Após a decisão desta quinta-feira (7/11) do Supremo Tribunal Federal contra a execução de sentenças antes que tenham transitado em julgado, por 6 votos a 5, paradoxalmente quem mais se beneficiará da soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o atual mandatário e seu antípoda, Jair Bolsonaro.
E por que Bolsonaro ganharia com a hoje praticamente certa saída de Lula do cárcere da Polícia Federal de Curitiba, hipótese que só não vai acontecer se algum recurso da Lava Jata obtiver sucesso junto ao próprio STF, o que é improvável? O atual presidente seria beneficiado porque Lula solto deverá ter como primeiro efeito a união da direita em torno da causa "Lula preso de novo", a ser capitaneada, é claro, por Bolsonaro.
O governo vive um momento político delicado porque o partido do presidente rachou e há uma penca de denúncias chegando perto dele e de seus filhos, inclusive uma que os relacionam à morte de Marielle Franco.
Em um ambiente assim, nada melhor do que uma novidade para mudar a conversa, e Lula nas ruas será esta novidade, todas as atenções e holofotes estarão nele, abrindo espaço para que o time Bolsonaro se recomponha. Com a economia começando a sair da estagnação, é um erro antecipar o debate eleitoral, e Bolsonaro sabe disto. Para ele, Lula Livre é mais do que um slogan, é a solução de seus problemas imediatos.
Comentários
Postar um comentário
O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.