terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Palpite do blog: vai dar Aldo

É bem verdade que ainda é cedo para apostas – ainda faltam 20 dias para a eleição na Câmara –, mas este blog joga as suas fichas na reeleição de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para a presidência da Casa. O apoio do PMDB, anunciado hoje, ao deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) não espanta muito, pelo contrário, apenas revela a falta de unidade do partido, uma vez que apenas 58 deputados compareceram, em uma bancada de 89. Quem vê neste "apoio" a pá de cal na candidatura de Aldo pode estar tremendamente equivocado.

Também ainda há por aí quem acredite no tal candidato da "terceira via", como há os que crêem em duendes, saci pererê, mula sem cabeça... Mesmo que um nome da tal terceira via consiga se viabilizar, o que neste momento é improvável, as chances de vitória do grupo são nulas, pois quem elege o presidente é o baixo clero, que tem verdadeiro horror a Gabeiras, Erundinas e Cardosos, esses desalmados que só pensam em reduzir os salários e benefícios parlamentares.

Assim, na hora da decisão, com terceira via ou sem terceira via, as candidaturas que importam serão mesmo duas: a de Chinaglia, bancada pelo PT e por setores palacianos, e a de Aldo, que terá o suporte dos aliados PSB e PCdoB e de alguns setores do Planalto que vêem na eventual vitória de Chinaglia uma real possibilidade de reentrada do ex-ministro José Dirceu no cenário político.

Assim, entre Aldo e Chinaglia, parece óbvio a este blog que a oposição, salvo exceções localizadas que operam sob a lógica do acordo regional, vai preferir o velho e bom comunista do que o esperto líder petista. Com o voto de boa parte do PFL e do PSDB, mais a traições habituais no PMDB e até no PT, Aldo pode vencer a parada até com alguma folga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.