Pular para o conteúdo principal

Época: a rasgada emblemática de Nancy Pelosi

O presidente norte-americano Donald Trump escapou, no Senado, na quarta-feira, 5/2, do impeachment, porém passou vexame. Em uma semana de derrotas duras para os democratas, a presidente da Câmara dos Estados Unidos fez história ao despedaçar o discurso de Trump. Filipe Barini, repórter da Época, conta a história: “Membros do Congresso, o presidente dos Estados Unidos.” A apresentação seca feita pela presidente da Câmara, Nancy Pelosi, muito distante do tradicional “tenho o privilégio e a honrosa distinção de apresentar...”, já indicava que a noite mais imponente do ano na política americana seria animada. Pouco antes, Donald Trump havia esnobado a oponente democrata, deixando no ar a mão que ela havia estendido para cumprimentá-lo em sua chegada. Mas o auge ocorreria ao final do discurso de uma hora e dezoito minutos de Trump. Já nas palavras finais, Pelosi, semblante sereno, rasgou teatralmente as páginas do discurso do presidente — garantindo uma imagem que estampou as capas dos grandes jornais e um lugar nos mais de 100 anos de tradição do discurso anual sobre o Estado da União feito por todo presidente americano desde Woodrow Wilson, em 1913.

Continua, na íntegra, abaixo:
Num país ainda mais polarizado e dividido que o Brasil atual, a atitude de Pelosi, uma política experiente em sua segunda passagem no comando da Câmara, valeu por mil tuítes raivosos de Trump. Questionada por repórteres, ela afirmou que rasgar as páginas era a “coisa educada a fazer, considerando as alternativas”, concluindo que o texto era “um manifesto de inverdades”. Segundo aliados, a cena não foi planejada. O ato da parlamentar pela Califórnia, uma das mulheres mais poderosas da história da política americana, surpreendeu até mesmo pessoas próximas, habituadas a sua personalidade reservada e seu respeito pela liturgia do cargo.
Foi, de certa forma, o desfecho de um duelo que se prepara há tempos. Durante os cinco meses em que Pelosi comandou o processo de impeachment na Câmara, Trump a insultou de forma inclemente — “Nancy louca” talvez tenha sido o ataque mais comum. Ao contrário do atual ocupante da Casa Branca, um neófito na política, Pelosi está há um longo tempo na estrada.
Nascida em Maryland, Costa Leste dos Estados Unidos, mudou-se aos 21 anos para o outro lado do país, na Califórnia, onde começou a militância, nos anos 1970. Ela está na Câmara desde 1987, quando concorreu pela primeira vez e nunca mais perdeu. Já foi reeleita 16 vezes — os EUA realizam eleições legislativas a cada dois anos.
Vinte anos depois de chegar a Washington, Pelosi tornou-se a primeira mulher a comandar a Câmara americana, em meados dos anos 2000, e também sob a Presidência de um republicano, George W. Bush. Apesar dos discursos sobre o “total fracasso” do governo que fazia então, ela admitiu, já na dura convivência com Trump, que sentia saudades daqueles tempos. “Era possível trabalhar em conjunto”, disse, em 2018. “Eu tinha respeito por ele e pelo cargo que ele ocupava, enquanto ele respeitava o Congresso e suas responsabilidades.” Como se viu na noite de terça-feira passada, os tempos são outros.
Pelosi comanda a Câmara desde que os democratas retomaram a maioria, em 2018, e a relação com o presidente nunca foi harmoniosa. O desprezo de Trump por Pelosi cresceu à medida que o impeachment avançava, no ano passado. A democrata não foi uma entusiasta de primeira hora da abertura de um processo contra o presidente, e relutava em levar a empreitada adiante. Sempre defendeu que só o faria se houvesse “um caso extremamente forte” contra Trump. As acusações de um conluio entre o republicano e os russos para influenciar as eleições de 2016 não pareciam fortes o suficiente. Mas as revelações de que o presidente havia pressionado a Ucrânia a “achar sujeiras” contra Hunter Biden, filho do ex-vice-presidente e seu possível rival nas eleições deste ano Joe Biden, mudaram suas convicções. Sob seu comando, a Câmara aprovou o impeachment de Trump no final do ano passado e enviou o caso ao Senado.
Mas a cena magistral de Pelosi no Congresso foi um alento fugaz para os democratas em uma semana de resto gloriosa para Trump. Os senadores enterraram no dia seguinte o impeachment e absolveram o presidente. Em Iowa, na largada para a definição de quem será o candidato democrata neste ano, um fiasco na contagem dos votos montou o palco perfeito para o presidente sapatear sobre os adversários.
Apesar de tudo, Pelosi se manteve confiante em entrevistas recentes: “Vamos ser otimistas sobre o futuro, um futuro em que não tenhamos Donald Trump na Casa Branca. De um jeito ou de outro”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe