Pular para o conteúdo principal

SP: debate fraco termina "empatado"

O primeiro confronto entre Marta Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (DEM) neste segundo turno resultou em um programa até bem interessante, com momentos de tensão e muito jogo de bastidores, com a platéia atuando para tentar desestabilizar os dois candidatos. Os marqueteiros também tiveram atuação decisiva, nos dois lados, auxiliando os dois oponentes e calibrando a estratégia de cada um nos poucos minutos que duravam os intervalos. De ponto de vista político, porém, o debate foi fraco, muito centrado em problemas pontuais da cidade.

Ora, o mundo está passando por talvez a maior crise da história do capitalismo e o tema só foi abordado em uma questão, e mesmo assim com foco no Orçamento da cidade diante da crise. Isto é muito pouco. Seria muito mais importante para o eleitor paulistano saber qual a análise que cada um faz da crise e das suas consequências para a economia brasileira do que o número de vagas em creches que cada um promete abrir nos próximos quatro anos ou na quantidade de asfalto que cada administração foi capaz de recapear. Sim, porque saber o que Kassab e Marta realmente pensam da crise seria mais importante para a decisão de voto do que questões programáticas que poderiam e serão apresentadas no horário eleitoral gratuito. Kassab defende a desregulamentação da economia, o estado mínimo, como preconiza o seu partido? Ninguém sabe. Marta acha correta a estatização do sistema financeiro, tal e qual está sendo realizada nos EUA e na Europa. Também ninguém conseguiu ficar sabendo.

Essas questões hoje são relevantes porque ajudariam a diferenciar as candidaturas. Por mais que Kassab tente dar um verniz tucano para a sua candidatura, ele faz parte do DEM, o partido que tem assumido o perfil mais conservador na atual cena política brasileira. Ok, Kassab já disse que não quer a companhia dos "dinossauros" do Nordeste (ACM Neto, Moroni Torgan etc), e no debate citou apenas Jorge Bornhausen como "companheiro", mas o público gostaria muito de saber o que ele pensa não apenas sobre as pontes e obras viárias que fará, se reeleito, mas também sobre temas mais gerais, como política econômica, segurança pública, combate à corrupção, desenvolvimento regional, entre tantos outros. O mesmo vale para Marta, com o sinal trocado, isto é, seria interessante saber o quão alinhada a ex-prefeita está com seu partido, se concorda com a política monetária do Banco Central, com a condução da crise pelo presidente Lula ou o que pensa da CPI dos Grampos.

Não se trata aqui de propor a "nacionalização" da eleição. Sim, trata-se de uma eleição local, mas o momento pede um debate mais profundo e esclarecedor sobre o que pensam os candidatos que pretendem assumir o governo da maior cidade da América Latina nos próximos quatro anos. Uma questão simples poderia levar os dois a falar um pouco e revelar suas crenças: "se estivesse hoje no comando do governo federal, teria tomado as medidas que o presidente Lula e o presidente do BC, Henrique Meirelles, tomaram ou teria feito algo diferente?" Por estratégia, Kassab evita falar mal de Lula e Marta tenta colar a sua imagem no presidente. Uma questão deste tipo poderia efetivamente fazer com que cada um largasse um pouco a máscara e dissesse o que pensa. Ainda que ambos avalizassem o que está sendo feito, seria uma informação mais útil para o paulistano do que saber se o CEU de Sapopemba vai ficar pronto agora ou daqui dois meses.

De resto, voltando ao que de fato aconteceu e não ao que deveria ter ocorrido, a verdade é que Marta começou muito bem, venceu o primeiro e o segundo bloco com a estratégia de confrontar as promessas de Kassab com os atos do prefeito, especialmente os vetos a projetos que ele agora anuncia como promessas de campanha. Depois, certamente orientado pelo marqueteiro Luiz Gonzalez, Kassab começou a se recuperar e demonstrou sangue-frio, reagindo bem aos ataques da ex-prefeita. Neste momento, ele ganhou um polêmico direito de resposta que desestabilizou a candidata do PT. A partir daí o que se viu foi Marta cada vez mais nervosa e Kassab tranquilo, atuando conforme o script de seus marqueteiros e até fazendo provocações, com apoio da claque tucano-democrata na platéia. O prefeito acabou se saindo melhor nos dois últimos blocos e empatou o jogo, o que para ele é um bom saldo, uma vez que as pesquisas lhe dão a dianteira folgada em relação à Marta.

No fundo, a candidata Marta Suplicy tem uma tarefa muito difícil pela frente. Para virar o jogo, precisa fazer todos os gols e não tomar nenhum. Isto só vai acontecer se a ex-prefeita jogar muito bem e o prefeito fizer muita besteira. Até aqui, porém, como se pode ver no post anterior, quem fez mais besteiras foi o PT...

Comentários

  1. Sr Antonio Magalhães, é de dar pena ver que o sr é mais um daqueles que falam em crise internacional, em vez dos problemas da cidade de São Paulo.
    O que a população pobre quer saber de Mercado Financeiro, Ações da bolsa, esses elementos que mexem com isso é que quebraram a cara e quebraram a cara de muita gente idiota que só pensa em especular sem gerar renda e sem distribui-la. Graças a DEUS temos um presidente que não pensa como essa sociedade Paulistana que tem meia dúzia de gatos pingados que surrupiaram toda riqueza do estado construido por nordestinos como eu, e que agora ficam loucos com medo de perder a vaca leiteira que é a prefeitura.
    nada pessoal

    ResponderExcluir
  2. Concordo e discordo de você Magalhães.

    Seria importante sim saber o quê cada candidato pensa em relação à crise internacional e quais atitudes tomaria.

    Porém, as respostas seriam evasivas, uma vez que ambos têm pouco poder de decisão sobre a economia nacional, e nenhum gostaria de se comprometer, com uma resposta mais polêmica, ou discordante da política do BC.

    No momento de ganhar votos, ou de roubar votos um do outro, a estratégia adotada foi correta ( na minha opinião), de apontar problemas pontuais em cada região da cidade, e as falhas de cada um na condução da cidade.

    Também discordo quando você diz que o debate foi empatado, eu achei a Marta muito mais combativa e o Kassab evasivo. Pra mim, a candidata do PT levou a melhor em 3 dos 4 blocos.

    Ainda teremos mais 2 debates, na Record e na Globo, algumas pesquisas e muita sola de sapato dos candidatos, quem sabe até lá o discurso não muda, e as campanhas passem a pensar em um debate mais amplo que aborde temas de interesse nacional.

    Diferentemente do que as pesquisas de opinião estão apontando, eu aposto que a eleição será decidida por uma margem apertada de votos, e dependendo de como a Marta conduzir a campanha, pode até virar, mas seguindo nessa toada, o prefeito leva.

    ResponderExcluir
  3. Se eu fosse a Marta, não iria a nenhum debate. Não ajuda em nada na campanha dela, que deveria focar-se exclusivamente nos eleitores das áreas onde venceu o 1º turno, para surrar o Kassab nessas regiões. O voto em Kassab já está consolidado na região central, que é onde estão os eleitores que assistem aos tais debates.

    ResponderExcluir
  4. estava lendo acima do seu blog o banner do governo federal, muito bacana...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe