Pular para o conteúdo principal

Reinaldo Azevedo: Flávio já é carne queimada; Bolsonaro terá de tentar salvar a própria pele

Mais uma boa análise do colunista da Folha e blogueiro Reinaldo Azevedo. O caso Flávio poderá ser decisivo para os rumos da política em 2020. Escreve o jornalista: o senador Flávio Bolsonaro (RJ) não teme a desmoralização. Ele tem mais do que se ocupar. Se metade das imputações que lhe faz o Ministério Público for verdadeira, ele terá muito trabalho tentando se livrar da cadeia. Sim, é verdade: está razoavelmente protegido pela condição de senador. Mas também essa fortaleza não é inabalável. Para seu pai, Jair Bolsonaro, melhor seria que renunciasse ao mandato. Para si mesmo, isso significaria ficar ainda mais exposto. Já chego ao ponto.
O Zero Um do presidente encarna a falência do discurso bolsonarista em defesa da moralidade. Vejam lá. Mais uma vez, Flávio bate às portas do Supremo para suspender a investigação de que é alvo. Gilmar Mendes foi sorteado relator do habeas corpus. Solicitou informações urgentes ao STJ, que já havia negado o recurso em junho, e ao Tribunal de Justiça do Rio. A decisão caberá ao ministro Dias Toffoli durante o recesso judicial. A defesa de Flávio alega que houve constrangimento ilegal.
Em julho, o próprio Toffoli suspendeu o andamento de inquéritos que estavam baseados em compartilhamento de dados. Por nove a dois, o Supremo decidiu no mês passado ser desnecessária a autorização judicial para a quebra de sigilo bancário e fiscal quando esta é praticada pela Receita Federal no âmbito de uma investigação criminal. O Coaf pode repassar a órgãos de investigação, de moto próprio ou quando houver solicitação, movimentações consideradas atípicas. A quebra do sigilo bancário propriamente, nesse caso, requer autorização da Justiça.
Tanto o sigilo fiscal de Flávio como o de seu sócio — Alexandre Santini — na loja de chocolates contou com a devida autorização do juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau, da 27ª Vara Criminal do Rio. O que a defesa de Flávio está chamando exatamente de "constrangimento ilegal"? É bom lembrar que o Supremo decidiu construir uma tese detalhando a forma dos compartilhamentos. Não parece, a ver, que o MP do Rio e o juiz Itabaiana tenham ido além do que o tribunal considerou constitucional.
Mais: note-se que, quando Toffoli concedeu aquela liminar, em julho, era "ad referendum" do pleno do tribunal, que já se posicionou de maneira eloquente. A chance de a defesa do senador ser malsucedida no pleito é grande.
Os bolsonaristas se tornaram os cachorros loucos da Lava Jato. Foram às ruas em favor do trânsito em julgado depois da condenação em segunda instância, contra a lei que pune abuso de autoridade, contra o suposto laxismo penal do Supremo… Ver o vice-presidente do "Aliança Pelo Brasil", o futuro partido de Bolsonaro, apelar mais uma vez ao Supremo para suspender uma investigação é sinônimo não da falência de um discurso, mas da vigarice intelectual dos moralistas de plantão.
FLÁVIO E A CADEIA
Segundo o Parágrafo § 2º do Artigo 53 da Constituição, "desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão."
Assim, enquanto for senador, dificilmente Flávio pode ter decretada a prisão preventiva, embora exista o precedente Delcídio do Amaral. Sempre digo tudo, e não será diferente desta vez. Aquela prisão, mesmo decretada pelo Supremo, foi inconstitucional porque não se tratava de flagrante. Sigamos.
Flávio será, obviamente, denunciado ao Conselho de Ética. Trata-se de um julgamento de natureza política. Para que um processo por quebra de decoro siga adiante, é irrelevante saber se o comportamento indecoroso ocorreu antes ou depois da diplomação. O que pensa a respeito das revelações que vêm a público, por exemplo, o chamado grupo "Muda Senado", formado por 21 senadores, que elevaram ao máximo o sarrafo do moralismo?
É necessário ter maioria absoluta para cassar o mandato de um senador: 41 votos. O que veio a público até agora, convenham, revela uma rotina de escabrosidades. E, pior, incluindo gente da pesada. Flávio tentando se justificar, no vídeo em que partiu para o ataque, tornou tudo pior. Se vier a ser cassado, aí, meus caros, fiquem certos: a cadeia o contempla.
Mas esse não é o único caminho que pode levá-lo à prisão. Segundo o Inciso VI do Artigo 55 da Carta, perderá o mandato o senador  "que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado".
Não custa lembrar: esta, vamos dizer, era cassou o mandato de uma presidente da República e mandou dois outros para a cadeia. Será difícil à Casa conviver com o primeiro filho presidencial depois de tudo o que veio a público. E a chance de Flávio ser condenado é gigantesca.

EQUAÇÃO DELICADA
A equação é delicada. Convém que Bolsonaro não se mexa muito para tentar salvar a pele do filho, embora exista a hipótese intelectual razoável de que Flávio fosse, vamos dizer, o pensador financeiro do clã. De resto, sempre existe a possibilidade de que alguém resolva fazer delação premiada, não é mesmo?
Flávio já é carne queimada. E Bolsonaro sabe disso. No fim das contas, o presidente tem de pensar como é que salva o próprio mandato do destino certo que terá seu filho.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe