Pular para o conteúdo principal

Lula e a política do feijão com arroz

As vitórias de Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Renan Calheiros (PMDB-AL) nas eleições para as presidências da Câmara e Senado estão sendo interpretadas das mais diversas formas pelos analistas e jornalistas de plantão. Há desde gente que atribui o resultado do pleito à mão forte do governo Lula até os que afirmam que a vitória de Chinaglia foi desastrosa para o presidente porque rachou a base.

É preciso um pouco de tempo para que o processo eleitoral seja completamente digerido, mas este blog não acredita nem que o governo tenha se engajado de corpo e alma na campanha de Chinaglia ou Renan, muito menos na tese de que houve uma ruptura entre as forças que compõem a base aliada. É evidente que o resultado fortalece o governo, uma vez que os cargos mais importantes no Legislativo estão nas mãos de aliados do presidente, mas uma análise mais acurada revela alguns detalhes importantes do processo que levou Renan e Chinaglia ao comando do Senado e Câmara.

Em primeiro lugar, a eleição do Senado mostrou a fraqueza da oposição. O senador José Agripino (PFL-RN) obteve menos votos do que a soma das bancadas do PSDB e PFL, ou seja, não conseguiu nem sequer unir a sua própria tropa. Quatro parlamentares desses partidos votaram em Renan, o candidato de Lula.

Na Câmara, a oposição soma 150 votos e o candidato Gustavo Fruet (PSDB-PR) teve apenas 98 no primeiro turno. Neste caso, o PFL defendeu abertamente a sua opção por Aldo Rebelo (PCdoB-SP), mas a justificativa é que não convenceu.

Desta forma, a primeira conclusão a que se pode chegar sobre os acontecimentos de ontem diz respeito à fraqueza da oposição no Congresso. Tucanos e liberais estão em rota de colisão, cada partido com seu projeto. O furor oposicionista que o PSDB apresentava com Geraldo Alckmin já se esvaiu, certamente porque os governadores José Serra e Aécio Neves estão mais preocupados em conseguir realizar boas gestões e se cacifarem para a disputa de 2010. Esta disputa interna no tucanato, aliás, também ajuda o governo – nada melhor para uma tropa do que conflitos internos no quartel general do exército inimigo.

Se a situação da oposição tucano-pefelista é confusa, não será à esquerda que o presidente Lula vai encontrar problemas. O PSOL está unido, mas tem uma representação demasiadamente frágil – 3 deputados e um senador. O máximo que esses parlamentares poderão fazer nos próximos quatro anos é o que os 8 petistas que chegaram à Câmara em 1982 fizeram: barulho, muito barulho.

Racha relativo

Cabe, por fim, analisar a questão da tal "divisão" da base aliada na Câmara Federal. Como todo respeito a Aldo Rebelo e demais deputados do PCdoB, PDT e PSB que têm externado o sentimento de inconformismo com o "rolo compressor" governista a favor de Chinaglia, a verdade é que bastará um pouco de "mercúrio", como disse o próprio presidente Lula, para curar as feridas. Este blog aposta que a choradeira dos socialistas, trabalhistas e comunistas termina no mesmo dia em que for anunciada a reforma ministerial, senão antes.

Na verdade, o tal "racha" na base aliada é muito mais uma criação dos colunistas para tentar dar um pouco mais de emoção às matérias de política do que qualquer outra coisa. O problema todo, daqui para frente, é que vai ficar chato escrever sobre o governo Lula porque será uma administração no estilo "feijão com arroz", isto é, pouco arrojada e sem pacotes mirabolantes. Com controle da Câmara e do Senado, sem oposição real no Congresso, o presidente tem um cenário muito melhor para exercer o poder hoje do que em 2003, o que pode lhe permitir governar sem precisar recorrer às práticas que provocaram a crise de 2005. Tudo isto, evidentemente, mantido o atual cenário externo, sem sinal de crises vindoouras e francamente favorável ao crescimento dos países emergentes.

Comentários

  1. Infelizmente, Chinaglia é um fisiologista e nada de bom pode trazer à base do governo. O que é triste, ver o PT se desfazer desse jeito. O novo presidente da Câmara é aquele que propôs o aumento de 91% aos salários já ultra-abusivos dos parlamentares. Portanto, esse senhor não pode trazer nada de bom para a sociedade brasileira.

    PS: por que seu Blog fica tentando instalar um programa no meu computador? Fica abrindo pop-up e mensagem de pedido de instalação...

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,
    Não sei porque isto está acontecendo. O estranho é que só ocorre para quem usa o Internet Explorer - no firefox, jamais ocorreu. Deve ser algum código escondido no modelo, que ainda não descobri, mas estou trabalhando para sanar o problema.
    abs. Luiz

    ResponderExcluir
  3. O meu antivirus detecta um vírus Trojan. Tenho de ficar mandando para quarentena.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe