quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Três pesquisas, uma surpresa

O blogueiro Ricardo Noblat adiantou o resultado das pesquisas eleitorais do Ibope no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo que serão divulgadas nesta quarta-feira no jornal O Estado de São Paulo.

Segundo Noblat, no Rio Fernando Gabeira (PV) tem 42% das intenções de voto e Eduardo Paes (PMDB), 39%. O resto, votos nulos e brancos (10%) e não sabe e não respondeu 9%. A margem de erro seria de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Transformando a conta em votos válidos (descontados brancos, nulos e indecisos), Gabeira teria 52% contra 48% de Paes.

Em Belo Horizonte está a supresa, já adiantada por uma pesquisa de um instituto local. Leonardo Quintão (PMDB) teria, segundo o Ibope, 51% das intenções de voto e Márcio Lacerda (PSB), 33%. O resto, nulos, brancos e indecisos. "Descontados os brancos, nulos e indecisos, Quintão vai para 61%. E Lacerda, 39%", escreve Noblat. Se o candidato de Lula, do governador Aécio e do prefeito Pimentel perder, será uma façanha e tanto. José Serra (PSDB) vai abrir aquele sorriso meio esquisito e dar pulos de alegria.

Em São Paulo, a diferença entre Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição, e Marta Suplicy (PT) é bem menor do que a divulgada pela pesquisa Datafolha. No Ibope, a diferença foi de 12 pontos percentuais, no Datafolha, de 17. Segundo Noblat, o Ibope mostra Kassab com 51% de intenções de voto. Marta Suplicy teria 39%. O resto é voto nulo e branco, e maisos indecisos. Descontados nulos, brancos e indecisos, Kassab tem 56% dos votos válidos e Marta, 44%.

Em nenhum dos casos acima dá para falar em tendência do eleitorado em relação aos números do Datafolha, porque os institutos têm metodologias diferentes. No final de semana deve ser divulgado mais um levantamento do Datafolha e só então será possível perceber a curva dos candidatos no segundo turno.

2 comentários:

  1. AVISO AOS LEITORES:
    SOU DE BELO HORIZONTE,O CANDIDATO MÁRCIO LACERDA NÃO É O CANDIDATO DE LULA.LULA, PATRUS, LUIZ DULCE E OUTRAS LIDERANÇAS BELORIZONTINAS SE MANTIVERAM NEUTROS NA DISPUTA. AQUI O CANDIDATO MÁRCIO LACERDA É O CANDATO DE PIMENTEL(PT), VIRGÍLIO GUIMARÃES(PT), (AQUELE QUE DIVIDIU O PT NA DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA FEDERAL E ENTREGOU-A AO SEVERINO), DO AÉCIO NEVES(PSDB) E DA FIEMG(FEDERAÇÃO DA INDÚSTRIAS DE MINAS GERAIS)

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, vc viu a capa da folha hoje? Nem o comitê de camapnha teria uma foto tão boa do Kassab, compare com a de ontem, onde Marta aparece na parte de baixo em foto menor e no canto.

    Heder

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.