Pular para o conteúdo principal

Marcelo Rubens Paiva: TV Cultura faz Olhos que Condenam no Brasil

Escreve o colunista do Estadão em  seu blog: A série When They See Us (no Brasil, Olhos que Condenam) da Netflix foi um fenômeno. Trouxe de volta a história real de um revoltante erro jurídico americano, o caso dos Cinco do Central Park, em que cinco adolescentes negros do Harlem foram condenados por um estupro que não cometeram: Antron McCray, Kevin Richardson, Yusef Salaam, Raymond Santana e Korey Wise.
Da prisão 1989 à absolvição em 2002, revela-se um flagrante racista alimentado inclusive pelo atual presidente americano, Donald Trump.
Foi inspirado na série que o jornalismo da TV Cultura, sob novo comando desde começo de agosto, jornalista Leão Serva, lança na TV aberta e YouTube Olhos que Condenam no Brasil.
Uma reportagem em seis episódios sobre histórias de vítimas do sistema penal brasileiro.
“Logo que assumi, pedi à equipe para prepararmos regularmente séries de reportagens especiais sobre temas importantes que não necessariamente estejam no dia a dia. Que possam ter calor jornalístico, mas que sejam preparadas ao longo de vários dias ou semanas”, disse Serva ao blog.
“A ideia é que um conjunto importante de reportagens possa ser editado como documentário para veiculação posterior, on demand. Quando vi a série norte-americana, logo me lembrei do Caso do Bar Bodega, que noticiamos quando eu era diretor do Jornal da Tarde. Na época pedimos que o jornalista e escritor Fernando Moraes cobrisse o crime e depois acompanhamos a prisão dos acusados e a revelação de que eles eram inocentes, presos e torturados, forçados a confessar. Todos negros e crianças, como no caso dos Cinco do Central Park.”
O jornalismo da TV Cultura viu-se então diante de diversos outros casos de injustiça e arbitrariedade do sistema penal brasileiro, que prende inocentes e dificulta até mesmo a soltura daqueles em que a vítima afirma que o acusado é inocente.
“Considero o sistema prisional brasileiro a maior tragédia de nosso presente. Entendo que ele é a representação atualizada da escravidão: a maior parte dos presos são pretos, a maior parte dos mortos em crimes são pretos e a maior parte das vítimas de injustiças do sistema são pretos. Há uma evidente coincidência que vai envergonhar nossos netos, o Brasil daqui a cem anos, como a escravidão nos envergonha. Hoje muitos julgam o sistema prisional justo, como tantos outros há 200 anos julgavam a escravidão justa”, conclui Serva.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe