Pular para o conteúdo principal

Gomes de Almeida explica a
queda da atividade industrial

O que vai abaixo é o artigo do sempre lúcido Julio Gomes de Almeida, professor de economia da Unicamp, sobre a brecada da atividade industrial no país. Originalmente publicado no cada vez melhor portal Terra Magazine, que ganhou colunistas do porte de Noam Chomsky, Paul Krugman e Umberto Eco, o texto merece ser lido na íntegra.

O significado da retração da indústria

Julio Gomes de Almeida

A última pesquisa industrial do IBGE confirma a gravidade e a amplitude dos efeitos da atual crise externa sobre o setor industrial brasileiro. Este ainda é o eixo dinâmico da economia e é também - apesar de ter expressão muito menor no PIB do que o setor de serviços - quem dita o desempenho do crescimento econômico como um todo do país.

A queda de 5,2% na produção industrial em novembro com relação a outubro, associada ao recuo de 2,7% no mês anterior, resulta em um revés acumulado de quase 8%, o que já faz com que a indústria retroceda sua produção para o nível equivalente a maio do ano passado. Em nenhum outro início de retrações dos últimos 15 anos a indústria brasileira acumulou em tão pouco tempo declínio semelhante.

Esses resultados não parecem confirmar projeções da OECD para 35 países, divulgadas nessa segunda-feira, segundo as quais o Brasil será o único a escapar de uma forte desaceleração econômica nos próximos seis meses. A nosso ver, uma forte desaceleração, ou mais do que isso, uma significativa retração da economia deflagrada por uma recessão industrial, já está em curso.

As causas desse resultado industrial negativo devem ser cuidadosamente explicitadas para que se tenha presente os instrumentos de política adequados para minimizar o impacto da crise. Em primeiro lugar, é preciso observar que a restrição do crédito que se abateu sobre a economia brasileira foi dramática, seja pela escassez de financiamento externo, seja também pelo enorme conservadorismo com que as instituições financiadoras internas (exceção para o BNDES) repercutiram a crise externa.

O Banco Central não atuou bem em minimizar esses impactos sobre o crédito, limitando-se a ampliar a liquidez do sistema bancário como se isso bastasse para reativar o crédito. Este continua raro e muitíssimo mais caro do que há poucos meses atrás. São requeridas medidas mais diretas e mais arrojadas, nos moldes em que os bancos centrais de outros países vêm realizando, para reabastecer a economia de seu financiamento corrente. Isso talvez não faça com que o setor industrial recupere a produção já perdida, mas pode reduzir a intensidade de sua trajetória negativa e conter as repercussões da retração industrial sobre os demais setores da economia.

Em segundo lugar, as expectativas dos agentes internos, quais sejam investidores e consumidores com acesso ao crédito, acusaram um verdadeiro colapso, em parte porque a política monetária e cambial foi passiva diante dos efeitos internos da crise internacional.

Reduzir rapidamente a taxa básica de juros, atuar para neutralizar a instabilidade do mercado de câmbio motivada por ondas especulativas, reafirmar ou mesmo potencializar os investimentos públicos e garantir os recursos de longo prazo com que as agências de fomento contam para financiar os investimentos privados, seriam ações importantes de um "pacote" anti-recessão do Brasil. Seria relevante ainda premiar com um super incentivo de depreciação acelerada os projetos de inversão em 2009.

Essas medidas talvez também não consigam recuperar o terreno já perdido na indústria, mas, conjugadas às ações no crédito, poderão contribuir para conter a tendência descendente da economia.

Júlio Gomes de Almeida é professor da Unicamp e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe