segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Como manipular uma notícia

Manchete do UOL na manhã desta segunda-feira:

Vendas no varejo do país têm primeira queda do ano

O que diz o lide da reportagem:

As vendas do comércio varejista brasileiro declinaram 0,2% em outubro ante setembro, registrando a primeira taxa negativa do ano, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira. Na comparação com outubro do ano passado, as vendas no varejo brasileiro avançaram 9,6%.

A chamada do UOL para a tal "primeira queda do ano" é uma bobagem, uma vez que outubro foi um mês com praticamente três feriados e muito menos dias úteis do que setembro. Tanto a tal queda é um ponto fora da curva que a comparação com outubro do ano anterior as vendas no varejo avançaram quase 10%. Em geral, para se medir o que ocorre na economia, a comparação usada é a com o ano anterior. Mas se a idéia é deixar o governo mal na fita, como dizem os jovens, aí o melhor é sempre pegar o número que se encaixe melhor à tese que se quer provar. Jornalismo marrom é isto aí...

PS: dois leitores fazem correções justas a esta nota. Primeiro, é correto dizer que outubro teve dois úteis a mais do que setembro, embora os feriados certamente tenham esvaziado as vendas nos dias úteis enforcados e vésperas. Outro leitor adverte que evidentemente não há "curva fora do ponto", mas ponto fora da curva, o que já foi corrigido. No mais, a manipulação aconteceu e temos dito.

2 comentários:

  1. Acertando no atacado Luis, dessa vez vc errou no varejo. Outubro teve 22 dias úteis contra 19 de setembro.

    Eu avalio que essa diferença se deu mais pela antecipação do 13 salário de aposentados e pensionistas em setembro.

    De qualquer forma, a comparação que mais interessa é realmente sobre o mesmo mês do ano anterior. Esse dado é o que mede o aquecimento da economia.

    Curioso tb é que ninguém destaca o crescimento de 16% no varejo ampliado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz,

    OK, mas é "ponto fora da curva" e não "curva fora do ponto". :)

    abçs

    ResponderExcluir

O Entrelinhas não censura comentaristas, mas não publica ofensas pessoais e comentários com uso de expressões chulas. Os comentários serão moderados, mas são sempre muito bem vindos.