena ler o material reproduzido abaixo, que faz parte da Crítica Interna de segunda-feira (28/1). No começo, o ombudsman até alivia um pouco para o lado da Folha, mas o que vem em seguida corrobora o que foi publicado neste blog às 10h47 de ontem: o jornal comeu bola e a história tem cheiro de cascata. Além do mais, conforme revela Paulo Henrique Amorim em seu blog, trata-se de pão amanhecido, pois o denunciante é manjado e já adiantou o assunto com outros jornalistas – um deles, por sinal, colunista da própria Folha. Como se vê, não se trata propriamente de um furo jornalístico...

A morte de Jango

MÁRIO MAGALHÃES

A Folha fez bem em ouvir o autoproclamado ex-agente da ditadura militar uruguaia Mario Neira Barreto (o jornal não informou se há provas ou indícios de que ele tenha de fato exercido a função).

Os crimes da ditadura militar do Brasil, das do Cone Sul e de agências como a CIA estão longe de serem esclarecidos. É obrigação jornalística dar conhecimento de testemunhos como o publicado ontem.

O alto da primeira página e os três altos de página internos, porém, constituíram exagero.

Primeiro, a versão de Neira já é conhecida pelo menos desde 2002, quando ele deu longas entrevistas contando a mesma coisa (basta buscar na internet). Nas últimas semanas, houve divulgação da entrevista que ele deu a um filho de Jango (li pela primeira vez no "Globo", há alguns dias). Seu relato aparece em livro.

Segundo, pela inconsistência da narrativa.

A chamada na capa adianta um padrão: "Para biógrafos, não há provas" (sobre a versão do uruguaio). O jornal não deveria terceirizar certas afirmações. Tudo bem em citar os biógrafos, mas a Folha não deveria se dispensar de ela mesma sustentar: não há prova alguma do que Neira afirma.

O autoproclamado ex-agente diz que seu codinome principiava por "tenente". Se ele entrou para os órgãos de segurança aos 18, 19 anos, como haveria de ser chamado de "tenente", mesmo que no nome falso?

Neira diz que monitorou Jango até sua morte. Explica que a escuta ocorria na fazenda de Maldonado. Ora, Maldonado fica no Uruguai. Jango morreu na Argentina, em uma fazenda bem distante.

Em dezembro de 1976 já havia uma ditadura militar na Argentina, ainda mais sangrenta que as de Uruguai e Brasil. Como os agentes uruguaios se arriscaram em uma operação dentro da Argentina?

Por que a CIA teria confiado a agentes uruguaios a missão de matar Goulart, e não aos argentinos?

Por que Neira não dá o nome de um só colega de operação?

Ele é conhecido por vítimas da ditadura uruguaia? A Folha checou em Montevidéu?

Quem coordenava o grupo que teria assassinado Jango?

O título "Oficiais não têm condição de responder" (pág. A4 do domingo) subscreve a versão oficial. Isso é o que dizem os militares brasileiros. Se é verdade ou não, como a Folha sabe?

No texto "Documento prova vigilância, afirma filho de Goulart" (pág. A9), o jornal se limita a transcrever afirmação. Ora, a Folha já provou, com vasta documentação histórica, que Goulart era vigiado no Uruguai. Que "agentes [o] espionaram no exílio", como diz a reportagem. A Folha deveria zelar pela sua memória, pela memória revelada em suas páginas.

Em 1976, João Goulart tinha atividade política limitada. Quem articulava era seu cunhado Leonel Brizola, que logo seria expulso do Uruguai.

Em 1976, dificilmente o delegado Sergio Paranhos Fleury falaria em nome do ditador Ernesto Geisel sobre qualquer coisa.

É possível que Jango tenha sido assassinado? Possível é. Mas os indícios até hoje conhecidos apontam para morte natural.

Como disse, se apareceu um testemunho (nem tão) novo, cabe ao jornal publicá-lo. Mas é preciso ser mais crítico e cético, da entrevista à edição.

Presidente constitucional, João Goulart foi derrubado por um golpe militar que deu início a uma ditadura. Isso é história.

Não é por isso que sua morte, a do único presidente a morrer no exílio, necessariamente tenha sido obra direta da ditadura brasileira e suas congêneres.

Erros demais 1

O quadro "Trajetória de Jango" (pág. A8 do domingo) afirma que João Goulart participou "da fundação do PTB local" em 1946, com Getúlio Vargas.

Na verdade, a fundação do PTB gaúcho (e do nacional) ocorreu em 1945. A legenda apresentou candidatos em dezembro daquele ano, também no RS.

Erros demais 2

O mesmo quadro afirma que Goulart se elegeu deputado estadual em 1946.

Salvo engano da memória, traiçoeira, não houve eleição em 1946.

Em dezembro de 1945, foram eleitos os constituintes nacionais, que depois assumiriam como senadores e deputados.

Em janeiro de 1947, houve a eleição para deputados estaduais, também com a função de elaborar as Constituições dos Estados --aí Jango deve ter concorrido.

No mesmo pleito foram eleitos mais alguns deputados federais. No então Distrito Federal, os vereadores --Carlos Lacerda foi o campeão de votos.

Erros demais 3

Há uma contradição entre o texto "Goulart foi morto a pedido do Brasil, diz ex-agente uruguaio" (pág. A4 do domingo) e o quadro "A morte de Jango" (na mesma página).

A introdução da entrevista afirma que cápsulas envenenadas seriam misturadas aos remédios de Jango "na fazenda de Maldonado".

Como, se ele estava morando em uma fazenda em Mercedes, como diz o quadro?

Maldonado fica no Uruguai, do ladinho de Punta del Este.

Mercedes, na Argentina.

O erro foi do jornal ou do entrevistado?

Erros demais 4

O texto "Goulart foi morto a pedido..." afirma que Jango "governou o Brasil de 1961 até ser deposto por um golpe militar em 31 de março de 1964".

Jango foi deposto, a rigor, em 1º de abril de 1964. Mas, tudo bem, há controvérsias.

O erro incontestável é que ele só assumiu o governo em 1963, após o plebiscito que deu fim ao regime parlamentarista. Antes, não era chefe de governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe