Pular para o conteúdo principal

Aécio, mais uma vítima de Serra?

Circula na internet a história, muito esquisita, de que o governador Aécio Neves teria desferido um tapa em sua acompanhante, durante uma festa no final de semana. Tal notícia já foi oficialmente desmentida pela assessoria do governador, mas, é claro, já está em vários blogs e circulando por e-mails em uma velocidade estonteante, característica da internet. O blog do jornalista Juca Kfouri, talvez o primeiro a publicar nota sobre o assunto, deu o desmentido, mas "manteve a informação", isto é, Juca confia na sua fonte, uma vez que não esteve na festa em questão.

Este blog acha a coisa toda muito, muito estranha, especialmente o fato de a bomba estourar bem no momento em que Aécio decidiu partir para o confronto com José Serra pela vaga de presidenciável tucano em 2010. Tem gente que acha Serra um cordeirinho e jura de pés juntos que ele não teve "nada a ver" com a Operação Lunus, que desmoralizou Roseana Sarney em 2002, impedindo a então governadora do Maranhão de ser candidata à presidência pelo PFL, atual DEM. Bem, se Serra não teve "nada a ver" com a operação, provavelmente foi o Espírito Santo quem mandou os policiais para a empresa do marido de Roseana para flagrar a turma com os quase R$ 2 milhões em dinheiro vivo...

Serra joga pesado, sim, as paredes do Bandeirantes sabem direitinho o quão paranóico e vingativo o governador de São Paulo é. A soma dessas características pode perfeitamente ter gerado uma operação "Delenda Aécio", em que as digitais de quem deu a ordem fiquem devidamente apagadas, não apareçam em momento algum.

Ironias das ironias, foi a turma de Serra quem mandou Regina Duarte dizer que "tinha medo" da vitória de Lula, durante a campanha de 2002. Agora, 7 anos depois, este blog lança um novo mote: "Eu tenho medo de José Serra!". Pois, de fato, o pior que pode acontecer na vida nacional é o tucano de São Paulo se tornar presidente, por sua vocação autoritária e sede de vingança contra adversários. E é bom mesmo Aécio ficar bem esperto, porque o vazamento do tal tapinha, se é que a agressão existiu, deve ser só o começo da "desconstrução da imagem" do governador mineiro, como gostam de dizer os sempre chiquíssimos tucanos paulistas... Ciro Gomes e Garotinho já provaram deste "remédio".

PS: Faltou dizer que este blog respeita imensamente o jornalista Juca Kfouri, mas também sabe como as coisas acontecem no jornalismo. Juca pode ter sido induzido pela fonte, provavelmente de confiança do jornalista, mas não necessariamente isenta e desinteressada. E tem mais: na nota, Kfouri faz uma ligeira comparação entre Aécio e Collor de Mello. Este tipo de comparação não acrescenta muita coisa, pois os personagens são bem diferentes, embora com alguns, digamos assim, pontos de contato. Enfim, este blog duvida que Aécio pudesse ser tão burro a ponto de bater na namorada em público logo no momento em que está pleiteando indicação para disputar a presidência da República. Se aconteceu, logo vai aparecer uma foto ou um vídeo. Se não aparecer, não aconteceu. Alguém plantou. É simples assim.

PS 2: Abaixo, reprodução dos "tweets" do jornalista Ricardo Noblat, que falou com a namorada de Aécio Neves e colheu o desmentido dela sobre a agressão que teria sofrido de Aécio. A "notícia" do tapa saiu também no site da jornalista Joyce Pascowitch, cuja relação com o governador José Serra sempre foi, digamos assim, bastante estreita. Bem, como diz o ditado, jabuti não sobe em árvore...

Passei o dia atrás da história da suposta agressão de Aécio Neves à namorada. Ouvi 6 pessoas que estavam na festa do hotel Fasano.
Resposta delas: não viram nada. Há pouco, localizei Aécio e a namorada, Letícia. Os dois passam o fim-de-semana em Florianópolis.
"Isso é uma nojeira. Não aconteceu nada. Meu azar foi me apaixonar por um político," me disse Letícia. Aécio não quis comentar.
Letícia disse mais: "isso me parece exploração política." Berzoini, presidente do PT, deu a notícia no seu twitter.

Comentários

  1. E eu tenho medo do Aécio. Acho que é preciso que se leia um pouco a "imprensa" mineira, que se investigue um pouca a maneira "republicana" do Aécio se relacionar com ela antes de se pensar no governador mineiro como uma possível alternativa da oposição ao "autoritarismo" do Serra. É só ler o que o Estado de Minas veicula, de vez em quando, sobre o Serra. Acho que os dois se bicam mais por suas semelhanças que por suas diferenças.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro bloguista, espanta-me a rapidez com que usa seu espaço virtual para defender o governador mineiro. Você se esqueceu de abordar o trecho mais importante do post do Juca, quando ele fala sobre o perigo de a mídia tapar os olhos como o fez com o playboy Collor de Mello. Veja no que deu, lembra-se? Todos sabem que Aécio Neves não é flor que se cheira. Nunca foi. Nunca foi herdeiro político do avô, Tancredo Neves, que, a essas alturas, deve estar se revirando no túmulo de tanto desgosto. Não gosto de Serra, torço para que nunca chegue à Presidência, mas Aécio Neves, meu caro, é pior do que ele. Serra pelo menos mostra a cara, enquanto o playboy das Alterosas finge-se de bom moço. Acho que você e todos os brasileiros sabem do que falo. O fato foi presenciado por muitas testemunhas. Visite o blog da Joyce Pascowitch, que também relata o caso, um dia depois, mas sem mencionar nomes. Sinto, meu caro. Dessa vez tenho quase certeza de que Serra tá limpo. Pena que pessoas como você se ocupem em blindar o sr. Aécio Neves.

    ResponderExcluir
  3. Quem é pior? Serra ou Aécio? Páreo durissimo...

    Mas nesse caso, fica claro que é o Esquema Serra em ação.

    É conveniente demais que essa história tenha estourado agora. Conveniente ao extremo.

    Mas, eles que são tucanos que se virem. Não tenho nada a ver com isso. Mas que não deixa de ser curioso (e aterrador) observar o Esquema Serra em ação, isso é fato.

    ResponderExcluir
  4. Uma lúcida e bem feita análise política do momento. Lógico que Aécio jamais faria o que foi dito até porque não é dele esse tipo de ação, não combina com a história dele e as fotos publicadas dele com Leticia ontem demontam essa armadilha plantada.Ciro já tinha alertado que essa campanha seria dura e suja. Principalmente pela facilidade que a internet permite o " öuvi dizer que Fulano"
    Parabens

    Carlos Matos Jr

    ResponderExcluir
  5. A oposição deve ter ficado muito, mas muito feliz, só por 24 horas de ontem, por ter achado "alguma coisa"em tantos anos contra o Aécio que não seja vã palavras...."Finalmente Aécio deixou um rabo para se agarrar !! Que sorte a nossa !!! Vamos falar muito mal!"" Aí veio o desmentido publicado pelo seríssimo jornalista Noblat de que tudo era mentira , uma grande armação, e a oposição desesperada falava "E agora....o que faremos...nada???...mas podemos continuar falando...falando...""
    É isso aí...como dizia o Ibraim Sued "os caes ladram mas a caravana passa"

    JB Canabrava

    ResponderExcluir
  6. Luiz, acho apenas que o Aecio tava treinando com a namorada para quando for disputar com Dilma a prsidencia da republica. hahahahahahaha.
    Agora falando serio, acho que o candidato do PSDB em 2010 sera nada mais nada menos que o Geraldo Alckimin. Com Aecio fora da corrida ( isso mancha mais que o comentario do Ciro sobre a esposa dele) e Serra desistindo porque Dilma subiu na pesquisas de intencao de votos.
    So restara ao geraldo essa possibilidade, pois serra sera candidato a governador.
    Teno

    ResponderExcluir
  7. Prezado JB Canabrava, onde o "seriíssimo jornalista Noblat" desmentiu o ocorrido? Fale, ande, fale logo para que possamos ler para crer. No blog dele não está. Onde mais? Será que não seria essa notícia parte da estratégia montada pelo sr. Aécio Neves? Conta outra, vai!!! A caravana passa, meu caro, mas, tenha certeza, não é a desse playboy das Alterosas.

    ResponderExcluir
  8. Prezado JB Canabrava, sugiro que o sr. dê uma olhada no Blog do Noblat, logo no topo, onde ele sempre coloca uma frase, e veja um comentário postado ali. Vá lá!!! Olha que plantar fatos é feio, viu?

    ResponderExcluir
  9. Ainda para o JB Canabrava. Noblat colocou o suposto desmentido no Twitter. Ora, bolas, e o desmentido veio de quem? Da namoradinha, que acha tudo uma nojeira. Quanto às testemunhas, o jornalista afirma que nenhuma confirmou o fato. Agora eu pergunto: não digo nem a Letícia que, claro, não falará nada. Ela não é doida. Os convidados também não teriam interesse nisso. Como tudo na alta sociedade, abafa o caso. Abafa o caso.

    ResponderExcluir
  10. E a Motoserra ataca de novo. Noblat no twitter dele deu 5 ( cinco) notas desmentindo a armação do Juca Kfouri que reconheceu nos comentarios que li na materia dele ter um problema pessoal com Aécio. Voce anonimo tambem deve ter. Paciencia...Aécio não tem que agradar todo mundo...Até o Berzoini publicou a nota....o PT estava adorando....os motoserra tambem.....Enfim uma "grande materia" que foi desmontada pela verdade de quem estava lá e não de quem ouviu falar que....
    Azar o seu meu caro....busque outra porque essa ja caiu e como voce disse mesmo é melhor abafr o caso.....
    JB Canabrava

    ResponderExcluir
  11. Pois eu tenho medo do Serra e do Aécio. Pior ainda, tenho medo de jornalistas que se baseiam na coluna do Noblat para desmentir um boato que não tem nada de esquisito. Ou será que um homem, visivelmente alterado em seu estado de consciência por algum tipo de aditivo químico, um conhecido consumidor de modelos e mulheres bonitas, um governador de Estado que, aos 49 anos de idade, se comporta em público como um garoto de 20 em plena turbulência hormonal, conforme relatam pessoas que já o viram de perto (e até nem tão de perto, haja vista sua postura de adolescente tardio beijando namorada em qualquer praia) - uma pessoa deste tipo que, ainda por cima, jamais é criticado por coisa alguma que a irmãzinha não deixa, pode perfeitamente ter dado uns tapas na namoradinha por uma desavença qualquer, sem se dar conta de que agora está no foco de uma campanha eleitoral, e devia ter mais compostura. Sinceramente, jornalista. Como também pode muito bem ser que os amigos do Serra tenham dedado o fato para agradar ao chefe. Só tem uma solução: que o Aécio, indignado, processe o Kfouri para que este apresente suas provas. Nem que seja uma foto, um vídeo, um depoimento de alguém presente, como a jornalista Joyce Pascovitch. No mais isso tudo é uma tremenda baixaria.

    ResponderExcluir
  12. Caro Cumpadi, Luiz Antonio. Boa noite!

    Reproduzi a sua postagem no Terra Brasilis e, sinceramente, acredito que há os dentes de José Serra nessa parada. Bom... Deixemos que eles tomem taças e mais taças do sangue que fazem verter das veias de um de e de outro.

    Abração, Cumpadi!

    ResponderExcluir
  13. Agradeço a reprodução da nota, também ao Azenha. E aproveito para reiterar: se houve a agressão, vai aparecer foto ou vídeo, não há hipótese que ninguém tenha usado o celular para registrar a "cena histórica", se não o momento do tapa, o que se seguiu. Até agora, não apareceu nada e já faz uma semana - a festa foi dia 25/10. Juca Kfouri tem todo o meu respeito, é um mestre, mas talvez esteja confiando demais na sua fonte. Já Joyce Pascowitch...

    ResponderExcluir
  14. Havia lido a nota ontem no blogue do próprio Juca Kfouri. A primeira coisa que estranhei foi a ausência do nome de FFHH quando o jornalista esportivo sugeriu que a imprensa não poderia “repetir com nenhum candidato a candidato a presidência da República a cortina de silêncio que cercou Fernando Collor, embora seus hábitos fossem conhecido”. Afinal FFHH tem um filho fora do casamento e a mídia oligopolizada finge não saber. Depois lembrei-me duma participação do Juca no programa da Hebe, isso no comecinho de 1995, ele afirmava que os brasileiros deviam orgulha-se de ter FFHH como presidente e Pelé como ministro extraordinário dos Esportes.

    Outras coisas mais me vêm à cabeça. Por exemplo, em entrevista à revista Caros Amigos em 2006 Juca declarou que possivelmente votaria em Heloisa Helena. Quanto ao furor moralista a la UDN de Juca, esse já o fez levantar suspeitas sobre relações entre Andrés Sanches, presidente do Corinthians, e alguns nomes importantes do PT.

    Quero deixar claro aqui, que em nenhum momento estou defendendo Aécio Neves, um yuppie, um político fake (por mais que eu tente não encontro palavras melhores que essas não portuguesas para descrever Aécinho) e neoliberal de carteirinha. Nos ciclos por onde transito é unanimidade que caso não houvesse um candidato de esquerda ou alguém afinado com o legado que Lula deixará, Serra seria um nome aceitável e Aécio um grandioso retrocesso. Inclusive ouvi isso, há poucos dias, até mesmo da boca de um deputado petista, obviamente em conversa reservada. No entanto soa realmente estranho a nota de Juca Kfouri contra Aécio. Aliás, como já soou, quando após o jogo Brasil e Argentina no Mineirão, em junho do ano passado, uma outra nota na qual Juca repetia gritos da torcida mineira presente no estádio: "Ô Maradona, vá se fo..., o xxxxx cheira mais do que você". [http://blogdojuca.blog.uol.com.br/arch2008-06-15_2008-06-21.html]

    Estranho, deverás estranho.

    ResponderExcluir
  15. Vcs acabaram de cometer a mesma atitude desses tal de "jogo sujo do Serra", afinal vcs estão supondo que foi o Serra sem ter provas, será que vcs então fazem parte do "jogo sujo do Aecio".

    ResponderExcluir
  16. Não entendo essa defesa tão rápida do Aècio. Realmente é decpecionante. O Ailton Medeiros também é serrista?
    http://www.ailtonmedeiros.com.br/barraco-no-fasano/2009/11/01/
    A Revista Vogue tb é serrista?
    http://rgvogue.ig.com.br/gossip/2009/10/26/rodopiou+e+caiu+8936962.html
    Não entendo porque essa pseudo-esquerda ama tanto o àecio. O Aécio é muito mais ditador e de direita que o Serra.
    Decpcionante.

    ResponderExcluir
  17. Não foi uma fonte, foram muitas, porque a agressão de Aécio foi testemunhada por várias pessoas que estavam na festa da Calvin Klein no Fasano.

    O episódio foi noticiado obliquamente por Joyce Pascowitch, Fernando Rodrigues e no Twitter de Luiz Costa Pinto, dias antes da nota de Juca Kfouri. Não se trata, portanto, de "uma história que circula na internet", mas de uma notícia, publicada por gente respeitada no metier.

    Que sejam ligadas a Serra, não faz a menor diferença. Estão fazendo jornalismo. São com certeza mais confiáveis que Ricardo Noblat, que foi quem deu início à maior barriga dos últimos tempos, a história da brasileira agredida por neonazistas na Suíça.

    Joyce disse que Aécio estava muito alterado, e pessoas alteradas fazem burrices, principalmente ele, que sempre contou com os bons serviços da imprensa mineira para encobrir os seus rastros.

    O silêncio da imprensa carioca e paulista sobre esse episódio mostra que ela está seguindo os passos de seus colegas mineiros.

    ResponderExcluir
  18. Não foi uma fonte, foram muitas, porque a agressão de Aécio foi testemunhada por várias pessoas que estavam na festa da Calvin Klein no Fasano.

    O episódio foi noticiado obliquamente por Joyce Pascowitch, Fernando Rodrigues e no Twitter de Luiz Costa Pinto, dias antes da nota de Juca Kfouri. Não se trata, portanto, de "uma história que circula na internet", mas de uma notícia, publicada por gente respeitada no metier.

    Que sejam ligadas a Serra, não faz a menor diferença. Estão fazendo jornalismo. São com certeza mais confiáveis que Ricardo Noblat, que foi quem deu início à maior barriga dos últimos tempos, a história da brasileira agredida por neonazistas na Suíça.

    Joyce disse que Aécio estava muito alterado, e pessoas alteradas fazem burrices, principalmente ele, que sempre contou com os bons serviços da imprensa mineira para encobrir os seus rastros.

    O silêncio da imprensa carioca e paulista sobre esse episódio mostra que ela está seguindo os passos de seus colegas mineiros.

    ResponderExcluir
  19. "Se aconteceu, logo vai aparecer uma foto ou um vídeo. Se não aparecer, não aconteceu. Alguém plantou. É simples assim."

    Caro jornalista. Por favor, seja menos ingênuo - é claro que não é simples assim.

    As pessoas encontram diversos motivos para estampar ou para esconder essa notícia. Os pesos abertos ou ocultos que fazem o balanço entre esses motivos é que estão em questão.

    ResponderExcluir
  20. http://www.horadopovo.com.br/ModelosNovaEdicao/CAPA/FOTOScapa/p1.jpg

    ResponderExcluir
  21. Sua analise é muito coerente, principalmente quando no twitter o integrante CQC, que vive mendigando patrocinios na FIESP, o tucano mentor do "Fora Sarney" na rede, Marcelo Tas ficou a tarde de ontém divulgando essa "fofoca".
    Onde a fumaça...

    ResponderExcluir
  22. O turista eleitoral

    No último dia 15, a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou a Proposta de Emenda Constitucional 1/2008, da deputada Célia Leão (PSDB). Agora, a administração José Serra está livre para financiar “publicidade de qualquer natureza fora do território do Estado, para fins de propaganda governamental”. A idéia é promover o turismo.
    Entenderam?

    Mas espera um pouquinho – e aquela milionária campanha “institucional”, paga pelo contribuinte para o governo paulista conquistar os espectadores amapaenses? Era tudo irregular mesmo, na cara dura? E ninguém faz nada?
    As críticas de Lula aos Tribunais de Contas são de fato absurdas.

    ResponderExcluir
  23. Se a notícia fosse coisa do Serra ia sair nos jornais dele (Folha, Estadão, Globo) e não em blogs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe