Tem muita gente falando e escrevendo besteira sobre a suposta volta da indexação dos salários que teria sido proposta no Plano de Aceleração do Crescimento para os servidores públicos. O pessoal não leu direito o projeto ou está de má fé, pois não há indexação alguma. O que o governo pretende é estipular um teto para o aumento da folha de pagamento dos três Poderes, não dos salários. Assim, a folha é que não poderia superar a inflação do ano medida pelo IPCA mais 1,5%. Cada categoria teria o reajuste que conseguisse nas negociações, mas a conta final teria que fechar de acordo com a regra. Em tese, esse tipo de mecanismo deve fazer com que sejam concedidos aumentos maiores para os cargos de baixos salários e reajustes menores ou nenhum para os cargos do topo da pirâmide. É possível discordar do mecanismo, mas dizer que há indexação é burrice, porque não vai haver aumento linear do IPCA mais 1,5% para todo o funcionalismo público. Se Lula tivesse proposto tal absurdo, estaria simplesmente acendendo a fogueira da inflação que, a muito custo, conseguiu reduzir para patamares de primeiro mundo após a recessão de 2003.
No dia 23 de novembro do ano passado, o pai de Rodrigo Silva das Neves, cabo da Polícia Militar do Rio de Janeiro, foi ao batalhão da PM de Bangu, na Zona Oeste carioca, fazer um pedido. O homem, um subtenente bombeiro reformado, queria que os policiais do quartel parassem de bater na porta de sua casa à procura do filho — cuja prisão fora decretada na semana anterior, sob a acusação de ser um dos responsáveis pelo assassinato cinematográfico do bicheiro Fernando Iggnácio, executado com tiros de fuzil à luz do dia num heliporto da Barra da Tijuca. Quando soube que estava sendo procurado, o PM fugiu, virou desertor. Como morava numa das maiores favelas da região, a Vila Aliança, o pai de Neves estava preocupado com “ameaças e cobranças” de traficantes que dominam o local por causa da presença frequente de policiais. Antes de sair, no entanto, o bombeiro confidenciou aos agentes do Serviço Reservado do quartel que, “de fato, seu filho trabalhava como segurança do contraventor Rogério And...
Isso permite ao governo e às próprias categorias de servidores fazerem uma estimativa dos reajustes ao mesmo tempo que impõe um teto a todos. Muito bom.
ResponderExcluir