Pular para o conteúdo principal

2008 lá e cá

O que vai abaixo é o artigo do autor destas Entrelinhas para o Correio da Cidadania. Dia 14, voltaremos ao funcionamento normal, com atualizações diárias. Em função da péssima conexão de internet no litoral paulista, no momento só em edições extraordinárias o blog está sendo atualizado.

O ano de 2008 vai ser muito interessante no campo político e uma verdadeira incógnita do ponto de vista da economia, não apenas no Brasil, mas principalmente no coração do império, os Estados Unidos da América.

Lá e cá teremos eleições, com a diferença que os irmãos do norte escolherão seu próximo presidente da República e nós, em uma espécie de prévia do pleito de 2010, os prefeitos que governarão as cidades brasileiras por mais quatro anos. A rigor, a sucessão do presidente Lula depende muito do que acontecer em 2008, inclusive nos Estados Unidos. Senão vejamos.

Existe no planeta uma certa tendência pela eleição de mulheres para o comando do Executivo. É verdade que Segolène Royal não vingou na França, mas a confirmação de tal tendência pode ocorrer nos Estados Unidos se Hillary Clinton se tornar a primeira norte-americana a assumir a presidência. No Brasil, isto pode ter como reflexo a consolidação da candidatura das ministras Dilma Rousseff ou Marta Suplicy. A influência dos exemplos norte-americanos no imaginário dos brasileiros não é pequena, de forma que é perfeitamente possível que a eleição de Hillary tenha um efeito maior do que se supõe hoje. Outras mulheres poderão surgir como alternativa, a exemplo de Roseana Sarney (PMDB), se a saúde lhe permitir.

A maior influência que virá dos EUA, porém, não está no campo político. Até agora, ninguém conseguiu decifrar se a crise das hipotecas de alto risco, as chamadas subprimes, terão efeito significativo no mundo real. No cenário otimista, a crise se restringe aos que nela se envolveram diretamente, com possível derrocada de um ou outro bancão e alguns solavancos no mercado financeiro. Se for assim, o Brasil seguirá na trajetória de um crescimento econômico vigoroso, que no fundo é a grande âncora da alta popularidade do presidente Lula. Se, no entanto, a crise dos subprimes contaminar a economia real dos Estados Unidos, provocando recessão no coração do sistema capitalista mundial, aí a coisa muda bastante de figura e o Brasil deve sofrer os efeitos, como de resto praticamente todos os países do mundo.

Cruzando política e economia, temos que, no primeiro cenário – sem recessão nos EUA –, Lula será o grande eleitor no final de 2008, influenciando as urnas com a sua popularidade; já o segundo cenário ajudaria bastante a oposição, que até aqui não conseguiu outro discurso senão o de criticar o governo federal, sem oferecer alternativa alguma ao que está aí.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe