Pular para o conteúdo principal

Dica da Semana: Parasita, filme

E o cheiro de quem anda de metrô 

Não há sutilezas aparentes ou disfarces em Parasita, novo sucesso de público e de crítica do diretor coreano Bong Joon-Ho, vencedor da Palma de Ouro em Cannes com unanimidade do jurado. A partir de obras anteriores, também é possível antever o posicionamento crítico de Joon-Ho ao mostrar a luta de classes presente na história de duas famílias separadas pelo abismo social da concentração de renda. Apesar disso, mesmo visualizando o dilema principal, o público é desafiado a compor um quadro mais amplo diante das variadas possibilidades de interpretação dos elementos que compõem e se combinam na trama de desigualdade, com pobres e ricos fadados a conviverem em uma relação de interdependência, sempre respeitando as fronteiras muito bem delimitadas, sempre cada um no seu quadrado.
É, pois, esperado que o ‘quadrado’ ou a residência dos afortunados Park seja ampla, iluminada, de linhas retas e arquitetura de autor. Em outra ponta, os Kim, assolados pelo desemprego, falta de recursos e de perspectivas, tenham como moradia um quase porão, símbolo da situação degradante da família.
Figuras centrais, os quatro Kim – pai, mãe e seu jovem casal de filhos adultos, vivem como “desalentados”, os que já desistiram de procurar emprego (como bem se conhece no Brasil). Eles surpreendem o público mais à frente tanto quando se revelam profissionais competentes ao surgir uma oportunidade de trabalho como também pela prontidão em pisar na cabeça de quem for preciso (como de trabalhadores humildes) para “fazer surgir” a vaga que almejam. 
Assim se inicia com o jovem Kim-filho ao ser indicado para substituir um colega nas aulas de inglês para a filha do casal Park. Ele agarra a chance com a ajuda da irmã, Kim-filha, que revela dotes artísticos na falsificação de certificados de graduação exigidos à função. Carismático e habilidoso, Kim filho logo conquista o respeito e a confiança dos Park, abrindo espaço para indicar uma tutora para dar aulas ao traquina caçula da família. É a deixa para a entrada de Kim filha. Inteligente, sedutora, o tipo aparentemente capaz de qualquer desafio apoiada na eliminação de obstáculos relacionados à ética; uma habilidade cultivada em família, como se verifica.
Em pouco tempo, o motorista da família é demitido em uma armadilha sutilmente preparada para sua queda e a abertura de vaga para a contratação de Kim pai. A governanta torna-se a peça seguinte a cair como resultado do empenho dos três membros da família Kim já contratados da casa e prontos para encaminhar a candidata Kim-mãe para o cargo.
Aí tem início a parte principal. A inspiração do nome do filme talvez venha do que se revela em seguida (sem spoiler), sugerindo que, ao se mandar embora um mendigo chato ou ir galgando objetivos de qualquer jeito, talvez seja útil considerar a possibilidade de que gestos, pequenos e grandes, podem alterar destinos, inclusive o próprio.
As críticas estão presentes em toda a trama, mas não há proposição de uma imagem demonizada de um nem de outro lado. Por isso, apesar do drama explícito, das cores fortes, a leitura da mensagem oferecida em Parasita tende a ser traduzida individualmente, de modo personalizado, conforme crenças e valores de quem esteja assistindo. Apenas como acréscimo, “o diabo mora nos detalhes”. E torcer o nariz para o "cheiro de quem anda de metrô" é um mau caminho para quem anda com chofer. E mais não se dirá.
Por Denise Brito em 13/12/2019.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No pior clube

O livro O Crepúsculo da Democracia, da escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, começa numa festa de Réveillon. O local: Chobielin, na zona rural da Polônia. A data: a virada de 1999 para o ano 2000. O prato principal: ensopado de carne com beterrabas assadas, preparado por Applebaum e sua sogra. A escritora, que já recebeu o maior prêmio do jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer, é casada com um político polonês, Radosław Sikorski – na época, ele ocupava o cargo de ministro do Interior em seu país. Os convidados: escritores, jornalistas, diplomatas e políticos. Segundo Applebaum, eles se definiam, em sua maioria, como “liberais” – “pró-Europa, pró-estado de direito, pró-mercado” – oscilando entre a centro-direita e a centro-esquerda. Como costuma ocorrer nas festas de Réveillon, todos estavam meio altos e muito otimistas em relação ao futuro. Todos, é claro, eram defensores da democracia – o regime que, no limiar do século XXI, parecia ser o destino inevitável de toda

Abaixo o cancelamento

A internet virou o novo tribunal da inquisição — e isso é péssimo Só se fala na rapper Karol Conká, que saiu do BBB, da Rede Globo, com a maior votação da história do programa. Rejeição de 99,17% não é pouca coisa. A questão de seu comportamento ter sido odioso aos olhos do público não é o principal para mim. Sou o primeiro a reconhecer que errei muitas vezes. Tive atitudes pavorosas com amigos e relacionamentos, das quais me arrependo até hoje. Se alguma das vezes em que derrapei como ser humano tivesse ido parar na internet, o que aconteceria? Talvez tivesse de aprender russo ou mandarim para recomeçar a carreira em paragens distantes. Todos nós já fizemos algo de que não nos orgulhamos, falamos bobagem, brincadeiras de mau gosto etc… Recentemente, o ator Armie Hammer, de Me Chame pelo Seu Nome, sofreu acusações de abuso contra mulheres. Finalmente, através do print de uma conversa, acabou sendo responsabilizado também por canibalismo. Pavoroso. Tudo isso foi parar na internet. Ergue

OCDE e o erro do governo na gestão das expectativas

O assunto do dia nas redes é a tal negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Enquanto os oposicionistas aproveitam para tripudiar, os governistas tentam colocar panos quentes na questão, alegando que não houve propriamente um veto à presença do Brasil no clube dos grandes, a Série A das nações. Quem trabalha com comunicação corporativa frequentemente escuta a frase "é preciso gerenciar a expectativa dos clientes". O problema todo é que o governo do presidente Bolsonaro vendeu como grande vitória a entrada com apoio de Trump - que não era líquida e certa - do país na OCDE. Ou seja, gerenciou mal a expectativa do cliente, no caso, a opinião pública brasileira. Não deixa de ser irônico que a Argentina esteja entrando na frente, logo o país vizinho cujo próximo governo provavelmente não será dos mais alinhados a Trump. A questão toda é que o Brasil não "perdeu", como o pobre Fla-Flu que impe