Pular para o conteúdo principal

Terceiro mandato não é golpe,
escreve Reinaldo Azevedo

Pode parecer surpreendente, mas o colunista de Veja e blogueiro Reinaldo Azevedo acha que a discussão sobre o terceiro mandato do presidente Lula não é um "golpe", como andam dizendo os tucanos e democratas. Claro que Reinaldão é contra o terceiro mandato, mas, conforme o leitor pode ler abaixo, ele acha que mudar a lei por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional está na regra do jogo e é politicamente legítimo. Até tu, Reinaldão?


Sobre coerência 2 – O terceiro mandato e o papel das oposições
Olhem aqui: até posso errar. Mas não sou trôpego. Não ando com o pé, a cada hora, de um lado da linha. Não sou bêbado nem equilibrista. Também vejo por aí avaliações como “terceiro mandato é golpe”. É mesmo??? Com a devida vênia, na mídia, a tese do PT como o "Moderno Príncipe", destinado a se tornar o novo imperativo categórico, é de Olavo de Carvalho e minha. Basta procurar no Google (façam isso) as vezes em que falamos sobre o assunto. Ainda que Lula desista de tentar a (re)reeleição, isso não muda o caráter do partido. A construção é bem mais ampla e tem outros requisitos, de que tenho falado aqui amiúde. O projeto do PT, a exemplo do de qualquer agremiação de esquerda que disputa eleições, é tornar os mecanismos democráticos irrelevantes.

Mas temos leis, não é? E temos leis que dizem como devem ser mudadas as leis. Uma delas é a emenda constitucional. Se o PT ou alguém da base aliada quiserem apresentar uma emenda abrindo a possibilidade do terceiro mandato — ou da reeleição sem limites, como já existe —, cadê o golpe? Na Venezuela, note-se, foi diferente. Lá, o ditador criou uma Assembléia exclusiva, e esta se encarregou de liquidar os demais Poderes. Se o PT, de fato, investisse na emenda, estaria botando mais um tijolinho no seu edifício autoritário? É inegável que sim. Mas golpe, lamento, não seria.

Não adianta, por exemplo, a tucanada ficar vociferando contra as pretensões continuístas — por enquanto, aparentemente, apenas de uma parte do PT. O que o maior partido de oposição está fazendo para combater o petismo? Negociando a CPMF com aquela dureza de que o adesismo crítico é capaz? Vocês acham que não passa pela cabeça dos petistas algo como: “Se o povo quer, se o Congresso quer, quem não quer?” Não adianta transformar Lula no condestável da República e depois implorar que ele não tente o terceiro mandato.

Sou contra a reeleição. Sou favorável a um mandato único de cinco anos. Todo mundo aqui já sabe. Opus-me à emenda da reeleição de FHC, embora considere besteira aquela história da compra de votos. Basta ver o resultado da votação para saber que era uma desnecessidade. Aquilo foi tramóia de meliantes magnificada por certo jornalismo. E foi uma mudança de regra no meio do caminho. Como seria o terceiro mandato. Por que dois e não três? “Ah, porque há exemplos no mundo...” Desculpem: a ocorrência de um fato não muda a sua essência.

Tanto a emenda de (re)reeleição seria formalmente democrática, que, caso seja aprovada, o que podem fazer os que a ela se opuserem? Vão dar um golpe de estado?

O busílis é outro: EU QUERO SABER É O QUE A OPOSIÇÃO ESTÁ FAZENDO PARA TIRAR ESSA IMPRESSÃO DE QUE O PT SÓ NÃO PARTE PARA O TERCEIRO MANDATO DE LULA SE NÃO QUISER.

Essa gente renuncia a seu papel de fazer oposição — atribuição que recebeu do eleitor — E DEPOIS CONTA COM O PT PARA BOTAR LIMITES NO PRÓPRIO PT?

Por enquanto, Lula já está reeleito. Ainda que não concorra formalmente à (re)reeleição.

Comentários

  1. Não se iluda caro Luiz, apenas o Reinaldo está querendo defender o 2º mandado de FHC daquela época, bem como aquela emenda da reeleição e por fim está dando uma força para que está idéia vá para frente. Aí vai ser uma maravilha, a imprensa golpista cai encima matando. Ela só não bate agora, porque ainda não realidade esta vontade, mas caso incentive e por conta deste incentivo está proposta caia nas graças de todos, a imprensa terá muitos editorias pela frente. Por isso não se iluda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe