Pular para o conteúdo principal

Wagner Iglecias: os pais da boa economia

Em mais uma colaboração para o blog, o professor Wagner Iglecias escreve sobre o excepcional momento econômico por que passa o Brasil, em que pesem os problemas de inflação e déficit na conta corrente do país. A seguir, a análise sempre lúcida de Iglecias:

Há alguns anos os brasileiros se acostumaram a receber boas notícias em relação à economia. Vivemos nos dias atuais, de fato, um cenário bem diferente daquele de duas décadas atrás, quando o país decepcionava-se a cada novo plano de estabilização monetária mal-sucedido. Números há para todos os gostos, mas os números que o país tem colecionado na economia nos últimos anos são de difícil contestação. Dos índices de inflação aos saldos da Balança Comercial, do crescimento do nível de emprego com carteira assinada ao índices de consumo de diversas categorias de produtos, tudo parece apontar para a hipótese de que entramos numa fase de bonança econômica como há muito tempo não se via. Há quem diga que ainda há muito o que se caminhar rumo ao crescimento sustentado, enquanto há quem sustente que o país cresce há vários semestres, como não se via, pelo menos, desde a época do Milagre Brasileiro, no início da década de 1970.
O governo procura tirar proveito político da boa fase da economia, imaginando que, entre outras coisas, a melhoria das condições de vida dos brasileiros renda apoio político e sobretudo votos. A oposição, que clama para si a responsabilidade de ter plantado os pilares fundamentais da estabilidade e do crescimento atuais, procura desdenhar, como não podia deixar de ser, afirmando que o grande mérito de Lula foi não ter feito nada de novo na economia.
Na guerra entre lulo-petistas e demo-tucanos há verdades e mentiras. É mesmo verdade que Lula deixou de lado, uma vez ungido à cadeira presidencial, ou até antes disso, boa parte do ideário petista em relação à economia. Abraçou-se aos instrumentos garantidores da estabilidade que já vinham desde seu antecessor e parece ter sido muito bem sucedido nesta escolha. De fato, foram mesmo plantados sob Fernando Henrique alguns dos instrumentos quegarantiram a Lula um cenário econômico relativamente tranqüilo. Então, neste sentido, não dá para aceitar a idéia de que o bom momento da economia brasileira é fruto apenas do que foi feito neste governo, como parecem acreditar alguns. Por outro lado é pouco crível que Lula e sua equipe pouco tenham trabalhado para que o país alcançasse o patamar que está alcançando hoje, neste exato momento em que mais uma agência de avaliação de risco, a Fitch, laureia o país com o grau de investimento.
Mais que isso, Lula e os seus parecem ter uma visão um pouco distinta daquela que os demo-tucanos tinham sobre a economia e o papel do Estado quando foram governo. Se estes enfrentaram o duro momento de debelar, de uma vez por todas, os altos índices de inflação, por outro lado pareciam acreditar num Estado cada vez mais focado numa função de regulação do funcionamento do mercado, uma espécie de árbitro entre produtores e consumidores. O governo Lula, por sua vez, embora tenha pego um momento diferente da economia mundial em relação àquele que Fernando Henrique viveu nos anos 1990, acredita no papel indutor do Estado, ainda que dentro, obviamente, dos limites que se colocam para a ação desenvolvimentista do Estado nos dias de hoje. E é inegável que o Estado "neodesenvolvimentista" comandado por Lula tem responsabilidade direta com boa parte do crescimento econômico que o país vem experimentando.
Independentemente do maior ou menor grau de responsabilidade que este ou aquele governo tenha em relação ao atual momento, tira proveito da situação a população que se vê em melhores condições de vida hoje do que há anos atrás. Lula provavelmente acha que é com ele e com seu governo que os brasileiros identificarão a boa fase da economia. A oposição tenta demonstrar que não é bem assim. Nesta corrida para ver quem é o pai da criança Lula se dá melhor, pois a memória popular em relação aos anos FHC tende a ficar a cada dia mais esmaecida, como seria natural com o passar do tempo.
Cabe à oposição, caso queira ter chances de voltar a ocupar a presidência da República, dizer o que faria de diferente em relação ao que tem sido feito. Seria um certo silêncio que se observa no campo demo-tucano uma surpreendente estratégia política, fadada a dar frutos em momento oportuno, ou, ao invés disso, apenas uma grande dificuldade em mostrar aonde mora a tal diferença em relação ao que tem feito o governo Lula?

Wagner Iglecias é doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe