Pular para o conteúdo principal

A grande chance de Marta Suplicy

O que vai abaixo é o artigo do autor destas Entrelinhas para o Correio da Cidadania. Em primeira mão, para os leitores do blog.

A ex-ministra do Turismo Marta Suplicy (PT) já está trabalhando ativamente na sua candidatura à prefeitura de São Paulo. Tecnicamente empatada com o tucano Geraldo Alckmin na liderança das pesquisas de intenção de voto, Marta voltou para a cidade que governou por quatro anos, entre 2000 e 2004, decidida a desfazer alguns equívocos de sua primeira administração e valorizar os grandes acertos para vencer uma eleição que se anuncia difícil e complicada, especialmente em função da alta rejeição que Marta ainda carrega.

Em uma estratégia arrojada, já nas primeiras entrevistas que concedeu após deixar o ministério Marta Suplicy foi logo avisando que não repetirá a bobagem de criar novos impostos, como as taxas do lixo e de luz, que lhe renderam o apelido de "Martaxa". No fundo, a candidata tentou antecipar e dar uma resposta contundente para um tema que certamente será explorado durante a campanha, ainda mais se o governo federal não conseguir aprovar rapidamente a Contribuição Social para a Saúde e este imposto permanecer "pendurado" para a apreciação dos senadores até as eleições.

Geraldo Alckmin já percebeu que esta é uma chance de ouro para, com o perdão do trocadilho, taxar Marta e o PT de "grandes criadores de impostos". Embora o aumento da carga tributária do país tenha sido muito maior durante o governo tucano de Fernando Henrique Cardoso (28% para 35% do PIB) do que no do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (35% para 37% do PIB), para o povão, o que vale mesmo é a memória recente. Desta forma, ciente de que a questão dos impostos pode se tornar uma espécie de calcanhar de Aquiles da candidatura, Marta tratou de trazer o assunto à tona agora, na esperança de já esclarecer o público e fugir deste debate quando a eleição se aproximar.

Pelo que vem falando nos últimos dias, a ex-prefeita vai tentar jogar o foco da sua campanha na questão do trânsito infernal da capital paulista. A aposta não é fortuita, Alckmin também já deu algumas pistas de que vai tratar deste mesmo assunto em sua plataforma eleitoral. É evidente que os dois já mandaram realizar pesquisas qualitativas para saber o que vai pela cabeça dos paulistanos e o trânsito tem aparecido nas enquetes como problema número um a ser enfrentado pelo próximo prefeito.

Marta tem o que dizer a respeito de melhorar o trânsito, pois fez, em sua gestão, uma aposta bastante forte no transporte coletivo, com a criação de corredores de ônibus e do Bilhete Único. De forma um tanto atabalhoada, também realizou melhorias para os motoristas que utilizam algumas da vias mais congestionadas da cidade, com os túneis sob a avenida Faria Lima ou a ponte estaiada, projetada durante sua gestão e que acabou virando uma marca do prefeito Gilberto Kassab (DEM), que a inaugurou.

Nem tudo, porém, são flores para Marta Suplicy. A rejeição alta e a já célebre e infeliz frase do "relaxa e goza", durante a crise aérea, serão certamente exploradas por seus adversários. Será preciso uma especial atenção dos marqueteiros da campanha para diminuir a imagem de arrogância que a ex-prefeita às vezes passa para o público.

A grande vantagem da ex-prefeita na disputa deste ano está muito mais no cenário que se desenha no campo adversário do que propriamente nos méritos de sua própria plataforma eleitoral, embora os CEUs, o Bilhete Único e o apoio do presidente Lula constituam alguns trunfos com os quais ela poderá contar. Neste sábado o PSDB deverá confirmar a candidatura de Geraldo Alckmin, para desgosto do governador José Serra, que preferia ver seu partido apoiando o prefeito Kassab. Alguns analistas minimizam o racha tucano e acreditam que no segundo turno Alckmin e Kassab estarão juntos contra a ex-prefeita, o que garantiria uma vitória tranquila ou do tucano ou do democrata. Não é bem assim. A julgar pelo que se ouve nos bastidores, especialmente do PSDB, se Geraldo Alckmin conseguir for o adversário de Marta no escrutínio final, os serristas vão preferir a eleição da petista, até para evitar que o ex-governador se torne decisivo na disputa interna de 2010, apoiando, por exemplo, o governador Aécio Neves, de Minas Gerais, ou mesmo lançando seu nome para disputar a sucessão do presidente Lula.

De fato, a disputa interna no PSDB tem se intensificado nos últimos dias e os partidários da aliança com Kassab já falam em levar para a Convenção do dia 22 o nome do prefeito como cabeça de chapa, desafiando a liderança de Alckmin. É provável que o ex-governador consiga, ainda assim, a indicação para disputar o pleito de outubro, mas a demonstração pública de que o partido está rachado será no mínimo incômoda para ele, que terá que perder um bom tempo explicando a questão. Ademais, os tucanos com cargos de primeiro e segundo escalão no governo Kassab devem permanecer em seus postos, o que cria um constrangimento grande para Alckmin. Afinal, como criticar a gestão de seus correligionários? Que discurso poderá o ex-governador adotar para se diferenciar do prefeito? Se está bom, por que mudar?

Em menor grau, Kassab também sofrerá com a candidatura de Alckmin. Em terceiro lugar nas pesquisas e com Paulo Maluf em seu encalço, logo atrás, o prefeito precisará, sim, bater mais em Geraldo Alckmin do que em Marta, se quiser a vaga para disputar com ela o segundo turno. O raciocínio aqui é puramente lógico: no campo do eleitorado de esquerda, Kassab dificilmente conseguirá tirar votos, portanto terá de buscá-los no centro e à direita. Espremido entre Alckmin e Maluf, o prefeito precisa no mínimo dar algumas cotoveladas em um e outro, do contrário, sua candidatura corre o risco de simplesmente se esfarelar ao lado de dois nomes bastante competitivos e já testados nas urnas. A idéia de uma campanha propositiva é boa para quem está na frente, quando se está atrás o jogo complica, é preciso desenvolver argumentos para que o eleitor se convença de que os outros representantes do campo conservador não merecem seus votos...

Pois como Kassab vai conseguir fazer a crítica mais dura a Alckmin, candidato do partido de seu padrinho Serra e supostamente apoiado pelo governador? Até agora, Kassab tem dito que a candidatura de Geraldo Alckmin é "personalista", um argumento fraco, até porque se Alckmin serviu para ser governador de Estado e candidato a presidente, porque então ele não poderia pleitear a prefeitura da capital? Ora, Kassab precisará usar munição mais pesada, como a incompetência tucana na gestão do Metrô, o Caso Alston e outros pontos frágeis do governo Alckmin. Aí começam os problemas de Kassab, pois muita gente envolvida nesses episódios continua trabalhando com Serra e alguns até têm cargos na prefeitura. Portanto, também não será fácil para Kassab criticar seu principal adversário na corrida por uma vaga no segundo turno. E se ele decidir subir o tom das críticas, não será fácil, caso seja bem sucedido, garantir o apoio do ex-governador para a disputa do segundo turno.

Como se pode ver, os astros parecem estar conspirando para que Marta Suplicy volte à prefeitura. Não será uma corrida fácil e o segundo turno permanece como o grande desafio da candidata do PT, mas é difícil imaginar um cenário mais favorável para ela do que o atual, de intensa divisão no campo adversário.

Comentários

  1. Sao paulo precisa de ousadia para resolver seus problemas
    E é esta imagen de ousadia que a marta vem tentando se vincular nas entrevista recentes.
    Quem teve ousadia de criar os CEUs? Quem teve a ousadia de criar o passa rapido? Quem teve a ousadia de criar o bilhete unico.
    Para resolver os problemas gigantescos desta megatropolis apenas com ousadia.
    O caos no transito nao se resolve com apenas com uma administracao competente. Precisa mais que uma boa administracao. precisa de ousadia.
    Seu concorrentes de ousados nao tem nada. Vende a imagem de apenas bons administradores. Alem de um ser o "segui ordens" do Serra. O outro um picole de xuxu.
    A ousadia da Marta é um grande trunfo. Mesmo porque a imagens de ousadia justificaria sua personalidade polemica(martaxa, relaxa e goza). E ela nas entrevistas recentes esta sabem valorizar este caracteristica. Vem se taxando de ousada.
    Estes marquetiros...

    ResponderExcluir
  2. Alckmin continua favorito. A diferença entre ele e Marta, no segundo turno, ainda é grande. Seria muito importante para a petista, conseguir o apoio do bloquinho desde já. Kassab tem 9 minutos de campanha e vai falar maravilhas da administração atual, que foi consquistada pelos tucanos. Depois, vem o Alckmin com mais de 5 minutos, pedindo mais uma vez para os paulistanos votarem no PSDB. Com apenas 4 minutos, Marta perde competitividade contra o outro grupo. Com o bloquinho, o horário do PT sobe para mais de 8 munitos. Aí, aumenta a possibilidade de um 2º turno mais equilibrado.

    Comentem no meu blog:
    http://crapula-mor.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe