Pular para o conteúdo principal

Sobre Marta, Alckmin e Kassab

A notícia do dia sem dúvida é a série de pesquisas do instituto Datafolha sobre o cenário eleitoral para as eleições municipais nas capitais de Estado mais importantes do país. A disputa que de fato importa e que terá conseqüências diretas para as eleições de 2010 está em São Paulo. Segundo o Datafolha, o ex-governador tucano Geraldo Alckmin caiu 4 pontos e agora empata tecnicamente com a ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), que se manteve estável na faixa dos 25% nas simulações em que seu nome foi testado. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) subiu 3 pontos e está em um patamar bem abaixo de seus possíveis adversários, com 13%.

Não é tarefa fácil analisar a pesquisa porque este cenário é hoje o mais improvável: a ex-prefeita Marta Suplicy tem dito que não quer deixar o ministério, preferindo se guardar para 2010, quando poderia se candidatar ao governo de São Paulo ou mesmo a Presidência da República. O ex-governador Geraldo Alckmin também não confirmou ainda se é candidato. Também chama atenção que a Folha tenha realizado simulações, no cenário sem Marta, apenas com Arlindo Chinaglia pelo PT, quando ele nem sequer confirmou a pré-candidatura, ao passo que José Eduardo Cardozo e Jilmar Tatto já se colocaram à disposição do partido para a disputa.

De toda maneira, é possível fazer algumas observações a partir do que os números do Datafolha trazem (a íntegra da matéria da Folha está no final deste comentário), vamos a elas:

1. No cenário sem Marta e com Alckmin, Kassab cai para terceiro lugar, ficando atrás até da ex-prefeita Luiza Erundina (PSB). É talvez o melhor quadro para o ex-governador, que derrotaria o prefeito com facilidade, com chances até de levar a disputa já no primeiro turno (Alckmin aparece com 30% e os tais 16% de Erundina tendem a diminuir à medida que a campanha se desenrole, tal qual ocorreu em 2004, em função do pequeno tempo na televisão a que os socialistas têm direito).

2. Se Alckmin não disputar, Kassab herda apenas parte da votação do ex-governador. Neste cenário, com Marta na disputa, crescem as chances do PT recuperar a prefeitura no ano que vem. É o que de mais tentador há para a ex-prefeita: ela partiria de 28%, um percentual confortável para passar para o segundo turno, e tenderia a capturar a maior parte dos votos dos candidatos de esquerda na disputa (Erundina, 11%; Soninha, 2% e Aldo, 2%). Em tese, chegaria fácil no patamar dos 40%, restando a Kassab a dura tarefa de conseguir todos os votos de Paulo Maluf (PP, 15%) para chegar perto da ex-prefeita. Hoje, parte dos malufistas já não tem a ojeriza de tempos atrás pelo PT e podem perfeitamente optar por Marta, especialmente se Maluf explicitar este apoio no segundo-turno, como já fez no passado.

3. Sem Marta e Alckmin, a disputa vira uma grande incógnita. O prefeito certamente larga na frente em função da máquina municipal (e estadual, neste caso) a apoiar sua candidatura. Estranhamente, o Datafolha não pesquisou este cenário – seria interessante saber se Erundina permaneceria à frente de Kassab ou se ele tomaria a dianteira.

A partir do que foi dito acima, algumas conclusões se impõem: se quiser continuar com cacife político, Geraldo Alckmin terá que se candidatar a prefeito no ano que vem. A taxa de intenção de votos no tucano está caindo, obviamente em função de sua menor exposição na mídia, o que é natural para um político sem cargo público e que no momento não é candidato a nada. E se desejar ser candidato, o PSDB não vai poder negar a legenda ao líder das pesquisas. Não há argumento conhecido que faça um partido ter o favorito para a disputa e abrir mão da candidatura em favor de um candidato que chega a aparecer em terceiro lugar... Ademais, Alckmin não tem muito a perder. Se acabar derrotado por Marta, cenário hoje improvável nas simulações de segundo turno, terá solidificado a imagem de anti-petista. E em uma disputa com Kassab, parece não haver chances de Alckmin acabar atrás do atual prefeito. Resumindo, ou Alckmin sai candidato no ano que vem ou corre o risco de se tornar um Luiz Antonio Fleury Filho, ex-governador que hoje tem sérias dificuldades em se eleger deputado federal.

Já para a ministra Marta Suplicy o cenário é bem diferente. Se ela entrar na disputa e sair derrotada, terá perdido a eleição e o ministério. Ademais, as simulações de segundo turno são muito negativas para ela e a sua taxa de rejeição, muito alta. Entrar na disputa com Alckmin seria uma grande bobagem, tamanhos os riscos de derrota. No cenário sem o ex-governador, a ministra tem mais chances, mas não se pode desprezar que neste caso Kassab viria com bala municipal e estadual, muita máquina e muito dinheiro.

Do prefeito Gilberto Kassab, porém, não se espera outra coisa senão a candidatura à reeleição. Só um néscio não sairia candidato em um quadro desses. Afinal, até ontem Kassab era um desconhecido, ninguém sabia quem ele era. Ganhou a prefeitura de presente e conseguiu alçar seu nome no panteão dos grandes da política paulista com o Cidade Limpa, idéia simples, barata e que "pegou" entre os munícipes. Com a eleição, Kassab, ainda que derrotado, galga mais um degrau na escala dos políticos relevantes no Estado e se cacifa, por exemplo, a ser o nome do DEM para o Senado em 2010, atropelando o secretário estadual do Trabalho, Guilherme Afif Domingos. Vencendo, poderá até disputar o governo de São Paulo, aí sim, em condições de impor a candidatura ao PSDB, quem sabe oferecendo a vaga de vice a Geraldo Alckmin.

Abaixo, a íntegra da matéria da Folha:


Em São Paulo, Alckmin cai e disputa liderança com Marta

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e a ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), estariam tecnicamente empatados na liderança da corrida pela prefeitura paulistana, revela pesquisa Datafolha.
Se a eleição fosse hoje, o tucano teria 26% das intenções de voto. Ele perdeu quatro pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, feito em agosto. Marta oscilou um ponto para cima e está com 25%, seguida pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), que ganhou três pontos e soma 13% no cenário em que os três são apresentados ao eleitor.
A pesquisa foi realizada entre 26 e 29 de novembro, com 1.089 moradores da capital paulista a partir de 16 anos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que justifica o empate técnico dos líderes.
Os resultados devem acirrar ainda mais os ânimos nos bastidores da aliança PSDB-DEM, que está à frente da prefeitura paulistana e do governo do Estado, já que o tucano também perdeu pontos no cenário sem o prefeito Kassab. Ele caiu de 37% para 29% e repete o empate técnico com Marta, que foi de 23% para 27% das intenções de voto.
Quando Alckmin é retirado da disputa, Marta lidera isolada com 28% (um ponto a mais do que em agosto), seguida por Kassab, que se manteve estável na casa dos 20%.
Até agora, nenhum dos três primeiros colocados anunciou oficialmente a intenção de concorrer no ano que vem.
Do lado petista, o levantamento promete aumentar a pressão interna para que a ministra e ex-prefeita de São Paulo aceite concorrer novamente. Arlindo Chinaglia (PT), presidente da Câmara, alcança apenas 1% quando substitui Marta.
Ele foi o único petista testado na hipótese de Marta não aceitar a possibilidade de disputar.
Em agosto, na pesquisa anterior do Datafolha sobre a sucessão na capital, a ministra enfrentava críticas por conta de sua declaração relativa à crise aérea. "Relaxa e goza", sugeriu ela aos passageiros.
No mesmo período, Alckmin, candidato a presidente derrotado em 2006, estava em exposição por ter retornado de um período de estudos nos EUA, e Kassab, no cargo há pouco mais de um ano, havia iniciado uma campanha de publicidade.

Renda e escolaridade
A queda do tucano se deu principalmente em segmentos de maior renda e com escolaridade superior, justamente os mesmos nos quais ele tem as mais altas taxas de intenção de voto no levantamento.
Entre os que têm renda superior a dez salários mínimos, Alckmin perdeu 12 pontos após agosto, caindo de 50% para 38%. Marta, nesse estrato, saltou de 9% para 19%.
Alckmin também viu sua condição piorar no outro extremo da segmentação por renda. Ele foi de 27% para 17% das intenções de voto entre os que recebem até dois salários mínimos, metade do que obtém a petista Marta. O tucano, no entanto, continua líder entre os mais escolarizados, embora tenha perdido oito pontos nesse segmento -de 43% para 35%. Os demais candidatos apenas oscilaram nesse quesito.
O crescimento de Kassab, vice de José Serra (PSDB) até março de 2006, não foi suficiente para que ele assumisse sozinho a ponta no cenário sem Alckmin e sem Marta. O democrata, com 22%, está empatado na liderança com Luiza Erundina (PSB), 21%, e com Paulo Maluf (PP), 18%.

Novo nome
O Datafolha também incluiu a vereadora Soninha (PPS) no levantamento. Ela deixou o PT em setembro e anunciou a intenção de disputar a prefeitura. Quando testada no cenário com Alckmin, Marta e Kassab, Soninha obtém 2%, e a ministra oscila de 25% para 24%.
O ex-partido da vereadora teme que ela, caso candidata, trafegue na mesma faixa de eleitorado da ex-prefeita.
As ausências do tucano e da ministra possibilitam que Paulinho (PDT) consiga seu melhor desempenho, 7%. O mesmo acontece com Aldo Rebelo (PC do B), 3%, e Soninha, 4%.
O percentual dos que dizem espontaneamente (antes da apresentação dos nomes) que gostariam de votar em Kassab oscilou de 8% para 10%; em Marta foi de 8% para 7%; e em Alckmin, de 5% para 4%.
O governador José Serra e Maluf são citados espontaneamente por 2% cada um. Desde agosto, aumentou nove pontos a taxa dos que não sabem citar em quem gostariam de votar para prefeito (50% para 59%).

Comentários

  1. Prezado Luiz Antonio Magalhães:

    Sou leitor do seu blog e admiro a maior parte dos posts. Justamente por isso, considero ser lamentável sua expressão de que "A disputa que de fato importa e que terá conseqüências diretas para as eleições de 2010 está em São Paulo".

    A despeito da importância inequívoca de SP, a maior parte da elite desse grande Estado ainda não compreendeu que SP é parte do Brasil, mas NÃO É O BRASIL.

    Aliás, essa idéia de que ser governador de SP ou prefeito de SP imediatamente "carimba" seu titular para ser futuro presidente da República está se demonstrando completamente falsa, e ainda bem por isso.

    Não tenho nada contra os paulistas, mas o povo brasileiro é bem maior do que o povo paulista e tem dado provas de que não vai se dobrar aos caprichos da elite desse Estado (seja ela de direita ou de esquerda) só porque ela assim o quer.

    É ainda muito cedo para fazer afirmações desse tipo. Tanto na oposição quanto na situação, há potenciais e fortes candidatos à presidência que não têm origem em SP. Ainda bem que a diversidade brasileira vem também se mostrando profícua no campo político.

    Continuo admirando seu blog, a despeito da referida frase que considero lamentável.

    Atenciosamente,

    José Policarpo Jr.

    ResponderExcluir
  2. Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe