Pular para o conteúdo principal

Hoje a coluna é diferente: Mario desenha e Bruna, a ilustradora, escreve

Vale muito a leitura deste texto, publicado na Folha de S. Paulo neste sábado, 12/12. Um encanto. 


Oi. Sou Bruna Barros. Todo sábado faço a ilustração da coluna do Mario. Hoje decidimos mudar: eu escrevo o texto e ele faz o desenho. Por quê? Porque estou vivendo uma experiência bem legal.

Sou de Timóteo, em Minas, e moro em São Paulo, num sobrado na Pompeia com o Allen, que veio de Sergipe e é músico. Temos três gatos. A pandemia nos pegou em cheio.

Mudamos para o sertão porque São Paulo ficou difícil com a doença, o aluguel é mais barato e senti uma grande vontade de tentar outra maneira de viver.

Ilustração que lembra um desenho feito por uma criança. Há um sol cor de rosa, nuvens, quatro pessoas, uma casa no centro da imagem, um cacto e uma árvore plantados no gramado. A casa é uma foto de uma casa real com detalhes em caneta hidrocor verde e roxa. Na foto, há uma porta e uma janela abertas, uma cadeira dobrável na frente da casa e um cacto plantado num vaso

Viemos para Ilha do Ferro. É um vilarejo de uns 450 moradores onde muitos vivem de artesanato. Fomos de avião até Aracaju e de lá viajamos uns 200 quilômetros por asfalto, rio e terra.

O carro deu uma lapada e os gatos se lamentaram nas suas caixinhas. Tudo estava verde, o riacho corria sob uma ponte que não dava para saber se era uma obra inacabada ou um pedaço de asfalto que esborrachou. Me perguntei: que loucura foi essa que inventei?

Pequenas casas despontaram entre catingueiras, parabólicas, pés de xique-xique e mandacaru. O rio São Francisco surgiu, azul e majestoso. Nossa casa é como as fotos na internet: janelas pequenas, telhado de duas águas, sem forro. O quintal é puro mato, desordenado e habitado por gatos de rua.

Saímos para dar uma volta. Na mercearia havia uma placa: “Proibido entrar sem máscara”. Até na rua a ordem era respeitada. Com o aluguel oito vezes menor que o de São Paulo, e os gastos mensais reduzidos, podemos respirar. Somos um casal de artistas no Brasil da pandemia.

A doença trouxe prosperidade ao lugar. As pessoas aproveitaram o auxílio emergencial para pôr sonhos em prática: um barzinho na beira do rio, um quarto para os filhos, umas cabeças de gado.

Mesmo um tempão depois de chegarmos, continuamos a ganhar presentes dos vizinhos. Eles dão mel, abóbora, mamão, couve, tomate-cereja, quiabo, banana, feijão de corda e prosa, muitos dedos de prosa.

Começamos a cuidar do quintal e nosso vizinho ajudou. Ele é jardineiro, e também artesão e às vezes pedreiro: aqui todos fazem tudo. Enquanto metia a enxada no chão seco e cheio de pedras, ele dava um risinho ao ver nossa inabilidade.

Com os meses, o verde da paisagem sumiu. O sol queima a pele e resseca tudo. As máscaras também desapareceram. As pessoas dizem: “Quem tinha que pegar já pegou”, “tá uma confusão danada com esses testes”. Muitos desconfiam da vacina, dizem que não irão tomá-la.

Acordamos cedo e varremos a casa. É uma luta lidar com a terra que entra com as ventanias. Acabei um projeto de ilustração, comecei outro e montei um ateliê. Ele fica na sala, com portas e janelas para a rua. Allen fez um estúdio no quarto.

Uma vizinha de 13 anos começou a entrar. Ela gosta de organizar os materiais: pincéis com pincéis, tintas com tintas. Dois meninos, que passam na porta tocando gado, também gostaram da nossa casa e deixo que pintem.

Surgiram outros dois garotos. Eles adoram violão e vão direto para o estúdio do Allen. Tem dia que passam três vezes. Os violões são maiores que eles. Todas as crianças usam celular. Só a música e o desenho fazem com que desgrudem deles.

São tantas as crianças que tive de mudar o ateliê. Só no primeiro dia vieram umas 20. Consegui uma casa emprestada e as meninas ajudaram a levar o material para lá. Com o dinheiro que arrecadei no Instagram comprei aquarela, nanquim, tinta acrílica e muito papel.

Cada dia elas chegam mais, têm de três a 20 anos. Quanto menor a criança, maior a fluidez e a liberdade dos desenhos: assim como a fala é uma continuidade da boca, o desenho é uma continuidade da mão.

Não sei o que os pais pensam do empenho das crianças. Também não sei. Mas acho que o mundo devia ter mais fé na arte.

Na eleição, a cidade se dividiu entre a chapa verde e a lilás. Todos sabiam os jingles, mas ninguém falava de saneamento, um problema enorme. A meninada torcia pelos lilás. Um deles explicou: “Os verdes pegaram o dinheiro da merenda escolar e passamos um ano comendo melancia”.

As promessas de campanha eram emprego e “dinheirinho pro lanche”. No dia da votação, a cidade parecia “Bacurau”: deboche, lacração e cerveja. E nada de política.

Allen joga futebol num campinho da vila ao lado e faço anotações do que vejo. À noite, gosto de sentar na janela do quarto e ficar olhando o céu estrelado. A cantoria que vem da igreja evangélica se mescla com estrilados, coaxados e zumbidos. Estou feliz de estar aqui.

Mario Sergio Conti é jornalista, é autor de "Notícias do Planalto".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe