quarta-feira, 16 de julho de 2008

Ibope: Paulo Maluf empata com Kassab

A grande novidade da nova pesquisa Ibope sobre o cenário eleitoral na capital paulista é a subida do ex-prefeito Paulo Maluf (PP), que oscilou positivamente três pontos percentuais e alcançou o prefeito Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição. Kassab caiu 2 pontos em relação ao levantamento anterior e está agora com 11% das intenções de voto, exatamente o mesmo que Maluf. Marta Suplicy (PT) subiu 4 pontos e chegou a 35%. Geraldo Alckmin oscilou de 25% para 32%, encostando na prefeita. Na soma, é tudo que Gilberto Kassab não queria. Se ele começar a campanha na televisão atrás de Maluf, pode acabar como Aureliano Chaves, que na eleição presidencial de 1989 tinha o maior tempo da televisão e terminou com votação de nanico.

Abaixo, o resumo da Folha Online com os dados completos da pesquisa.

Marta e Alckmin estão empatados na disputa pela Prefeitura de SP, diz pesquisa

MARCELO GUTIERRES
colaboração para a Folha Online

Pesquisa Setcesp/Ibope divulgada nesta quarta-feira revela a polarização entre a candidata do PT, Marta Suplicy, e o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, à Prefeitura de São Paulo. A petista aparece em primeiro lugar com 35% das intenções de voto e o tucano com 32%. Como a margem de erro é de 4 pontos percentuais eles continuam empatados tecnicamente em primeiro lugar.

O prefeito Gilberto Kassab (DEM), que busca a reeleição, aparece empatado com o deputado federal Paulo Maluf (PP), com 11% cada. A candidata do PPS, vereadora Soninha Francini, aparece com 1%.

Os votos brancos e nulos somam 7% e 2% não opinaram ou não souberam responder.

No levantamento anterior, em 25 de junho, Marta somou 31% das indicações de voto, e Alckmin, 25%. Gilberto Kassab (DEM) aparecia em terceiro lugar com 13% das intenções de voto, seguido por Paulo Maluf (PP), com 8%. Soninha Francine (PPS) obteve 2% dos votos. Já na pesquisa de maio, Marta e Alckmin estavam tecnicamente empatados, 30% e 28%, respectivamente.

O Ibope ouviu 602 pessoas entre os dias 12 e 14 de julho. A pesquisa foi registrada na 1ª zona eleitoral de São Paulo sob o número 011001-08.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Alckmin e Marta, a pesquisa revela que o tucano venceria com 50% dos votos contra 41% da petista.

No segundo cenário entre Kassab e Marta, a petista venceria com 51% contra 36% do democrata. Já o cenário entre Alckmin e Kassab, o tucano venceria com 59% dos votos contra 22% do democrata.

A pesquisa anterior mostrava que num eventual segundo turno entre Alckmin e Marta, o tucano aparecia com vantagem sobre a petista, com 49% das intenções de voto. Marta tinha 41%. Num outro cenário, em que Marta disputa o 2º turno com Kassab, a petista venceria as eleições com 50% das intenções de voto, contra 36% do democrata. Já se a disputa fosse entre Alckmin e Kassab, o tucano teria 54% das intenções de voto, contra 25% do democrata.

2 comentários:

  1. Sabe alguma coisa sobre isto?
    Publicado agora há pouco no Terra: Lula: delegado deve ficar na Satiagraha por questão moral. Ver em: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3012852-EI12081,00-Lula+delegado+deve+ficar+na+Satiagraha+por+questao+moral.html
    O Azenha está publicando no blog dele que o novo delegado é Ricardo Saad.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado... pro Maluf nunca esquecerá do ex- antes do prefeito, mas já pra Marta... cantando vitória antes do tempo?

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.